top of page
Foto do escritorPaulo Ricardo Cabreira Sobrinho

ESPECIAL | A BRUXA DE BLAIR

Atualizado: 6 de out. de 2021



O subgênero "found footage" (fita encontrada) está em alta nos cinemas mundiais, ainda que vários filmes sejam ruins e que esse subgênero esteja se desgastando. O "found footage" existe há anos, desde os anos 80 com o polêmico Holocausto Canibal, mas foi em 1999, com o mega sucesso A Bruxa de Blair, que o estilo ficou mais famoso, influenciando todas as futuras produções do subgênero. Anos depois, o "found footage" voltou com todas as forças possíveis, com o lançamento de REC (2007) e Cloverfield - Monstro (2008), e a partir daí, vários filmes seriam lançados.


Mas voltando em 1999, A Bruxa de Blair abalou o cinema, e o mundo, com uma história "real" assustadora, o brilhante marketing e sua imensa bilheteria: o filme custou apenas U$ 60 mil dólares e faturou U$ 248 milhões, além de ter ganhado fãs do mundo todo e se tornado uma febre mundial jamais vista no cinema. Não demorou muito para que a imaginação de milhares fosse destruída, com a revelação de que tudo era mentira e que a bruxa de Blair não existe. Um ano depois, A Bruxa de Blair - O Livro das Sombras, foi lançado, mas não fez o sucesso do original, e foi massacrado pelos críticos e pelos fãs. A continuação não tinha o estilo "found footage" do original, e apesar de ter uma história boa e assustadora, foi muito mal conduzida e exagerada. Muito se falava sobre uma continuação da saga da Bruxa de Blair, mas nada de concreto aparecia, até que, de surpresa, foi lançado o trailer de Bruxa de Blair (Blair Witch, 2016), e com lançamento programado para em menos de dois meses. O novo filme foi produzido secretamente, com o título de "The Woods", e só agora que revelaram que se tratava do terceiro filme da icônica bruxa.


E para se preparar para o terceiro capítulo da franquia da bruxa de Burttkisville, confia um especial sobre os dois primeiros filmes, com muita informação e curiosidades. Prontos para voltar à terrível floresta?





A BRUXA DE BLAIR (THE BLAIR WITCH PROJECT)


Ano: 1999

Direção: Daniel Myrick e Eduardo Sánchez

Elenco: Heather Donahue, Michael C. Williams e Joshua Leonard



NOTA: 10












Em 1994, três estudantes de cinema estavam fazendo um documentário sobre a lenda de uma bruxa chamada Elly Kedward, na floresta de Burkittsville, que antes era chamada de Blair, em Maryland. Os estudantes nunca foram encontrados, até que, um ano depois, apareceram as filmagens, e o material foi editado para se tornar o filme A Bruxa de Blair, lançado nos cinemas.


Se você assistir ao filme agora, A Bruxa de Blair não vai ter o mesmo impacto que teve no seu lançamento, mas ainda impressiona e assusta, mesmo sabendo que tudo é mentira. O filme é a prova que não precisa aparecer o vilão para o filme assustar ou impressionar o público, já que a famosa bruxa não aparece em nenhum momento. A Bruxa de Blair é um filme tenso, com situações arrepiantes e funciona muito bem como um suspense psicológico de primeira, e a cada noite, as coisas pioram para os estudantes. O medo que eles sentem transparece na tela, e o espectador consegue sentir todo o sofrimento, entrando na história de uma forma assustadora. Os detalhes foram os que mais ajudaram a criar o medo que o filme passa para o espectador: os bonecos de madeira que eles encontram pendurados na árvore, as pedras no chão e toda a simbologia que aparece no filme, deixaram tudo ainda mais realístico do que já era, e assustador.


Com a ajuda do marketing mostrando que a lenda é verdadeira, tudo no filme parece ser real, desde as situações, atuações dos personagens e suas reações, deixando tudo ainda mais assustador, fazendo com que o público acredite em tudo. Os personagens ficam angustiados, o choro é de verdade, as brigas são de verdade e muitas situações são reais e nem eles sabiam o que ia acontecer. Sim, tudo o que eles sentiram no documentário é real. Os atores eram desconhecidos e aceitaram usar os seus próprios nomes na produção. Heather, Mike e Josh entraram na floresta sem saber o que ia acontecer, e os diretores e toda a produção começaram a assustá-los de verdade, por isso a reação deles é real. Eles não tinham um roteiro, e sim apenas algumas instruções do que fazer durante os dias que passariam na floresta.



