top of page
Foto do escritorPaulo Ricardo Cabreira Sobrinho

CRÍTICA | VIZINHOS

Atualizado: 23 de mar. de 2022


Os americanos adoram uma comédia politicamente incorreta, e os nomes envolvidos sempre são de Seth Rogen, Jonah Hill e Judd Apatow: Superbad, Anjos da Lei, Ligeiramente Grávidos, É o Fim; todos fizeram enorme sucesso por lá. Agora, é a vez de Nicholas Stoller, junto com Seth Rogen, levar para as telonas, um novo exemplar do gênero, Vizinhos, que mostra uma família que tem que lidar com os novos moradores barulhentos da casa ao lado: uma fraternidade. Rose Byrne, Zac Efron, Dave Franco, Christopher Mintz-Plasse e Ike Barinholtz completam o elenco.


Kelly (Rose Byrne) e Mac (Seth Rogen) são um casal com uma filha recém nascida, que moram em um bairro tranquilo. Isso, até a chegada de uma fraternidade, que tem como lideres Teddy (Zac Efron) e Pete (Dave Franco), com as suas festas noturnas e muita bagunça. Sem entrarem em um acordo, o casal e os irmãos da fraternidade começam uma guerra sem precedentes.


Vizinhos é mais do que um simples besteirol, e tem importantes pontos para refletir, ainda que seja bem por cima. Aqui, temos a clássica história de guerra entre vizinhos, mas levada a um nível absurdo com momentos muito sem noção. Bebidas, maconha, sexo, festas, nudez, “brotheragem”, músculos, tudo com situações inimagináveis envolvendo pênis, airbags e camisinhas, com muito humor escrachado e piadas de tudo que é tipo. No meio desse barraco todo, ainda tem espaço para uma pequena lição. Por um lado, temos Mac e Kelly, com uma vida de casal que está na rotina com a chegada de sua filha e que só querem tranquilidade; do outro, Teddy e Pete, dois belos jovens universitários, bem populares, que adoram festas, drogas e mulheres; ambos tendo que saber como lidar com essa diferença. Tem também, o fato de que um dia, Pete e Teddy tem que amadurecer, e se dedicar a vida adulta. Claro, que isso não é a ideia principal do filme, e é pouco explorado na produção; mas está lá.



Seth Rogen repete seus personagens engraçados e bobos, enquanto Rose Byrne está divertida no papel de uma mãe desbocada e protetora. Zac Efron foi a escolha ideal para viver o universitário Teddy, que já tem ares de estudante, além da sua beleza e físico, e seu irmão de fraternidade, vivido por Dave Franco, que cada vez mais se revela um bom ator para comédias. Aliás, a sintonia entre Efron e Franco é ótima, e eles mostram realmente como são fortes os laços de amizade dois irmãos de fraternidade.


Vizinhos faz ainda referências a cultura pop, como Batman, filmes de Robert DeNiro, Game Of Thrones, e uma cena onde os personagens adultos imitam vozes de atores famosos; até Barack Obama entra no meio. A história é básica, o desenvolvimento é interessante, as situações são absurdas, tem lições de vida, muito humor e piadas com teor sexual. O longa não é uma comédia profunda, nem tem nada de inteligente, onde o foco são as intermináveis brigas dos vizinhos, servindo simplesmente para dar risadas e se divertir, fato que acontece o tempo todo. Vizinhos não vai agradar os espectadores mais exigentes, talvez não os americanos.





VIZINHOS (NEIGHBOURS)


Ano: 2014

Direção: Nicholas Stoller

Elenco: Seth Rogen, Rose Byrne, Zac Efron, Dave Franco, Christopher Mintz-Plasse e Ike Barinholtz.



NOTA: 9,0




Disponível na STAR +








2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page