Já é possível afirmar que os filmes de terror espanhóis e orientais são sempre superiores aos filmes americanos. Não que Hollywood não tenha filmes ótimos, por que tem, mas são os “estrangeiros” que trazem grandes obras; a prova disso são as inúmeras refilmagens que a maior indústria do cinema lança. A mais nova empreitada é o longa original da Netflix Vozes, dirigido pelo espanhol Angel Gómez Hernández, que tem feito muita gente perder o sono depois de assisti-lo. Estão no elenco Rodolfo Sancho, Ana Fernadez Garcia, Ramon Barea e Belen Fabra.
O casal Daniel e Sarah se mudam com seu filho, Eric, para uma casa de afastada da cidade. O garoto começa a ouvir vozes através de seu aparelho de walkie-talkie, e quando um terrível acidente acontece, eles pedem ajuda para um renomado investigador paranormal.
Vozes é um daqueles filmes que não da para contar muita coisa da trama, porque se não, estraga toda a diversão, e por incrível que pareça, os trailers não mostram muitos detalhes do que vai acontecer. Gomez Hernandez nos apresenta um filme de casa mal-assombrada, subgênero que muita gente gosta e que quase sempre faz sucesso, onde o suspense e o mistério são constantes, e nos “obriga” a olhar cada detalhe da cena, como se algo aparecesse lá no fundo da casa, sem que o personagem veja. A história é interessante, repleta de detalhes, e mistura eventos de um passado macabro da humanidade que, aos poucos, os segredos e mistérios que envolvem toda a trama vão sendo revelados. Vozes tem protagonistas fortes, bem desenvolvidos, e com um arco dramático bem pesado, típico dos filmes de terror espanhóis, envolto de tragédias e traumas, o que movimenta a trama.
Para quem gosta de sustos, a produção tem vários, e a maioria são bem planejados e realmente não sabemos o momento certo que vai acontecer. Talvez esse seja um dos únicos problemas, o excesso de “jump scares”, que mesmo sendo divertidos e eficientes, se tornam um pouco cansativos. Há também uma boa reviravolta na trama, e um “plot-twist’ no final, bem interessante e surpreendente, além de todo o mistério que envolve a história ser assustador.
Vozes é um filme com uma proposta simples, direta e não é nada de tão grandioso, mas é isso que faz a produção se destacar das últimas que têm sido lançadas ultimamente. É macabro, assustador, repleto de sustos para quem gosta de pular do sofá, ou cama, com uma história muito interessante e reviravoltas surpreendentes na trama, resultado de um roteiro muito bem planejado.
VOZES (VOCES/ DON'T LISTEN)
Ano: 2020
Direção: Angel Gómez Hernández
Elenco: Rodolfo Sancho, Ana Fernadez Garcia, Ramon Barea e Belen Fabra
NOTA: 9,0
Disponível na NETFLIX
Comments