Gostando ou não do filme, A Bruxa de Blair marcou o cinema e influenciou todos os futuros filmes no estilo "found footage". Mas claro, sabemos que a história não é de verdade, não existe a bruxa chamada Ellie Kedward e toda a história dela, desde os anos 1800, não existe. Vale lembrar que, na época do lançamento do filme, a internet ainda era para poucos, e não tínhamos todos os recursos para pesquisar e descobrir verdades. A produção do filme começou ainda em 1994, quando os diretores Daniel Myrick e Eduardo Sánchez, começaram a inventar uma lenda sobre uma bruxa que desapareceu na floresta de Blair após ser banida de sua vila. Anos depois, lançaram um site com toda a história criada para dar mais veracidade no lançamento do filme. E pronto. Filme lançado, e o site com toda a história da lenda estava online, não tinha porque ser tudo mentira. Claro que, anos depois, tudo foi descoberto e revelado, mas o sucesso já tinha acontecido e o filme marcou o cinema no finalzinho dos anos 90.


A Bruxa de Blair é um grande exemplo de como um bom marketing e dedicação pode fazer um simples filme ser um enorme sucesso cinematográfico, em todos os aspectos. É uma história assustadora, com um ambiente assustador, que toca na imaginação do espectador, e nos faz sentir amedrontado com tudo o que acontece durante o filme. A Bruxa de Blair pode não impressionar mais, e ter o mesmo efeito na época do seu lançamento, mas o legado deixado para o cinema é inegável.



MAKING OFF DA PRODUÇÃO DE A BRUXA DE BLAIR





A LENDA DA BRUXA DE BLAIR


Tudo começou em 1785, numa vila chamada Blair, no estado de Maryland, nos EUA. Várias crianças acusaram uma mulher chamada Ellie Kedward de atraí-las para sua casa e tirar o sangue delas. Acusada de bruxaria pelas pessoas da vila, ela foi banida na floresta de Blair durante o inverno, e nunca mais foi vista. Em 1786, os filhos dos que acusaram Ellie Kedward pelo crime, desapareceram, e com medo, todos abandonaram a vila sem falar no nome de Ellie, nunca mais. Um livro chamado "The Blair Witch Cult" foi publicado, em 1809, contando todos detalhes sobre o que aconteceu em Blair.


Em 1824, é fundada a cidade de Burtksville, na mesma área da vila de Blair. Não levou nem um ano para que crianças começassem a desaparecer. Uma menina chamada Eillen Treacle desapareceu, mas onze testemunhas disseram que viram uma mão de uma mulher sair da água do rio e pegar a menina. Seu corpo desapareceu e nunca foi encontrado. Treze dias depois, surgiram vários galhos em um rio perto da cidade. Em 1886, outra menina chamada Robin Weaver também desapareceu, e várias equipes de buscas foram acionadas. A menina voltou para casa, mas o grupo de busca não foi encontrado, e semanas depois, eles foram encontrados em um lugar chamado "Coffin Rock", onde estavam amarrados e mortos.


Em 1941, mais sete crianças desapareceram e, dias depois, um homem chamado Rustin Parr, entrou em um mercado dizendo: "finalmente terminei". A polícia encontrou os corpos das sete crianças desaparecidas mortas na casa de Parr, que foram assassinadas e, segundo o acusado, colocava as crianças de costas em uma parede e as matava (lembra da cena final do filme?). Ele foi acusado pelo crime e enforcado.


Nada mais aconteceu, até outubro de 1994, quando os estudantes Heather Donahue, Michael C. Williams e Joshua Leonard entraram na floresta de Burkittsville, a antiga Blair, para investigar sobre todos os acontecimentos envolvendo uma bruxa (Ellie Kedward), e nunca mais foram vistos. Cinco dias depois, a polícia local iniciou uma busca pelos estudantes, e acabaram encontrando o carro de Josh. Uma busca maior se iniciou na floresta de Burkisttvile, com a ajuda de mais de cem pessoas, cães, helicópteros, e até um satélite, que durou cerca de dez dias. As buscas se encerraram em novembro do mesmo ano, já que ninguém encontrou os estudantes e nenhuma evidência do desaparecimento. A mãe de Heather, Angie Donahue, continuou as buscas por conta própria, até julho de 1995, quando o caso foi dado como encerrado, que as provas não foram conclusivas.



