A segunda metade da década de 90, o subgênero "slasher" sofreu uma repaginada com o lançamento de Pânico, em 1996. Os filmes desse subgênero já estavam chatos, repletos de sequências inferiores aos originais e sem nenhuma novidade, tanto que na primeira metade dos anos 90, o subgênero deu uma sumida. Com o lançamento de Pânico, que resultou em uma quadrilogia, diversos outros filmes foram lançados: Lenda Urbana, Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado e suas continuações, por exemplo, são os que mais fizeram sucesso e são lembrados até hoje. Esse subgênero continuou nos anos 2000 com as refilmagens de grandes clássicos (Sexta Feira 13, Halloween, O Massacre da Serra Elétrica, A Hora do Pesadelo) e a violência extrema com muito sangue.
Ainda no ano 2000, Premonição estreou nos cinemas seguindo a mesma linha do subgênero "Slasher", porém com uma grande diferença: o "assassino" é a própria morte. Se em Pânico, e nos outros filmes, o assassino é em carne e osso, em Final Destination, no original, o assassino é uma "força" sobrenatural com um plano de morte para cada um dos personagens. A ideia é brilhante e muito original, além de ser mais real e assustadora, porque se trata da morte, uma parte natural do ciclo de vida. Com excelentes críticas e uma boa bilheteria, o filme ganhou quatro sequências que, infelizmente, cada vez mais ficava pior; até o terceiro filme foi ótimo.
Para relembrar essa brilhante franquia de filmes, resolvi fazer um especial com todos os filmes, incluindo curiosidades e uma boa explicação da história, e por isso, alguns spoilers vão aparecer nos textos. Esse especial é somente do primeiro, e, aos poucos, vou postando dos outros filmes da franquia.
PREMONIÇÃO (FINAL DESTINATION)
Ano: 2000
Direção: James Wong
Elenco: Devon Sawa, Ali Larter, Sean William Scott, Kerr Smith e Tony Tood
NOTA: 9,0
Os alunos do colégio S.t Abrahams, em Nova York, estão indo para Paris em uma viagem de estudos, quando Alex Browning (Devon Sawa) tem um sonho premonitório que o avião que ele e seus colegas estão, explode. Alguns estudantes, conseguem sair, e logo depois que o avião decola, explode, deixando todos apavorados. Dias depois, um dos alunos que escapou do avião, morre em um acidente, e Alex e os outros sobreviventes descobrem que a morte tem um plano para eles, e que não será tão fácil escapar.
Premonição é um dos mais originais filmes de terror já produzidos. A proposta do filme é muito mais assustadora do que um assassino te perseguindo, porque você consegue fugir do assassino, já da morte, é impossível, porque é o destino final de todos, como diz o título original, "Final Destination". O clima de suspense e mistério está presente em todo o filme, fato que acontecerá somente no terceiro filme da franquia, e à medida que os "acidentes" vão acontecendo, o roteiro nos explica o porquê das mortes: se eles escaparam do acidente, porque os sobreviventes começam a morrer? Essa proposta do filme é brilhante, e nos faz pensar muito no dia a dia, não necessariamente relacionando com o acidente e as mortes, mas pelos assuntos que o filme vai abordando ao longo da trama.
O suspense e a tensão começam desde o início, já nos créditos iniciais, com a sombria música de abertura, e continua com todo um mistério e suspense quando os personagens estão se preparando para entrar no avião. Essa longa abertura inicial é importante para criar a atmosfera assustadora, que continua até o final. Como todo filme de "slasher", os personagens vão morrendo um a um, e em Premonição, as mortes são muito criativas e uma melhor do que a outra. As longas cenas com muito suspense que antecediam a morte do personagem, deram lugar para cenas rápidas e sustos fáceis, que viraram o foco do quarto e do quinto filme, e com o formato em 3D desses, se limitavam em jogar pedaços de pessoas, sangue e objetos na tela. Ainda que tenham cenas muito gráficas, como cabeças cortadas, corpos esmagados e partidos ao meio, os três primeiros filmes têm as melhores mortes de toda a franquia, mais elaboradas, com muito suspense, mesmo sendo pouco gráficas, com exceção da morte da professora, que tem muito sangue. São situações com muita tensão.
Para o filme de terror ser realmente bom, o espectador tem que criar um vínculo com os personagens; fato que deve acontecer em qualquer filme, mas no gênero terror e suspense, isso tem que acontecer sempre. Em Premonição, nenhum dos personagens tem sua história aprofundada, mas é o suficiente para a gente escolher o nosso favorito e o que mais odiamos. O espectador consegue sentir o medo dos personagens e a paranoia de Alex, e tudo graças aos ótimos atores, onde alguns deles estavam no início de sua carreira. Devon Sawa, o Alex, fez outros filmes de terror adolescente na época, como A Mão Assassina, além de participar de Gasparzinho, filmes anteriores a Premonição, e depois não fez nenhum filme de grande destaque, apenas na série Nikita.
