top of page
Foto do escritorPaulo Ricardo Cabreira Sobrinho

ESPECIAL | EU SEI O QUE VOCÊS FIZERAM NO VERÃO PASSADO

Atualizado: 30 de out.



Na segunda metade dos anos 90 os filmes de terror, principalmente os "slasher", estavam repetitivos, a maioria eram só continuações de sucessos dos anos 80; o gênero não apresentava nada de novo, e as poucas novidades não conseguiam ganhar o público. Mas tudo isso mudou em 1996 quando o diretor Wes Craven lançou nos cinemas Pânico, que se tornou um sucesso de público e crítica, gerando um total de seis filmes até então. Foi a partir daí que os filmes de assassinos mascarados ganharam uma nova repaginada, influenciado pelos clássicos filmes das franquias Halloween, Sexta-Feira 13 e A Hora do Pesadelo.


Com o lançamento de Pânico, e todo o sucesso que fez, Hollywood viu o grande potencial que estava surgindo, e várias produtoras lançaram filmes no mesmo estilo que Pânico. De todos os filmes que surgiram, foi Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado, de 1997, o que mais fez sucesso nessa "nova era do terror", principalmente por que tinha o mesmo roteirista de Pânico, Kevin Williamson. Com um elenco praticamente desconhecido na época, mas que alavancaram as suas carreiras após a estreia, muito suspense e personagens carismáticos, o sucesso foi tanto que o filme ganhou uma sequência no ano seguinte, Eu Ainda Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado, e uma espécie de reboot anos depois, extremamente inferior que nem vale a pena mencionar aqui.


Durante anos, havia uma “lenda urbana” que o filme de 1997 ganharia uma refilmagem, ou continuação, mas que no fim, acabou vindo uma série, que estreou em outubro de 2021, e uma sequência para 2025 com o retorno de Jeniffer Love Hewitt e Freddie Prinze Jr. Para entrar no clima da estreia do novo filme, vamos relembrar os dois primeiros lançados lá no finalzinho dos anos 90?




EU SEI O QUE VOCÊS FIZERAM NO VERÃO PASSADO (I KNOW WHAT YOU DID LAST SUMMER)


Ano: 1997

Direção: Jim Gillespie

Distribuidora: Columbia Pictures

Duração: 101 min

Elenco: Jeniffer Love Hewitt, Freddie Prinze Jr., Sarah Michelle Gellar, Ryan Phillippe, Bridget Wilson, Johnny Galecki, Anne Heche e Muse Watson.



NOTA: 9,5


Disponível na


Em uma pequena cidade costeira, quatro adolescentes, Julie James (Jennifer), Hellen Shivers (Sarah), Ray Bronson (Freddie) e Barry Cox (Ryan) estão comemorando o último verão juntos quando eles atropelam um homem em uma estrada deserta. Com medo de alguém descobrir, os amigos decidem jogar o corpo no mar, e assim tentar seguir com suas vidas. Um ano depois, ao retornarem a sua cidade natal, Southport, eles são ameaçados e atacados por um homem com uma capa preta de pescador e um gancho, que busca vingança pelo que eles fizeram no verão passado.


Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado é baseado numa história homônima da escritora Lois Duncan escrita nos anos 70, e enquanto a obra puxa mais para o lado psicológico, o filme segue o estilo slasher. O diretor Jim Gillespie criou um clima de suspense e mistério tenso que prende a atenção do espectador durante o filme todo, e com a ajuda da ambientação, montagem eletrizante e uma história convincente, a produção é um dos melhores filmes do gênero. Muitos reclamam que as mortes demoram para acontecer, mas o filme precisa criar um mistério para dar certo. Primeiro, são apenas ameaças e cenas de suspense, deixando o espectador ainda mais tenso (alguém sabe do crime que você cometeu e o assassino brinca com a situação), e mais tarde começam as memoráveis mortes e perseguições. À medida que os personagens vão investigando o mistério e tentando descobrir quem é o homem misterioso que os persegue, o enredo fica melhor, com direito a ótimas reviravoltas. Quem é o homem que está buscando vingança? É o próprio cara que foi atropelado, mas que sobreviveu? É algum parente do homem que eles atropelaram? Um amigo, que quer se vingar? Essa ideia de investigarem sobre o passado do personagem é um dos maiores acertos do roteiro, atiçando a nossa curiosidade em saber sobre toda a verdade que ronda esse mistério.