Em outubro de 1995, um grupo de estudantes da universidade de Maryland encontrou as filmagens dos três estudantes desaparecidos perto de uma casa abandonada na floresta de Burkisttville (lembra da casa que aparece no final do filme?). O xerife da cidade, Ron Cravens, confirmou que as filmagens eram de Heather, Mike e Josh, e os vídeos foram mostrados para as famílias, em dezembro do mesmo ano. Após as análises, a mãe de Heather achou que as evidências não eram conclusivas, e exigiu ver o restante das filmagens, que segundo os policiais, eram falsas. Angie, mãe de Heather, criticou publicamente o xerife Cravens, e as fitas foram arquivadas pelo governo, sem que ninguém tivesse acesso, encerrando o caso, em 1996. Em outubro de 1997, as fitas foram liberadas para as famílias dos estudantes desaparecidos, e Angie Donahue entrou em contato com a produtora Haxan Films, para analisar o material das filmagens, que acabou sendo editado e transformado no filme A Bruxa de Blair.



OS ATORES ATUALMENTE


Heather Donahue, Michael C. Williams e Joshua Leonard continuaram atuando no cinema e em séries de TV após o lançamento de A Bruxa de Blair. Heather participou no filme Amor ou Amizade, em 2000, na série Taken, em 2002, e em alguns episódios de outras séries. Seu último papel como atriz foi no filme The Morgue, em 2008. Atualmente, ela escreveu um livro chamado "Como a Minha Vida Depois de A Bruxa de Blair Me Levou à Maconha", e vende a erva nos EUA para fins medicinais (em vários estados do país a maconha é liberada para uso medicinal).


Michael C. Williams participou de alguns episódios da série Law e Order, em 2000, e no filme Força Especial (The Objective, em 2008). Joshua Leonard foi o que mais se destacou no cinema, fazendo vários filmes, entre eles, Se Eu Ficar (2014), Homens de Honra (2000), e em várias séries, como CSI: Miami, CSI: NY, Criminal Minds, e recentemente em seis episódios da série Bates Motel, em 2015.










 




BRUXA DE BLAIR 2: O LIVRO DAS SOMBRAS (BLAIR WITCH 2: BOOK OF SHADOWNS)


Ano: 2000

Direção: Joe Berlinger

Elenco: Kim Director, Jeffrey Donovan, Erica Leerhsen, Tristine Skyler e Stephen Turner



NOTA: 7,0












Quando um filme faz sucesso nas bilheterias, é quase certo que terá uma continuação. Isso sempre teve em Hollywood, e ainda tem, mas agora, com mais frequência. A Bruxa de Blair foi um estrondoso sucesso, além de ter ficado famoso no mundo todo e ganhado milhões de fãs, e com isso, os produtores decidiram fazer uma continuação para "explicar melhor a história. Eis que surge a pérola Bruxa de Blair 2: O Livro das Sombras (Book Of Shadowns: Blair Witch 2), continuação feita às pressas, que foi um fracasso de crítica e um desastre de bilheteria, sendo odiado pela maioria dos fãs. Não dá para dizer que o filme é ruim ao extremo, porque não é, e tem muitas coisas interessantes que a continuação mostra, além da relação com o primeiro filme.


Um grupo de cinco estudantes Kim, Erica, Jeffrey Tristine e Stephen, vão até a floresta de Burkisttiville para rodar um documentário sobre a lenda de uma bruxa que vive na floresta, e que foi responsável pelo desaparecimento dos três estudantes do primeiro filme. Após passarem a primeira noite na floresta, o grupo se hospeda na casa de Jeffrey, e não demora para coisas estranhas acontecerem com eles.


A Bruxa de Blair 2 foi filmado de modo convencional, sem o estilo "amador" found footage, e segue a regra que a continuação tem que ser maior e mais violenta para ser melhor do que o original. O primeiro filme foi extremamente assustador, e usava somente o suspense e mistério para impressionar o público. Já a continuação, praticamente esquece esses elementos, e abusa do sangue, violência, gritos, sexo e nudez, elementos batidos no terror. Ainda tem um mistério, e um pouco de suspense, mas nada de relevante o suficiente. A fotografia não ajuda tanto no suspense, mas ainda é eficiente em alguns momentos, principalmente em uma cena que Kim vai buscar cerveja e entra numa estrada deserta à noite.



Mas como disse, a continuação não é tão ruim. Tem bastante suspense, e a situação que os personagens passam é bem assustadora, se colocando no lugar deles, claro. A ligação com o primeiro filme também é boa, já que mostra o que aconteceu após o desaparecimento dos três estudantes, a repercussão e todo o impacto que o filme causou na vida das pessoas, com os fãs querendo investigar a floresta para "encontrar" a bruxa, e as vendas de produtos inspirados na lenda da bruxa de Blair.


