O Universo Cinematográfico da Marvel iniciou lá em 2008, e até hoje, teve 22 filmes, mais de trinta heróis apresentados, bilheterias bilionárias, tudo isso ao longo de onze anos, planejado perfeitamente, com filmes solos dos super heróis, e as grandes junções deles. Mas se tudo tem um início, há também um fim. Não que os filmes da Marvel deixarão de existir, mas tudo será diferente do que foi apresentado nesses onze anos. Em 2018, Vingadores – Guerra Infinita deu início ao inevitável fim, uma experiência cinematográfica jamais vista no cinema, um épico grandioso e incrível. O filme acabou com um dos maiores “cliffhangers” do cinema, onde Thanos reuniu as joias do infinito, e deu o temido estalo de dedos, culminando não só a morte de vários super heróis, mas também da metade da população da Terra. Agora, os heróis restantes precisam encontrar uma forma de derrotar Thanos, e tentar reverter os efeitos do estalo dele, no incrível e grandioso, Vingadores – Ultimato.
A primeira hora do filme, acompanhamos o resultado do estalo de Thanos no mundo, e as consequências que isso trouxe para os nossos queridos heróis. Os que restaram dos vingadores, armam um plano para reverter os acontecimentos: uma viagem no tempo para pegar todas as joias do infinito, antes do vilão. Essa parte é um pouco arrastada, tem muita explicação e teorias, não estragando nada a diversão, e é interessante como eles vão arquitetando os planos para salvar o mundo. O restante do filme, é tudo o que esperávamos: ação, emoção, diversão, risadas, piadas, grandiosos efeitos especiais e épicas cenas de ação; ainda que não tenha uma grande batalha durante a produção, e sim, só no desfecho. É nessa parte, também, que revisitamos alguns dos filmes da Marvel que já estrearam, como Os Vingadores, de 2012, os filmes do Capitão América e Thor, tudo muito bem planejado.
Em Guerra Infinita, tivemos o maior número de super heróis em um único filme, e os irmãos Joe e Anthony Russo souberam muito bem lidar com todos e desenvolve-los na trama. Em Ultimato, esse número diminui durante grande parte da história, já que metade do mundo virou pó, mas temos mais adições na turma dos Vingadores: a Vespa, que apareceu, oficialmente, no segundo filme do Homem Formiga, e Capitã Marvel, que já teve seu filme solo, e que tem papel importante em Ultimato. Aqui, os personagens tem seus dramas mais aprofundados, e seus arcos são mais dramáticos, já que a maioria lida com as perdas de amigos e seus familiares. A relação entre Capitão América e o Homem de Ferro ganha destaque, e tem um grande passo pra frente, já que desde Guerra Civil eles não se acertavam.
Os maiores destaques são para o grupo principal que sempre esteve junto desde o primeiro filme dos Vingadores. Robert Downey Jr., o Homem de Ferro, ganha um destaque mais importante na trama, assim como o Capitão América, Hulk e Thor, que está bem diferente, gordo, barrigudo e barbudo, uma ideia meio ruim e que deixou muitos fãs decepcionados. Todos os heróis tem importância em certos momentos da trama, e isso se evidencia na parte final, na tão esperada guerra final contra Thanos. O homem Formiga tem sua aparição oficial no filme dos vingadores, outro personagem muito importante para o desenvolvimento da trama, e assim como aconteceu em seus filmes solos, tem a brincadeira com o tamanho dos objetos nas cenas de ação. O maior vilão da Marvel, Thanos, tem menos destaque do que em Guerra Infinita, mas ainda demonstra ser um personagem marcante e amedrontador no universo.
Ultimato é o fim da saga dos heróis da Marvel, onde tudo irá mudar a partir desse capitulo. E como todo final, personagens deixarão o universo da Marvel, e prepare-se para perdas tristes que farão qualquer fã derramar várias lagrimas. Mas nada disso aconteceu por acaso, tudo já estava sendo planejado nos outros filmes da Marvel, até porque, outros personagens acabaram entrando no time dos Vingadores, e esses merecem mais destaques nos filmes. Além de algumas perdas, todos os personagens tem seus desfechos bem finalizados, que ditarão o futuro dos filmes da Marvel, então, espere junções inesperadas, e finais imprevisíveis e emocionantes.
E chegamos na tão aguardada batalha final contra Thanos, que se torna a maior junção de personagens da história do cinema, um momento épico e digno de estar entre os maiores da história do cinema. É um misto de emoções, de tristeza e diversão, com efeitos especiais espetaculares e grandiosas cenas de ação que também entrarão para a história do cinema. Vingadores – Ultimato tem três horas de duração, onde tudo se encaixa perfeitamente e se desenvolve na maior naturalidade, com drama e muito humor, no melhor estilo Marvel, atuações marcantes e personagens bem desenvolvidos e com uma ótima dinâmica. É o maior filme da Marvel, e é exatamente o que todo mundo estava esperando. E os outros heróis? Eles voltarão? Como? Aguarde para muitas surpresas e momentos inesperados. Não há nenhuma cena depois dos créditos.
VINGADORES: ULTIMATO (AVENGERS: ENDGAME)
Ano: 2019
Direção: Anthony Russo e Joe Russo
Elenco: Robert Downey Jr., Chris Hemsworth, Mark Ruffalo, Chris Evans, Scarlett Johansson, Benedict Cumberbatch, Chris Pratt, Tom Holland, Don Cheadle, Chadwick Boseman, Paul Bettany, Elisabeth Olsen, Paul Rudd, Brie Larson, Anthony Mackie, Sebastian Stan, Danai Gurira, Leticia Whright, Dave Bautista, Zoe Saldana e Josh Brolin
NOTA: 10
Comments