Em todos os slashers, as mortes e as cenas de perseguição são as mais esperadas pelo público, e Eu Sei O Que vocês Fizeram no Verão Passado tem algumas das melhores e mais bem elaboradas já feitas. A melhor é a cena de perseguição da personagem Helen Shivers, interpretada pela maravilhosa Sarah Michelle Gellar. A sequência é a melhor e a que mais tempo dura, quase dez minutos de correria e pura tensão. Será que ela sobrevive? Se você espera banhos de sangue, violência e exageros, o filme poderá te decepcionar. Ao invés disso, o filme foca mais no suspense e mistério - uma decisão certa -, mostrando que o principal é a história, e não a extrema violência, indo ao contrário da maioria das produções da época.



Sempre digo que, em filmes de terror, o público tem que criar uma empatia com os personagens para quando acontecer algo com eles. Em Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado, todos os principais se saem muito bem e conseguem convencer o público. Sarah Michelle Gellar, Freddie Prinze Jr, Jennifer Love Hewitt e Ryan Phillip já tinham um certo reconhecimento no cinema, mas foi com o sucesso do filme que suas carreiras decolaram. Na história, são apresentados os seus dramas, o fim do colégio e início da faculdade, relacionamentos, além de se mudarem para cidades grandes em busca de uma profissão, temas que filmes e séries abordavam bastante nessa época. Os personagens não são exagerados, convencem, se mostram apreensivos com a situação, e eles têm um carisma que deixa o filme ainda melhor e tenso, principalmente por serem amigos de colégio e namorados; poderia ser você e seus amigos.


Sarah Michele Gellar e Jennifer Love Hewitt, que interpretam Helen Shivers e Julie James, respectivamente, são melhores amigas e as "scream queens" do filme. A amizade entre elas não é apresentada com muitos detalhes, mas já é o suficiente para o público torcer pelas personagens. Jennifer já fazia sucesso na série O Quinteto atuando com Neve Campbell, mas depois do filme o sucesso veio logo, atuando em algumas comédias românticas como Doce Trapaça, arriscando na música (uma de suas músicas está na trilha sonora da continuação), e na série The Client List, na qual foi indicada ao Globo de Ouro. Sarah fez mais sucesso após Eu Sei O Quer Vocês Fizeram no Verão Passado com o filme Segundas Intenções (que atuou novamente com seu parceiro de filmes Ryan Phillipe), interpretou Daphne na adaptação em "live action" de Scooby-Doo, e também nos filmes O Grito 1 e 2. Mas foi em Buffy - A Caça Vampiros o seu maior sucesso da carreira, série que estreou no mesmo ano de “Eu Sei”. Sarah está casada até hoje com o seu colega de elenco Freddie Prinze Jr.: eles se conheceram nas filmagens da produção, mas assumiram namoro somente em 2000.


Ryan Phillipe é Bryan Cox, o esquentadinho namorado de Sarah. Seu personagem é um playboy chato e arrogante que cria uma certa antipatia com o público, mas ao mesmo tempo, ele consegue cativar com esse seu jeito. Ryan não fez tanto sucesso após, mas tem filmes memoráveis em sua carreira, como Segundas Intenções e Assassinato em Gosford Park, e na série de TV Damages. Do elenco masculino, Freddiie Prinze Jr., e seu Ray, é o que mais se destaca. Sua personalidade é oposta à de Barry, mais sensível, e que se importa realmente com a situação e com sua namorada, cativando ainda mais o público e nos fazendo torcer pelo casal. Freddie já tinha feito sua estreia nos cinemas com o filme Para Gillian No Seu Aniversário, mas foi com Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado que sua carreira deu uma guinada. Depois, ele atuou em algumas comédias românticas, como, Ela é Demais, no qual foi indicado ao MTV Movie Awards, Amor ou Amizade, Louco por Você, e também na adaptação em "live action" de Scooby-Doo, ao lado de sua atual esposa, Sarah Michele Gellar. Ainda no elenco, estão Anne Heche, como a irmã do cara atropelado, e Johnny Galecki, o rapaz apaixonado pela mocinha, Julie James. Ele atualmente é conhecido por interpretar Leonard Hofsladter, na premiada série The Big Bang Theory.



Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado é muito melhor do que vários filmes de terror da atualidade, que focam em mutilações, banhos de sangue, violência extrema e sem nenhum aprofundamento nos personagens e nas histórias. A produção nos apresenta um enredo cheio de suspense e mistério que prende a atenção, e com uma história original surpreendente. Pode não ser inovador como Pânico foi, e ter alguns clichês básicos, mas empolga, diverte e assusta. Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado é um filme que todos deveriam assistir.