A atuação dos personagens é um grande problema do filme. Todas são superficiais demais, sem nenhuma emoção ou sentimento, onde tudo é forçado e sem nexo. Os atores usaram os seus primeiros nomes de verdade nos personagens. Temos a gótica com poderes mediúnicos, Kim, a bruxa do bem Erica, o ex-viciado e recém saído do hospício Jeffrey, e o casal Stephen e Tristen, que querem fazer um documentário definitivo sobre a lenda da bruxa de Blair. Nenhum deles convence, e todos são exagerados e desesperados demais.


O resultado final de Bruxa de Blair 2: O Livro das Sombras, apesar de ter alguns acertos, é desastroso e desnecessário, tudo porque o filme foi feito às pressas para pegar o embalo do sucesso do primeiro filme. Ainda tem uma certa tensão e suspense, mas não é o suficiente para deixar o espectador aflito, assim como o original deixou, e muito menos marcar o cinema como o anterior fez. Mas vale a pena assistir para se ter uma noção da febre mundial que A Bruxa de Blair causou. Essa continuação funcionaria, talvez, se fosse anunciada como um spi-off, e não uma continuação. E de fato, parece mais um spin-off mesmo.




O SEGREDO DE "ESREVER"


O segredo de "esrever" é um enigma que só foi revelado no lançamento do DVD. Nos extras do DVD, os produtores falam que existem várias cenas em que aparecem coisas estranhas do filme, além de pistas sobre um segredo, uma mensagem escondida, para o espectador resolver. Claro que você terá que ver todo o filme, mas eu fiz print das cenas que aparecem esses segredos, e confesso que não sabia disso tudo até quando eu fiz essa postagem. É muito interessante e fica legal se você ver o filme de novo sabendo disso.


"esreveR" significa "Reverse" (ao contrário, em português), e são mencionadas cinco palavras, que são pistas de onde estão alguns segredos: DOOR (porta), GRAVE (túmulo), RUG (carpete), WATER (água) e MIRROR (espelho), além de algumas palavras que aparecem escondidas, e servem para resolver o enigma. Vamos então, desvendar esse segredo?



- PORTA (door):


Lá pelos 52 minutos e 50 segundos de filme, Stephen sai do quarto onde está Tristen para procurar Erica. Quando ele abre a porta aparece um rosto de uma criança refletida na porta.




- GRAVE (túmulo)


Nessa dica aparecem duas pistas, sendo que uma serve para resolver a mensagem escondida. A pista para solucionar a mensagem vou citar depois. No início do filme, quando o grupo vai buscar Kim no cemitério e eles vão embora, aparece uma sombra do galho que parece um homem pendurado. A partir dos 8 minutos e 45 segundos, você poderá ver. Lembra que Josh, Mike e Heather encontram esses galhos em forma de bonecos? Esses bonecos de galhos aparecem em vários momentos do segundo filme.



Na mesma cena, quando o grupo está chegando no cemitério, pouco antes de encontrarem Kim, ela está deitada em um túmulo. Não é um túmulo qualquer. O nome que aparece no túmulo é TREACLE. Lembra na história da Bruxa de Blair, onde uma menina é puxada para dentro do rio pela mão de Ellie Kedward? O nome dessa menina é Eillen Treacle.




- WATER (água)


No sonho de Tristin, quando ela vai até o rio com uma toalha e simula um afogamento, nos 23 minutos e 18 segundos, aparece o reflexo de outro boneco com galhos na água. À medida que a corrente anda, essa sombra se mexe. Assistindo a cena fica mais fácil de observar.




- MIRROR (espelho)


Em uma das cenas que Jeffrey está sendo interrogado pelo xerife, nos 31 minutos e 18 segundos, o xerife passa na frente de um vidro espelhado, e um rosto deformado aparece olhando para a gente.



- RUG (carpete)


Logo depois da cena em que Kim sai do furiosa do mercado, nos 48 minutos e 57 segundos, Erica aparece ajoelhada se balançando e repetindo umas palavras. A palavra OR, que traduzindo para o português seria OU, aparece destacada no carpete. Essa palavra é uma pista para resolver o enigma.





RESOLVENDO O ENIGMA


Como já disse, existe um enigma para ser resolvido: tem palavras que aparecem escondidas durante algumas cenas do filme, e a ordem em que as palavras aparecem não importa, porque você terá que inverter e formar uma frase que faça sentido. Vou colocar na ordem que aparecem no filme. Uma das palavras a gente já encontrou no filme: OR, que aparece no carpete.


- FURTHER


Ainda na cena do cemitério, quando o grupo está chegando no lugar para encontrar Kim, ela está deitada em um túmulo. Na primeira cena, a câmera mostra o grupo em pé, e aparece o nome TREACLE, o sobrenome da menina que foi puxada para dentro do rio na lenda da Bruxa de Blair. Depois, a câmera mostra Kim deitada no túmulo, e quando a câmera mostra o grupo de novo, a palavra mudou, e agora é FURTHER. A cena pode ser vista a partir dos 8 minutos e 26 segundos.





