Alien: Romulus finalmente estreou nos cinemas brasileiros, e as expectativas dos fãs finalmente foram supridas: depois de várias produções desastrosas, o novo filme do xenomorfo é o melhor da franquia desde Aliens: O Resgate, de 1986. O diretor Fede Alvarez foi bastante cuidadoso com a ordem cronológica dos filmes, e no fim, Alien: Romulus acabou revelando ser uma continuação direta de Alien: O Oitavo Passageiro (1979), e ainda entregou um presentão para os fãs: uma produção repleta de referências e easter-eggs de toda a franquia; tem até referências ao jogo de videogame “Alien: Isolation”.
As referências/homenagens variam de cenas, situações e falas dos outros filmes, trilha sonora, cenários e até dos próprios xenomorfos. Listei abaixo as referências que Fede Alvarez trouxe para Alien: Romulus, e se estiver faltando algo, escreva nos comentários lá embaixo.
LINHA DO TEMPO - FRANQUIA ALIEN
Antes de tudo, é importante saber a ordem cronológica e a ordem de lançamento dos filmes da franquia Alien. Todos os filmes se passam no futuro, a partir do ano de 2093, mas não coincidem com a ordem de lançamento: Prometheus e Alien: Covenant foram lançados décadas depois do fim da quadrilogia original, mas na linha do tempo os eventos acontecem antes. Ignorei os dois Alien vs Predador, lançados em 2004 e 2007 e que se passam nesses mesmos anos.
ORDEM DE LANÇAMENTO:
1979 - Alien: O oitavo Passageiro
1986 - Aliens: O Resgate
1992 - Alien 3
1997 - Alien: A Ressurreição
2012 - Prometheus
2017 - Alien: Covenant
2024 - Alien: Romulus
Abaixo, a ordem cronológica dos filmes:
A NAVE NOSTROMO E O XENOMORFO ORIGINAL
A primeira cena de Alien – Romulus já conecta o novo filme com os eventos de Alien – O Oitavo Passageiro (1979). A corporação Weyland-Yutani estava procurando os destroços da nave Nostromo na região “Zeta 2 Reticuli”, onde os tripulantes da nave haviam descoberto o tal sinal de “socorro” vindo do LV-426. A sequência inicial mostra a nave “Renaissance” (dividida entre dois setores, “Remo” e “Romulus”) encontrando os destroços da Nostromo, onde a equipe captura um tipo de concha orgânica – o que realmente a corporação estava procurando -. E sabemos que dentro tem um xenomorfo, apesar de não deixar bem explicito.
A confirmação viria em uma cena mais adiante, quando os personagens já estão dentro da estação em um dos laboratórios de pesquisa. Um rosto muito conhecido pelos fãs da franquia aparece, o androide Ash, que foi interpretado por Iam Holm no primeiro filme, e na sequência, ele confirma que tinha um xenomorfo dentro do casulo. Mas não é um xenomorfo qualquer, e sim o que aterrorizou os tripulantes da Nostromo. Na cena final de Alien – O Oitavo Passageiro, Ripley (Sigourney Weaver) conseguiu escapar pelo ônibus espacial da Nostromo, mas o xenomorfo havia se escondido sem ela perceber. Ao se enfrentarem, ela o joga para o espaço, não antes de atirar nele com um arpão. Inclusive, o arpão esse ainda estava preso no corpo do xenomorfo.
ANDROIDE ASH x ROCK
Em todos os filmes da franquia Alien tem um androide entre os personagens – Ash (Alien), Bishop (Aliens e Alien 3), Call (Alien: A Ressurreição), David (Prometheus e Alien: Covenant), Walter (Alien: Covenant) e agora, Andy em Alien – Romulus. Mas um rosto conhecido retorna a franquia: o androide Ash, interpretado por Ian Holm no Alien de 1979. Porém, o personagem não é o Ash, e sim um outro robô chamado Rook. Da a entender que existem várias “cópias” do mesmo modelo com a aparência de Ash, mas cada um é diferente. A produção utilizou CGI e IA - bem estranho, por sinal -, para recriar a imagem do ator que interpretou o personagem, já que Iam Holm faleceu em 2020.