CURIOSIDADES:


- A atriz Melissa Joan Hart, que na época era conhecida por interpretar a bruxa Sabrina, em A Aprendiz de Feiticeira, quase interpretou o papel de Julie James, que ficou com Jennifer Love Hewitt.


- As atrizes Sarah Michelle Gellar e Jennifer Love Hewitt quase que “inverteram” seus papeis. Sarah fez teste para ser Julie James, e Jennifer para Hellen Shivers.


- A escritora Lois Duncan, que foi conhecida por escrever livros de thriller e mistérios, não gostou que sua obra tenha sido adaptada para um filme de terror, já que era mais para um suspense psicológico.


- O roteirista Kevin Williamson escreveu o roteiro de Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado antes de Pânico, que estreou em 1996. Com o sucesso desse, o roteiro de “Eu Sei” ganhou o “aval” para se transformar no filme. Williamson acabou se tornando famoso na época, escrevendo outros roteiros para filmes do gênero, como Halloween H20, Prova Final, Tentação Fatal, e Pânico 2.


- Existe uma “lenda urbana” que o assassino de “Eu Sei” é baseado em fatos reais. Será que é verdade?












__________________________________________________________________________________




EU AINDA SEI O QUE VOCÊS FIZERAM NO VERÃO PASSADO (I STILL KNOW WHAT YOU DID LAST SUMMER)


Ano: 1998

Distribuidora: Columbia Pictures

Duração: 101 min

Direção: Danny Cannon

Elenco: Jennifer Love Hewitt, Freddie Prinze Jr, Brandy, Mekhi Phifer, Matthew Settle, Muse Watson e Jack Black.


NOTA: 8,5


Disponível no



- Vocês querem ganhar uma viagem para Bahamas?

- Sim, queremos!

- Então, a pergunta é de geografia. Qual a capital do Brasil?

- ...Rio de Janeiro.


Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado foi um enorme sucesso de bilheteria e conquistou seu público, e um ano depois foi lançado Eu Ainda Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado. Impulsionado pelo sucesso do primeiro filme, e entrando na onda de sequências, já que o maior sucesso do gênero na época, Pânico, também teve uma continuação, "Eu Ainda Sei" foi feito às pressas, sem o roteiro de Kevin Williamson, resultando em um filme muito inferior ao original, mas ainda divertido e repleto de suspense, expandindo mais a história do pescador assassino.


Um ano após os eventos do primeiro filme, Julie James (Jennifer Love Hewitt) está passando por momentos difíceis: ainda se sente assombrada pelo pescador assassino Ben Willis (Muse Watson), está indo mal na faculdade e seu relacionamento com Ray (Freddie Prinze Jr) está cada vez pior por causa disso, e pela distância. Sua nova melhor amiga, Carla (Brandy), ganha uma promoção de uma rádio local para um final de semana em Bahamas, e convida seu namorado Tyrell (Mekhi Phifer), e Julie convida Ray para ir junto, mas ele acaba não indo, e no seu lugar vai Will Benson (Matthew Settle), que é apaixonado por Julie. Ao chegar em Bahamas, eles descobrem que uma forte tempestade vai atingir a ilha, Julie volta a ser atormentada pelo pescador, e descobre que ele está na ilha querendo continuar sua vingança.


Eu Ainda Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado é tudo o que uma sequência não deveria ser: exagerada e histérica. Kevin Williamson tinha roteirizado o primeiro filme, e fez um ótimo exemplar do gênero, com bastante suspense, mistério, uma história interessante e um ótimo desenvolvimento dos personagens, mas acabou desistindo. O novo roteirista, Tray Callaway, fez uma bagunça na história, com um enredo cheio de furos e clichês, alguns explicados mas outros não, deixando tudo menos interessante e sem lógica. O roteiro foca mais nas atuações exageradas e desesperadas, nas mortes, sangue, e violência, além dos sustos fáceis e repetitivos, deixando de lado o desenvolvimento dos personagens. Sua história é mais complexa, e tem novas revelações sobre o passado do pescador, tornando tudo mais interessante do que parecia ser. Mas por que levar toda a história, e os assassinatos, para uma ilha em Bahamas? Pelo menos, a produção tem bastante humor, ótimas piadas, e um personagem engraçado.



