top of page
Foto do escritorPaulo Ricardo Cabreira Sobrinho

CRÍTICA | VIZINHOS 2



Lançado em 2014, Vizinhos estourou nos cinemas e foi um sucesso de bilheteria, nos apresentando uma divertida comédia sobre um casal, Seth Rogen e Rose Byrne, e sua filha, que tem que lidar com as festas de uma fraternidade, liderada por Zach Efron e Dave Franco, na casa ao lado. Entre cenas engraçadas, situações absurdas, Airbags, nudez, maconha e bebidas, o filme falava também sobre se tornar adulto (no caso da fraternidade), ter maturidade (no caso do casal) e responsabilidade (que serve para ambos). Dois anos depois, Vizinhos 2 é lançado nos cinemas, reciclando elementos e situações do original, com um tom mais sério, mas sem deixar o besteirol de lado. Se no primeiro filme, Mac e Kelly Radner tiveram que brigar com uma fraternidade, nessa sequência, eles lidarão com uma irmandade (de garotas). Seth Rogen, Rose Byrne, Zach Efron, James Franco, Carla Gallo e Ike Barinholtz retornam aos seus papéis, e as novas adições no elenco são Chloe Grace Moretz, Kiersey Clemons e Beanie Feldstein (as fundadoras da irmandade), e Selena Gomez em uma participação especial.


Mac e Kelly Radner estão esperando o seu segundo filho, e decidem comprar uma casa maior. Para a sorte deles, tem um casal interessado em sua casa, mas os Radner têm que esperar trinta dias com visitas regulares do novo comprador para o contrato ser assinado. Nesse meio tempo, três amigas que acabaram de entrar na universidade, Shelby (Moretz), Beth (Kiersey) e Nora (Beanie), descobrem que as irmandades não podem promover suas festas, e decidem alugar uma casa para criarem uma irmandade. E adivinha aonde...? Ao lado da casa dos Radner. Vendo que essas festas da irmandade podem afetar na compra da casa, eles decidem fazer tudo para impedi-las de fazer o maior estrago, contando com a ajuda de um "ex-irmão", Teddy (Zach Efron).


Com uma trama mais interessante, Vizinhos 2 diverte o público e recria a situação do original muito bem, ainda que o primeiro seja mais engraçado. Nos dois filmes da "franquia" Vizinhos, além do humor besteirol, tem outros temas mais sérios: no primeiro, era o conflito de gerações entre a fraternidade e o casal Radner; e em Vizinhos 2, além do conflito de geração entre o casal e a irmandade, ainda tem críticas ao sexismo e desigualdade. A crítica do filme se deve ao fato das garotas das irmandades não poderem promover suas próprias festas, e os garotos das fraternidades sim, afinal, mulheres também tem o direito de se divertir. Ainda, tem uma leve crítica ao comportamento dos jovens americanos, principalmente as garotas, sobre a forma como os garotos a veem ('vadias" de mini saia e short), onde fazem de tudo para chamar a atenção, além do modo de se vestirem, gerando um conflito existencial bem interessante sobre essas atitudes. Vizinhos 2 parece ter um tom mais sério do que o primeiro, mas isso não significa que o humor besteirol, as cenas hilárias, e vergonhosas, não estejam no filme. Absorventes, vômito, brigas, airbags, maconha, bebidas, banhos de sol, de mangueira e muita imaturidade retornam na sequência.



Vizinhos 2 tem três núcleos diferentes, Mac e Kelly, Teddy, e Sheby e suas amigas, onde vemos um crescimento maior em todos os personagens, seguindo a mesma linha do primeiro. O maior exemplo é Teddy, interpretado por Zach Efron. O seu melhor amigo, Pete (Dave Franco) cresceu e está construindo sua própria família, com um outro homem, e criando sua própria empresa, enquanto ele ainda está com pensamentos em sua antiga fraternidade. Com isso, o personagem de Zach entra na "crise dos 20", sem saber o que fazer da vida. Ressalto aqui a naturalidade em abordar o homossexualismo, raro em um filme como Vizinhos. Todos os personagens tem um ótimo aprofundamento, sempre no assunto "crescer", e esse é um dos grandes acertos dos dois filmes, mas especialmente desse segundo. Até a personagem de Chloe Moretz entra em um conflito existencial, junto com suas cofundadoras da irmandade, já que elas não querem ser apenas um "corpinho bonito", e querem os mesmos direitos para festas que os homens tem. Aliás, a atriz é a grande atração de Vizinhos 2, e sua personagem é o que faz a diferença nessa sequência. Mike e Kelly continuam sendo o casal perfeito, os tornando ainda mais amáveis e engraçados, provando a ótima sintonia entre os atores. Ainda tem a participação especial de Selena Gomez, que aparece em duas cenas, como a líder de uma outra irmandade mais famosa.


Pelo filme ser curto, você poderá sentir que tudo acontece muito rápido, e isso é ótimo pois não torna o filme cansativo. Shelby e suas amigas tem grandes motivos para quererem criar uma irmandade, e Mac e Kelly também tem um forte motivo para impedir que as amigas se divirtam, e assim, se inicia uma hilária batalha entre vizinhos com proporções gigantescas e vergonhosas. Vizinhos 2 acerta em manter o enredo do primeiro filme, e ao colocar uma nova irmandade no lugar da fraternidade, além de tocar em assuntos polêmicos de hoje em dia, como o feminismo, sexismo e desigualdade, tudo isso misturado com as típicas cenas hilárias do original. Muitos podem achar que repetir elementos do primeiro filme é ruim, e até é, mas aqui funciona, e muito. Com uma história mais profunda, um desenvolvimento maior dos personagens, e temas importantes, misturados com as cenas engraçadas e muito humor, Vizinhos 2 se torna uma grande surpresa para uma continuação.





VIZINHOS 2 (NEIGHBOURS 2: SORORITY RISING)


Ano: 2016

Direção: Nicholas Stoller

Elenco: Seth Rogen, Rose Byrne, Zach Efron, James Franco, Carla Gallo e Ike Barinholtz, Chloe Grace Moretz, Kiersey Clemons e Beanie Feldstein e Selena Gomez



NOTA: 9,0













0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page