CICLO DE VIDA DO XENOMORFO
Uma das coisas mais inovadoras da franquia Alien é o ciclo de vida do alienígena, e a forma como os filmes nos apresenta é muito interessante. No primeiro Alien sabemos que tem o ovo, e que de dentro sai o “face-hugger”, que gruda no rosto da vítima para injetar um embrião. Após um tempo, o “bebê xenomorfo” sai de dentro do peito da vítima, matando-a instantaneamente, e a criatura acaba fugindo. Pouco depois, aparece o xenomorfo adulto que conhecemos. Mas quem coloca os ovos? A resposta só aparece no segundo filme, Aliens, quando conhecemos a rainha, e assim, o ciclo de vida do xenomorfo fica completo.
Porém, em Alien – Romulus, descobrimos uma “nova etapa” do ciclo: um casulo. Após o bebê xenomorfo sair do peito de Navarro (Aileen Wu), Bjorn e Kay descobrem um casulo grudado na parede do módulo espacial. e é desse casulo que sai o xenomorfo já adulto. Nesses quase 50 anos da franquia, nunca ficamos sabendo como o xenomorfo bebê cresce depois que sai do peito da vítima – ele simplesmente aparecia já adulto -. Essa novidade expande ainda mais a mitologia da criatura.
FRASES
PESSOA ARTIFICIAL: Em Alien: Romulus, Bjorn (Spike Fearn) não tem uma grande simpatia pelos androides, implicando com Andy (David Jonsson) o tempo todo. Em uma cena, Andy fala para Bjorn que ele prefere ser chamado pelo termo de “pessoa artificial”, e não de Sintético, ou Robô. Em Aliens: O Resgate, Bishop diz a mesma coisa para Burke (Paul Reiser) na cena que os fuzileiros estão no refeitório.
CRIATURINHAS OCUPADAS: Já perto do final de Alien: Romulus, Rain, Andy e Tyler chegam em um corredor e descobrem o ninho das criaturas onde as pessoas ficam presas em um casulo. Nessa cena, Rain fala “criaturinhas ocupadas”. Em Aliens: O Resgate, Burke (Paul Reiser) diz a mesma frase quando eles encontram o ninho.
NÃO POSSO MENTIR SOBRE AS SUAS CHANCHES...: Em Alien: O Oitavo Passageiro, depois que os tripulantes da Nostromo (o que restou, claro) descobrem que Ash é um androide, eles o revivem para descobrir informações sobre as intenções da Weyland-Yutani. Antes de Parker e Ripley desativá-lo de vez, Ash solta uma frase: "Não posso mentir sobre suas chances, mas vocês têm a minha simpatia”. Em Alien: Romulus, Rook diz a mesma coisa para Rain.
SAIA DE PERTO DELA, SUA VADIA: Essa é a frase mais icônica e famosa de toda a franquia, e provavelmente uma das mais famosas do cinema. Em Aliens: O Resgate, na sequência final onde Ripley enfrenta a rainha alien, a personagem solta a icônica frase “Get away from her, you bitch”, direcionando para a rainha que estava perseguindo Newt. Em Alien: Romulus, na cena do elevador, Andy salva Rain que estava cercada pelo xenomorfo, derrubando-o até o fundo do elevador. Enquanto Andy atira na criatura, ele diz a mesma frase, “saia de perto dela, sua vadia”, mas um pouco mais tímido – em inglês, ele diz “bitch” (vadia), mas a tradução BR foi alterada (???).
OUTRAS REFERÊNCIAS
CENA DO PARTO: No final de Alien: Romulus, Kay injeta o patógeno no próprio corpo – o mesmo que os engenheiros produziram em Prometheus – para tentar sobreviver. Acontece que ela está grávida, e quando ela vai hibernar, Kay começa a “dar à luz”, nascendo o alienígena híbrido grandão. O parto é uma referência ao filme Prometheus, quando Elizabeth Shaw faz o icônico procedimento da cesariana.
HÍBRIDO: Além disso, o híbrido que nasce de Kay em Alien: Romulus lembra bastante os engenheiros de "Prometheus", e também com o outro hibrido que nasce da rainha alien em "Alien: A Ressurreição" - lembrando que a rainha alien nasceu da Ripley clonada, e o hibrido tem um carinho maior por ela -.
DE FRENTE COM O XENOMORFO: Em Alien 3 uma cena marcou a franquia, quando o xenomorfo apareceu e encarou Ripley, que estava na prisão Fiorina 161. Em Alien: Romulus, Rain é encurralada pelo monstro na sequência do elevador, encarando-a da mesma forma.
NÉVOA AZUL: Em Alien: Romulus, Andy encontra um tipo de névoa azul perto do ninho. A mesma névoa é vista em Alien: O Oitavo Passageiro, quando Kane encontra os ovos na “space jokey”.