Seann William Scott, o Billy Hitchcook, iniciou carreira na franquia American Pie como o garanhão Stifler, um ano antes de estrelar Premonição, e depois fez filmes de comédia, como Cara Cadê Meu Carro, Evolução, e Bem Vindo À Selva. E Ali Larter, a Clear, fez anteriormente A Casa da Colina, e Legalmente Loira, no mesmo ano de Premonição, é a mais famosa nos dias de hoje, principalmente por interpretar Clarie Redfield, em Resident Evil 3 e 4. A atriz foi a única dos personagens principais que apareceu em mais de um filme da franquia Premonição. Tem ainda a presença de Tony Todd, o agente funerário que dá dicas a Clear e Alex sobre como derrotar a morte, em uma divertida e assustadora participação. O seu personagem aparece também no segundo filme e no quinto.
De todos os cinco filmes, o primeiro Premonição é o melhor da franquia porque ainda mantém o suspense, tem uma história boa (e não só porque era novidade), ótimos personagens, tem um clima sombrio e assustador que se mantém durante o filme todo, e também, não tem as mortes exageradas e gráficas, diferente dos outros filmes. Ainda que tenha alguns clichês, como portas fechando, luzes apagando e acontecimentos previsíveis, é difícil de descobrir a forma que alguns personagens vão morrer, sendo considerado o filme mais difícil de toda a franquia. É divertido, original e assustador. Vale a pena fazer uma maratona com todos os filmes.
CURIOSIDADES:
- O nome do primeiro filme, e dos outros da franquia, seria "Flight 180", mas foi alterado para Premonição.
- Tobey Maguire tinha sido escalado para interpretar Alex;
- Kirsten Dunst tinha sido escalada para interpretar Clear Rivers;
- O acidente de avião foi inspirado em desastre aéreo real, o Trans World Airline (TWA), no voo 800, que aconteceu em Julho de 1996, que partiu de Nova York com destino a Paris. Havia estudantes no avião.
- O sobrenome de Billy Hitchcock é uma homenagem ao diretor Alfred Hitchcock.
- O roteiro de Premonição era, na verdade, para um episódio de Arquivo X, escrito por James Wong, diretor do filme. Porém, esse roteiro para o episódio nunca foi usado, sendo reescrito para virar filme.
FINAIS ALTERNATIVOS
Havia pelo menos outros quatro finais diferentes para o filme, sendo um que foi filmado; e o interessante é que, em três deles, Clear tem um filho com Alex. Confira abaixo os finais alternativos.
FINAL 1 - Alex e Clear seriam os únicos sobreviventes, e ajudariam Kimberly, personagem que tem a premonição no segundo filme da franquia.
FINAL 2 - Clear seria a única sobrevivente, e estaria grávida de Alex. Com isso, sua vida seria poupada, já que o legista do necrotério diz que apenas uma nova vida os salvaria, porque essa "nova vida", não estaria nos planos da morte. Porém, após o bebê nascer, o final ia mostrar que a morte voltou para pegar Clear, sem mostrar como seria a morte dela.
FINAL 3 - Alex segurava o cabo que estava no carro de Cleaver, e logo depois morreria queimado. Carter iria sobreviver e Clear teria o seu filho.
FINAL 4 - (VÍDEO) - Na cena da morte de Clear, Alex a salva, segurando os cabos elétricos, e ao invés de morrer eletrocutado como acontece no filme, ele seria queimado vivo. Clear aparece mais tarde grávida, e da o nome de Alexander Chance Browning ao seu filho, indicando que Alex seria o pai. Depois, ela iria com seu filho até o memorial na escola, e Carter aparece junto.
SOBRE A TRAMA, COM SPOILERS.
A trama de Premonição é uma das mais interessantes e originais já escritas, e podem surgir vários debates sobre o plano da morte. Seis alunos e dois professores haviam saído do avião, porém, um dos professores voltou. Logo depois, o avião explodiu e todos ficaram apavorados com o que aconteceu, e também, ficaram com medo do Alex porque ele teve essa premonição. Meses depois, os sobreviventes começam a morrer, e Alex descobre um plano que a "morte" tem para eles.
Os sete sobreviventes, Alex, Clear, a professora Lewton, Carter, Terry, Billy e Todd, deveriam ter morrido no acidente do avião, mas com a premonição de Alex, eles se salvaram. O "plano da morte" falhou com essa premonição, mas ela volta para consertar, matando os que se salvaram. Alex descobre uma ordem da morte de seus amigos, que era a rota do curto circuito que causou a explosão. Nessa ordem estavam apenas três deles: Tod, Terry e a professora Lewton, e o restante, morreram com a explosão do avião, na ordem que estavam sentados nas poltronas. A ordem das mortes seria assim:
ROTA DO CURTO CIRCUITO:
1- Tod
2 - Terry
3 – Prof. Lewton
ORDEM DA EXPLOSÃO DO AVIÃO
4 - Carter
5 - Billy
6 - Alex
7 - Clear
Porém, perto do final do filme, Alex encontra um jornal com duas fotos de alunas que morreram no avião: Blake e Krista. Antes da explosão, ele trocou de lugar com elas e sentou ao lado de Tod. Com isso, Clear ficaria na frente de Alex, ou seja: na ordem da explosão do avião, Clear morre primeiro, e por último Alex. Essa era a ordem original das mortes, se Alex não trocasse de lugar. Na cena onde ele está na cabana, Alex acha que escapou da morte ao prever que a porta ia abrir e os ganchos iam cair, onde ele morreria de tétano, só que não era a vez dele. Mas pela ordem do filme até então, seria a vez de Alex.
