Vencedor de 03 Oscar: ATOR COADJUVANTE (J.K. Simons), Edição e Mixagem de Som.
05 Indicações ao Oscar: Melhor FILME, ATOR COADJUVANTE (J.K. Simons), Roteiro Adaptado, Edição e Mixagem de Som
Whiplash: Em Busca da Perfeição começou como um filme independente sobre o sonho em ser músico. Depois, acabou ganhando festivais pelo mundo, conquistando público e crítica, e agora está entre os indicados ao Oscar de melhor filme. O filme de Damien Chazelle vai nos propor a pergunta: Qual o limite, e o quanto você se esforçaria, para se tornar um famoso músico? No elenco estão J.K. Simons, Miles Teller, Paul Reiser e Austin Stowell.
A história mostra o jovem Andrew Newman (Miles), um rapaz solitário e tímido que sonha ser uma lenda do jazz. Ele acaba chamando a atenção do professor Terence Fletcher (Simons), e o convida para integrar sua banda como baterista. Mas os métodos de ensino de Flecther são bem rigorosos, atrapalhando a vida pessoal de Andrew, testando todos os limites dele para se tornar o famoso músico que ele tanto sonha ser.
A gente já viu vários filmes desse tipo, onde alguém faz de tudo para realizar seu maior sonho. Mas a diferença aqui está no diálogo e nos métodos de ensino do professor, que seria uma versão “maldosa” de Robin Williams em A Sociedade dos Poetas Mortos. Whiplash vai chamar a sua atenção e te prender desde o início, graças ao seu ótimo enredo, fácil de entender e sem enrolação, com muito humor e crueldade; é um roteiro simples, mas que vai surpreender o espectador durante o filme todo, principalmente no seu impressionante final.
O grande feito em Whiplash é a atuação dos dois atores principais, ambos em magnificas interpretações, mas o destaque do filme é J.K. Simons, indicado ao Oscar de ator coadjuvante. Fletcher é um professor de música que tem uma banda de Jazz, composta por alunos que sonham em ser famosos, e que tem um método de ensino extremamente rigoroso: ele xinga seus alunos, os humilha, chantageia, fala palavrões, traz o inferno para suas aulas. Essas atitudes do professor são ótimas para discussões: será que esse método de ensino é correto? É necessário usar esses métodos estúpidos para incentivar alguém a se tornar uma estrela da música? Simons se entrega totalmente ao papel desse rigoroso professor, nos fazendo amar e odiar ele ao mesmo tempo, numa incrível e assustadora interpretação digna de Oscar.
O personagem de Miles Teller é um tímido jovem em busca do sonho de se tornar famoso, mas vai perceber que terá que sofrer nas mãos de Fletcher para conseguir isso. O ator pode ser considerado como a nova revelação do momento (destaque nos filmes Projeto X e Divergente), e mostra uma competente interpretação à altura de grandes artistas: ele começa tímido, fica na dele, mas aos poucos vai demonstrando todo um empenho e dedicação nos seus treinos para mostrar ao professor, a sua família, e colegas também, que consegue ser um perfeito artista, chegando até a surtar em alguns momentos (quem não surtaria se tivesse um professor como Fletcher?) O carisma do ator é incrível e consegue passar isso para o personagem, cativando o espectador mesmo em alguns momentos onde ele é um idiota. Vale a pena destacar também Paul Reiser, o pai de Miles, que sempre esteve do seu lado, e Melissa Benoist, o interesse amoroso do jovem, que esteve recentemente na série musical Glee.
Whiplash: Em Busca da Perfeição é um filme que vai agradar muita gente, e não só os amantes de música. É uma extraordinária história sobre a busca da perfeição e os sofrimentos necessários para se tornar uma estrela, e isso serve para qualquer sonho que queira buscar. O filme chama a atenção desde o início e logo nos prende com a sua eletrizante história, seus tensos e surpreendentes momentos, até o seu espetacular final. Em todas as edições, existe o chamado "azarão" do Oscar, aquele filme que não tem nada para ganhar o prêmio de melhor filme, mas é tão bom que merece pelo menos uma indicação na categoria; Pequena Miss Sunshine é um belo exemplo disso. E o azarão desse ano é Whiplass: um excelente filme, mas acredito que não vai ganhar, diferente de J.K. Simons, que ganhou o Globo de Ouro de Ator Coadjuvante e provavelmente ganhará o Oscar.
WHIPLASH: EM BUSCA DA PERFEIÇÃO (WHIPLASH)
Ano: 2014
Direção: Damien Chazelle
Elenco: J.K. Simons, Miles Teller, Paul Reiser e Austin Stowell
NOTA: 9,0
Comments