ENSINANDO A USAR A ARMA: Em Alien: Romulus, Tyler mostra a Rain como utilizar o rifle M41A Pulse. Em Aliens: O Resgate, Hicks ensina Ripley a manusear a mesma arma, que é usada pelos soldados.
COMPUTADORES: Os modelos de computadores que aparecem no filme são os mesmos de Alien: O Oitavo Passageiro, controlados por uma IA chamada de “Mãe”, o modelo MU-TH-UR. Porém, a da Nostromo era uma versão mais antiga, enquanto a da nave de Romulus é a MU-TH-UR 9000, também controlado pela IA “Mãe”.
BANDANA: Outra sutil referência é que os personagens Bjorn de Alien: Romulus, e a soldado Vasquez de Aliens: O Resgate, usam lenços vermelhos na testa. Não há nenhuma ligação entre os personagens.
ARMA DE CHOQUE ELÉTRICO: Em Alien: O Oitavo Passageiro, depois que o bebê xenomorfo sai do peito de Kane e foge, Brett tinha construído um arpão que dá choque ao entrar em contato com algo, uma forma de se proteger. Em Alien: Romulus, Bjorn encontra uma ferramenta parecida.
EXPULSANDO O HÍBRIDO PARA O ESPAÇO: Em Alien: A Ressurreição, tem um xenomorfo híbrido “alienígena-humano” que nasce da rainha Alien, e na cena final Ripley consegue expulsar o monstro para fora da nave. No desfecho de Alien: Romulus, Rain faz a mesma coisa com o híbrido que nasce de Kay, mas claro que de uma outra forma e bem menos violenta do que em “A Ressurreição”.
TRAJE ESPACIAL E A CENA FINAL: Alien: O Oitavo Passageiro, Aliens: O Resgate, Alien: Romulus, e até Alien: A Ressurreição (já mencionado acima), tem a mesma dinâmica na sequência final: os sobreviventes escapam da nave principal em um módulo/nave espacial menor, mas um alienígena sempre fica escondido. No primeiro Alien Ripley enfrenta o xenomorfo; já em Aliens, Ripley enfrenta a rainha; em Romulus, Rain enfrenta o híbrido alienígena-humano, e em A Ressurreição Ripley e Call enfrentam um hibrido também (imagem acima).
E nos filmes Alien: O Oitavo Passageiro e Alien: Romulus, tanto Ripley quanto Rain utilizam trajes espaciais para enfrentar as criaturas. Até o close e o olhar são parecidos entre as duas personagens.
A MENSAGEM FINAL DO SOBREVIVENTE: Em Alien: O Oitavo Passageiro, Ripley é a única sobrevivente da nave Nostromo, e antes de hibernar na cápsula, ela manda uma mensagem contando o que aconteceu, e dizendo “a última sobrevivente da nave Nostromo”. Elizabeth Shaw também gravou uma mensagem parecida em Prometheus. Em Alien: Romulus, Rain também manda uma mensagem parecido, enfatizando que é a "ultima sobrevivente".
RIPLEY EM ALIEN: ROMULUS?
Essa é uma das teorias mais interessantes, e parece que finalmente foram confirmadas. Após Ripley enfrentar o xenomorfo no módulo "Narcisus" em Alien: O Oitavo Passageiro, a última sobrevivente da Nostromo hibernou durante 57 anos até ser resgatada em Aliens: O Resgate. Já a trama de Alien: Romulus acontece entre esses dois filmes, mais precisamente 20 anos após o primeiro Alien, mostrando a estação espacial "Renaissance" encontrando os destroços da Nostromo e capturando o fatídico xenomorfo do filme original.
Mas e onde Ripley entra nessa história? Em uma recente entrevista para promover o filme, o diretor Fede Alvarez disse que tem uma referência à personagem e que não poderia falar, deixando para os fãs descobrirem. Acontece que são duas, e não uma. A referência em questão é a aparição do módulo espacial "Narcisus", onde Ripley está hibernando. Segue abaixo:
A primeira descoberta acontece no final do filme, quando a estação espacial "Renaissance" está se colidindo com o cinturão de asteroides em volta do planeta; é possível ver no próprio trailer também. A "Narcisus" aparece se afastando da estação no canto inferior direito, indicando que uma outra nave também se ejetou, e logo em seguida aparece o módulo espacial que Rain, Andy e Kay estão.