ORDEM CORRETA DAS MORTES
Ainda, Alex descobriu que alguém podia escapar da morte se outra pessoa intervisse. Ele fez isso com Carter, na cena que o carro é destruído pelo trem, e com Clear na cena final. Três se contar com a explosão do avião. Na vez que Clear iria morrer, Alex tentou se suicidar para salva-la, achando que assim terminaria o plano. Porém, a morte não o deixou fazer isso, e ele foi jogado para longe da explosão (em Premonição 2, um personagem tenta se matar com uma arma, mas não consegue), e Clear conseguiu escapar. Assim "terminaria" o ciclo das mortes.
Na última cena, quando Alex, Clear e Carter estão em Paris, a morte reaparece, e Alex seria o próximo a morrer. Isso quer dizer que enganar a morte não adianta, e só terminará quando todos da lista estiverem mortos. Depois de Clear, Alex iria morrer, e em Paris, ele morreria atropelado por um ônibus, mas ela teve uma visão e o salvou. Depois seria a vez de Carter. O ônibus perdeu o controle e acabou derrubando uma placa enorme, que iria atingir Alex, mas ele foi salvo de novo. O próximo da lista ainda era Carter, que foi atingido pela placa, pouco antes dos créditos finais. Sendo assim, os únicos sobreviventes seriam Clear e Alex.
Em cada filme da franquia, o personagem que teve a premonição descobria uma forma de ver quem era o próximo a morrer e como isso aconteceria. No primeiro Premonição, além da ordem da explosão do avião, Alex recebia sinais, como pedaços de papel e visões em janelas.
Se o espectador prestar bem atenção no filme, e claro, assistindo de novo, Premonição tem vários detalhes que revelam a forma como morrem alguns personagens.
- Quando Alex e Tod estão no banheiro, antes de embarcarem no avião, toca uma música, Rock Mountain High, de John Denver. O cantor morreu em um acidente de avião, o que seria uma referência ao acidente do filme. Ainda, a mesma música toca em duas mortes: quando Tod está no banheiro e ele liga o rádio, e na morte da professora Lewton, que pega um disco do cantor para ouvir. Ainda, na cena final, quando Alex, Carter e Clear estão em um bar em Paris, um homem toca a mesma música com um violão.
- Nos créditos iniciais do filme, um boneco aparece pendurado por um cordão. Quando a cena mostra a sombra desse boneco, parece que ele está enforcado. Todd, o melhor amigo de Alex, morre enforcado no banheiro. Ainda, no avião, quando Alex aceita trocar de lugar com Blake e Christa, Todd, faz um gesto como se ele fosse ser enforcado.
- Quando o avião explode, Alex olha para cada um dos personagens, que estão apavorados com o que aconteceu. Quando ele olha para Terry e ela aparece na cena, atrás dela tem um mural com um ônibus antigo. Terry morre atropelada por um ônibus.
- Na cena que Carter está dirigindo o carro loucamente, Alex tem uma visão de um trem. O carro dele seria destruído por um. Essa seria a forma que Carter iria morrer, se Alex não intervisse a sua morte. Ainda, na mesma visão, o número do trem é 747, uma referência ao modelo do avião que explodiu, um boing 747.
- No início do filme, quando alguns personagens saem do voo e o avião decola sem eles, Billy está olhando pela janela, e o reflexo do avião decolando aparece no vidro da janela, bem no rosto dele. O caminho da decolagem do avião no rosto de Billy é exatamente a parte que o estilhaço corta a cabeça dele, na sua morte.
- Na cena que Carter morre, na placa que cai, tem um número que, ao contrário, parece ser o número 180, o do voo.
- Há indícios da morte da professora Lewton em sua casa: uma das portas é decorada com uma faca. Ela morre com uma faca no peito.
- Na cena em que Terry é atropelada por um ônibus, o sangue dela vai parar no rosto de Carter, Alex e da professora Lewton. O sangue no rosto de Carter e Alex, forma um número em cada um deles, que significa a ordem que eles devem morrer:
- CARTER: número 4 = quarto a morrer (Tod, Terry, Lewton e Carter)
- ALEX: número 7 = último a morrer (Tod, Terry, Lewton, Carter, Billy, Clear e Alex)
CONFIRA, ABAIXO, O TRAILER DE PREMONIÇÃO, UM VÍDEO COM TODAS AS MORTES DO FILME (QUE SÓ É POSSIVEL ASSISTIR NO YOUTUBE), E A CENA DO ACIDENTE DO AVIÃO, NO INÍCIO.
Comentarios