A franquia Velozes e Furiosos já pode ser considerada a mais longa do cinema atual - são dez filmes ao total -, e lá atrás, em 2001, ninguém imaginava o sucesso que faria. Mas muita coisa mudou desde os primeiros filmes. A primeira trilogia era mais focada em rixas de carros e pequenas missões, fato que começaria a mudar a partir do quarto filme, que trazia o retorno de Vin Diesel à franquia. E a partir daí, começavam as megalomaníacas cenas de ação que iam aumentando a cada filme, e as rixas de carros acabaram ficando mais de lado, dando espaço a missões tão complicadas quanto as de Missão Impossível. Uma das coisas que a franquia sempre prioriza é a “família”, formada por Dominic Toretto (Vin Diesel) e Brian O’Connor (Paul Walker), e a cada filme essa família aumentava: Luke Hobbs (Dwayne “The Rock” Johnson), Deckard Shaw (Jason Stathan), Senhor Ninguém (Kurt Russel) e Jakob (John Cena) começaram como inimigos de Toretto, para depois se unirem a ele.
Mas um dia tudo termina, e não seria diferente com a franquia de carros velozes e missões eloquentes, e Velozes e Furiosos 10 é o começo do fim: o novo filme, dirigido por Louis Leterrier, é a primeira parte da jornada final de Toretto e seus amigos – uma segunda parte está prevista para 2024, e provavelmente teremos mais um após, fechando uma “nova trilogia” -. Ainda que tenha sequências de ação absurdas, “Fast X” é um pouco mais calmo, mas é uma aventura envolvente e que tem como destaque o vilão Dante, interpretado maravilhosamente por Jason Momoa. Na trama, Toretto está fora das loucas missões de sua equipe, e segue cuidando de sua família, a esposa Letty (Michelle Rodriguez) e o seu filho Brainzinho (Leo Abelo Perry). Mas a paz termina quando uma sombra do passado surge, Dante (Jason Momoa), que promete vingança contra a sua família. John Cena, Ludacris, Tyrese Gibson, Jornada Brewster, Brie Larson, Nathalie Emmanuel, Sung Kang, Jason Stathan, Charlize Theron e Helen Mirren completam o elenco.
A trama de Velozes e Furiosos 10 volta ao passado, principalmente nos eventos de Velozes e Furiosos 5 – Operação Rio, de 2013, ou seja: você terá que ter visto, pelo menos, esse quinto filme da franquia, além dos dois últimos. Mas não se preocupa se caso você não viu o filme de 2013, porque os primeiros dez minutos desse novo filme mostra o que é importante para a trama: a perseguição ao cofre pelas ruas do Rio, por outra perspectiva. Dificilmente algum filme da franquia tem uma história mais profunda, e basicamente é um vilão ameaçando Toretto e sua família onde eles têm que fazer alguma loucura para se defender. E isso é o que menos importa para nós; o que queremos é ver as loucuras que Vin Diesel e sua turma tem para mostrar. E tem muita coisa: perseguições de carros, bombas rolando, muita luta e pancadaria, mais perseguições insanas de carros, explosões e momentos tensos, todos os elementos que fizeram a franquia se tornar um sucesso.
A universal, e todos os envolvidos, sabem que a franquia tem situações surreais que desafiam as leis da física – até hoje não superei o carro flutuando no espaço -, e não se pode levar a sério, mas esse é o charme dos filmes e isso também pouco importa. Tudo é muito bem orquestrado, os efeitos especiais estão incríveis, a trilha sonora é envolvente, as cenas de ação misturam humor e drama na medida certa, e o compromisso com a realidade é zero. O único problema é algumas partes da edição: quando uma cena acaba, rapidamente ela vai para outra, e não deixa muito tempo para entender o que aconteceu; tudo fica apressado demais.
Além dos carros e das loucas sequências de ação, outro elemento que tornou a franquia um sucesso são os personagens. Todos têm um carisma notável, são muito bem desenvolvidos na trama – em Velozes e Furiosos 10 fica mais evidente -, criando uma conexão incrível com o público. Vin Diesel, e seu Dominic Toretto, realmente faz tudo, e sempre dentro de algum carro: dono de um carisma incrível, ele pula de um avião, impede uma bomba de explodir, tenta salvar seus amigos, toma decisões difíceis, e faz de tudo para salvar sua família. Não é à toa que é o queridinho por todos. O núcleo de humor fica por conta dos amigos Tej (Ludacris), Roman (Tyrese Gibson), Megan (Nathalie Emmanuel) e Han (Sung Kang), que sempre se metem em enrascadas tenebrosas, e ainda tem a participação especial de Jason Stathan, Helen Mirren, Charlize Theron, John Cena, e a estreia de Brie Larson na franquia, interpretando a filha do sr. Ninguém (Kurt Russell), e do agente do governo interpretado por Scott Eastwood.
Mas é Jason Momoa e seu imperdoável Dante o maior destaque de Velozes e Furiosos 10. Dante é um sociopata lunático, exagerado, cheio de manias e trejeitos, e Momoa faz um antagonista caricato e divertido que marca presença sempre que aparece. É o maior acerto do novo filme. Pegando inspiração no Coringa, vilão da DC, Dante é perverso, incansável, executa planos absurdos e caóticos, e promete fazer um inferno na vida de Toretto. E é interessante a dinâmica entre Vin Diesel e Jason Momoa: Toretto construiu uma família, a sua esposa Letty (Michelle Rodriguez), o seu filho Brianzinho, e os seus amigos de longa data. Já Dante não tem família – seu pai morreu -, e tem apenas seus comparsas que trabalham para ele só porque Dante ameaça a família deles. E é nesse contraponto que a trama se desenvolve, e o confronto promete ser cruel; já temos uma provinha em algumas cenas, mas o embate real ainda está por vir.
Velozes e Furiosos 10 não tem uma conclusão final, simplesmente quando menos se espera, aparecem os créditos animados, como se fosse um “cliffhanger” de uma série quando termina uma temporada e só saberemos o desfecho na próxima. Isso era de se esperar, já que teremos um Fast 11, ou Fast 10 – Parte 2, mas recentemente Vin Diesel deu a entender poderá ser uma trilogia, tudo depende do sucesso de bilheteria desse novo filme. O certo é que Fast X termina deixando muitas respostas e muita curiosidade sobre o que está por vir, teremos que esperar até 2024 para ver o fim da jornada de Dom Toretto e sua família. Velozes e Furiosos 10 é exagerado, diverte, tem muita ação, explosões, um vilão cafona, divertido e realmente ameaçador, além de ter várias reviravoltas e surpresas ao longo da trama. Mesmo tendo sequências de ação absurdas, Louis Leterrier poderia ter ousado mais, já que tivemos carros pulando de prédios em prédios em Dubai, um submarino descontrolado na Antártida, e até um carro flutuando pelo espaço, mas consegue impactar com o material que tem. Fast X também empolga com as constantes ameaças de Dante e seus planos absurdos para causar o caos, e mostra que ainda há gás para continuar a franquia, mas não tanto. As vezes tem que saber a hora de terminar, e essa hora é agora. Há uma única cena pós créditos que será uma surpresa para os fãs.
VELOZES E FURIOSOS 10 (FAST X)
Ano: 2023
Direção: Louis Leterrier
Duração: 141 min
Elenco: Vin Diesel, Jason Momoa, Michele Rodriguez, John Cena, Ludacris, Tyrese Gibson, Jornada Brewster, Brie Larson, Nathalie Emmanuel, Sung Kang, Jason Stathan, Charlize Theron e Helen Mirren
NOTA: 9,5
Comments