Mas essa nave pode qualquer uma, não necessariamente a de Ripley. Porém, após o lançamento do filme, um fã postou no site "AVP Galaxy" que a "Narcisus" apareceu bem antes. Na cena que Kay está presa em um compartimento de carga com um xenomorfo, Rain pede a Andy que abra a porta para Kay fugir, mas ele não deixa. Nessa cena, é possível ver a nave de Ripley ancorada no fundo do corredor. Dias depois, um integrante da equipe de efeitos especiais do filme confirmou que era mesmo a fatídica nave. Veja abaixo.
Acredito que a Weyland-Yutani acabou encontrando a nave de Ripley perto dos destroços da Notromo, capturaram junto, mas deram prioridade para o xenomorfo, que sempre foi a intenção da companhia. Daí aconteceu o tal incidente na estação, e não tiveram tempo para investigar a nave Narcisus. Mas e quem ejetou a nave para o espaço, como aparece na cena final? Provavelmente foi Rook para preservar Ripley. E você tem alguma outra teoria?
REFERÊNCIAS A PROMETHEUS
Prometheus é o primeiro filme da franquia na ordem cronológica, e apesar de ser confuso, ele tenta explicar como surgiram os xenomorfos - afinal, os ovos foram encontrados dentro de uma "space jokey" no filme de 1979 -, e também a origem da nave alienígena que os tripulantes da Nostromo encontraram no LV-426. A produção mostra que os donos da nave são seres gigantes e musculosos chamados de engenheiros, e que eles deram origem aos seres humanos. Quando Kane, Dallas e Lambert estão investigando o LV-426, no primeiro Alien, eles descobrem a fatídica space jokey, e encontram um ser alienígena fossilizado com o peito estourado, indicando que o xenomorfo bebê teria saído de dentro. Esse ser é um desses engenheiros. E um detalhe importante: a Space Jokey do LV-426 NÃO É a mesma que aparece em Prometheus. Além disso, através de um líquido preto, esses engenheiros criaram os xenomorfos, ou pelo menos algumas variantes até chegar ao xenomorfo que conhecemos. A explicação continua em Alien: Covenant.
Esse patógeno pode transformar humanos em monstros, alterando o DNA, e isso acontece com alguns personagens do filme. Um deles se transforma em um ser mutante - ainda e possível ver traços humanos -, e um outro acaba sendo infectado também, Charlie. Quando ele transa com Elizabeth Shaw, ela descobre que está grávida, mas não de um bebê comum, e sim de uma mutação através do líquido preto que já estava no DNA de Charlie, e aí temos a fatídica cena do parto.
Em Alien: Romulus, esse mesmo líquido preto aparece, inclusive na mesma capsula de Prometheus, onde o oficial de ciências Rook explica o motivo: o corpo humano é muito frágil para viver no espaço e colonizar planetas. Sua equipe tinha em mãos os xenormorfos e os "facehuggers", e após analisa-los, Rook descobre esse líquido preto dentro das criaturas, faz os testes, e descobre uma forma de deixar os seres humanos mais resistentes, um "próximo passo na evolução humana". Ele também menciona Peter Weyland - o dono da corporação Weyland-Yutani -, e os eventos de Prometheus. No filme, a personagem Kay estava grávida, e ela acaba se ferindo ao ser sequestrada por um xenomorfo. Para sobreviver, ela injeta esse líquido preto no seu organismo, e na hora do parto nasce um hibrido.
A franquia Alien sempre mostrou que as intenções da Weyland-Yutani em relação ao xenomorfo era usá-lo para a divisão de armas, mas com Alien: Romulus foi revelado que eles queriam também evoluir os seres humanos mais rápidos para colonizar outros planetas.
ALIEN: ISOLATION
Ainda antes da estreia de Alien: Romulus, o diretor Fede Alvarez revelou em entrevistas que o jogo de videogame da Creative Assembly, Alien: Isolation, o inspirou a produzir o seu filme. Além da ambientação, os cenários, e os momentos de tensão - que lembram muito o jogo de videogame -, Alvarez colocou cabines de telefones em momentos estratégicos do filme. No jogo, os telefones servem para "salvar o seu progresso", mas também indicam que algo ruim vai acontecer a seguir. No filme, é a mesma dinâmica.
A história de Alien: Isolation se passa 15 anos após os eventos de Alien: O Oitavo Passageiro, e acompanha Amanda Ripley, filha de Ellen Ripley, que descobre que a caixa preta da nave Nostromo está a bordo de uma estação espacial, e se infiltra entre a equipe para a chegar até o local.
E você sabe de mais alguma referência que não citada? Provavelmente, ao longo do tempo, podem acabar surgindo ainda mais referências. Se você souber de outras, comente aqui em baixo.