- ME


Quando o grupo chega na casa de Rustin Parr, o cara que matou as sete crianças, e eles estão montando o acampamento, tem uma cena em que Erica e Tristin estão conversando. A partir dos 13 minutos e 52 segundos, Erica se deita no chão. Do lado, aparece a palavra ME em preto.




- SEEK


Ainda na cena da casa de Rustin Parr, mas à noite, todos estão sentados ao redor de uma fogueira, bebendo e fumando. A partir dos 15 minutos e 35 segundos, quando Erica está acendendo um cigarro para Kim, uma das chamas da fogueira forma a palavra SEEK. É muito rápido que aparece e para visualizar melhor, use algum reprodutor de mídias, reproduza lentamente, e conseguirá ver a parte certa, na opção "quadro à quadro".





- NO


Na cena em que Erica e Stephen estão se "pegando", ela arranha o peito dele e sai um monte de sangue. Logo após isso, nos 43 minutos e 34 segundos, aparece a palavra NO na parte de cima da janela.





Agora que já encontramos as cinco palavras escondidas no filme, vamos descobrir qual é o segredo. As palavras que encontramos são:


OR - FURTHER - ME - SEEK - NO


Essas palavras formam uma frase, mas a ordem está invertida. A única que faz sentido ser uma frase é "Seek Me No Further Or", que traduzindo seria algo como "Não me procure mais, ou". A última palavra, "ou", sugere que a frase tem uma continuação, ou seja: falta uma parte do enigma.


Quase no final do filme, tem uma cena em que o grupo encontra o corpo de Erica em pé em um armário, e eles começam a discutir. Logo depois, Tristin, que estava deitada na cama, aparece e começa a falar que "tudo está ao contrário", e cita uma frase de forma estranha, a partir de 1 hora e 09 minutos de filme: "EERF KLAW NIAGA LLIW NERDLIHC EHT". Levando em consideração ao que Tristen disse pouco antes, se lermos a frase ao contrário, ela será "The Children Will Again Walk Free", que traduzindo seria algo como "As Crianças Irão Andar Livres Novamente".


Agora, o segredo está completo, e podemos completar a charada. Juntando as duas frases, ela será Seek Me No Further Or, The Children Will Again Walk Free (Não me procure mais, ou as crianças irão andar livres novamente). Interpretando essa frase, a mensagem diz que se o grupo não parasse de buscar informações sobre Ellie Kedward, ela iria soltar as crianças.



OUTRAS IMAGENS OCULTAS


Além dessas imagens escondidas para desvendar a mensagem, existem várias outras cenas com detalhes que não percebemos. Abaixo vou citar algumas.


- RUSTIN PARR


Lembra na história da Bruxa de Blair, que em 1941, um homem chamado Rustin Parr entrou no mercado local e disse, "finalmente terminei". Eles investigaram e descobriram os corpos de sete crianças que estavam desaparecidas em sua casa. Logo depois, ele foi acusado e enforcado. No filme, ele não aparece, mas no falso documentário, sim. Em O Livro das Sombras, o homem que interpretou Rustin Parr aparece no filme, na cena em que Kim está no mercado. Parr está deitado no chão arrumando a geladeira, Kim o vê no chão, e o cara diz: "eu terminei agora", que é uma referência ao que ele disse no mercado. Ainda, as ferramentas de Parr no chão, estão arrumadas na forma do boneco com galhos. A cena pode ser vista a partir dos 47 minutos.





- FERRAMENTAS ENSANGUENTADAS


Ainda na cena que Kim vai no mercado, e depois quando ela vai embora, as ferramentas encostadas na parede aparecem com sangue. A cena aparece a partir dos 48 minutos e 35 segundos.





- ROSTO NA FUMAÇA


Na cena que o grupo está acampando nas ruínas da antiga casa de Rustin Parr, Stephen está fumando cigarro, e na fumaça aparece um rosto. Alguns dizem que é o rosto de Jefrrey gritando. O rosto aparece nos 16 minutos e 09 segundos de duração, e para poder ver melhor, que tem de ver pausadamente.





E ficamos por aqui com o especial de Bruxa de Blair 2. Se você encontrar algum outro segredo escondido, deixa uma mensagem. E vamos esperar ansiosamente para o lançamento do terceiro filme da Bruxa de Blair. Será que vamos descobrir o que houve com Heather? Será que a lendária Bruxa de Blair vai aparecer?







8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page