A primeira parte, que mostra os medos de Julie com os eventos do primeiro filme, tem situações desnecessárias e que estragam o clima, servindo apenas para iniciar um suspense, dar sustos, e risadas (o pescador, com a roupa típica, aparece em uma festa). A trama fica mais interessante quando os personagens vão para a ilha e o local da matança é apresentado. Por ser baixa temporada, toda a ilha fica deserta, e quando as fortes tempestades chegam, o clima assustador começa, junto com as correrias, matanças e histerias. O filme consegue criar um bom suspense com a ambientação, com o fato das tempestades, e quando as mortes começam, mas as situações tensas dão lugar à desesperos e situações engraçadas, estragando grande parte do suspense. Pelo menos, Eu Ainda Sei tem muito sangue, corpos ensanguentados, e muitas vezes faz o espectador rir.


Um dos maiores problemas de "Eu Ainda Sei" são os personagens, que não conseguem cativar o público, situação bem diferente do primeiro filme. Jennifer Love Hewitt e Freddie Prinze Jr. retornam aos papéis de Julie e Ray, respectivamente, mas sem o carisma e a simpatia de antes. Julie está mais histérica do que nunca, e toda a determinação que tinha acabou, e Ray, um dos melhores personagens da franquia, é deixado de lado em grande parte do filme, mas ainda tem um papel importante. As novas adições no elenco têm alguns rostos conhecidos atualmente. Dos personagens principais, tem a melhor amiga de Julie, Carla (a premiada cantora e não tão conhecida pelos brasileiros, Brandy), que tem um grande carisma, e Mekhi Phiffer, o namorado de Carla, Tyrell, o mais chato do filme que só pensa em sexo e irrita todo mundo; anos depois, ele estrelaria a premiada e extinta série E.R. E no lugar de Ray, entra Mathew Settle e seu Wiil Benson, o cara apaixonado por Julie, carismático, romântico e com "boas intenções", daqueles que você apresenta a sua família.


Dos coadjuvantes temos alguns que já eram veteranos nas telas, um deles estava a recém ficando famoso, e todos trabalham no hotel onde a história se passa, que servem, basicamente, para aumentar o número de mortes. Jeffrey Combs, o recepcionista do hotel, já era famoso por atuar em filmes de terror, Re-Animator, A Casa da Colina, Os Espíritos, além interpretar personagens de obras escritas pelo famoso H.P. Lovercfrat. Jennifer Esposito, a "bargirl" Nancy, é uma das que mais se destaca entre os coadjuvantes, com seu humor afiado e toques de feminismo. Alguns dos filmes mais famosos dela são Taxi e Crash, - No Limite, além da série “Samantha, Who?”. Tem ainda Jack Black, o maconheiro Tittus, em uma atuação extremamente engraçada, que já tinha feito outros filmes, como Waterworld, Arquivo X, e ainda estava no início de sua carreira. Seu sucesso viria mais tarde, com Alta Fidelidade, Trovão Tropical, O Amor Não Tira Férias, Escola de Rock, e recentemente, os novos filmes da franquia Jumanji. E por fim, o veterano Bill Cobbs, o misterioso camareiro do hotel, que apareceu em O Guarda-Costa e Uma Noite No Museu.



Julie e Carla ganham a viagem para as Bahamas ao responderem uma pergunta de geografia: qual a capital do Brasil? Elas respondem Rio de Janeiro. Todo brasileiro e brasileira sabe que a capital do Brasil é Brasília, e não Rio. Mas muitos americanos não sabem disso, o que não fazia tanta diferença para eles. Mas como elas ganharam a viagem se a resposta estava errada? Para nós, fica muito óbvio que alguma “treta” tem, já para os americanos, provavelmente não iam perceber isso. Tem um motivo do porquê de elas ganharem a viagem, mesmo com a resposta errada, e para nós é muito óbvio que alguma coisa ia dar errado.


Eu Ainda Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado tem seus erros, seus exageros e absurdos, mas ainda é um ótimo divertimento, e no fim, é mais satisfatório do que parece ser. O fato da continuação se passar em uma ilha em Bahamas parece ser algo ridículo e sem sentindo no início, mas no final, quando acontece uma reviravolta, tudo fica mais interessante. "Eu Ainda Sei" peca por focar mais nas mortes e nos sangues, e esquece de criar um enredo bom e no desenvolvimento dos personagens, além de tudo parecer exagerado e histérico demais. A revelação final é bem surpreendente, além de expandir a história do pescador assassino. E a última cena, deixa um gancho para uma sequência, chamada de Eu Sempre Saberei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado, lançada em 2006, que é um desastre total e absurdo ao extremo. Totalmente descartavel.










60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page