top of page
Foto do escritorPaulo Ricardo Cabreira Sobrinho

CRÍTICA | VEJA COMO ELES CORREM



Agatha Christie é uma das maiores romancistas da literatura, considerada a “rainha do crime”, famosa por popularizar o clássico “quem matou?”, com uma trama de mistério envolvendo um assassinato investigado pelo detetive Hercule Poitroit. Você já deve ter assistido, ou ouvido falar, de Assassinato no Expresso Oriente e Morte no Nilo, duas de suas obras mais adaptadas para o cinema. E é aí que entra a produção Veja Como Eles Correm, que não é baseado em nenhum livro da autora, mas segue toda a dinâmica de suas obras; é um filme inspirado no universo de Agatha Christie. Na trama, o diretor Leo Kopernick é assassinado em um teatro que é exibido a peça A Ratoeira, de Agatha Christie. Para resolver o mistério, é enviado o investigador Stoppard, e a policial Stalker. Sam Rockwell, Saoirse Ronan, Adam Brody, Harris Dickinson, Shirley Henderson e David Oyelowo estão no elenco.


Veja Como Eles Correm segue a dinâmica “who dunnit”, ou “quem matou”, a clássica trama que Agatha Christie sempre usou em suas obras, com direito a todas as suas características, porém, não tem o detetive Hercule Poitroit, e usa um elemento recorrente nos dias de hoje: a metalinguagem. A produção tem o assassinato, os moldes investigativos, e o detetive, mas o roteiro escrito por Mark Chapbell faz uma paródia sobre os filmes de detetives, com muito humor, trocadilhos bobos, maioria sem graça nenhuma, mas as vezes da para dar algumas risadas. A trama é simples, o mistério é interessante, mas o seu desenvolvimento é morno, pouco envolvente, não prendendo a atenção do espectador em muitas partes. A parte técnica é um dos pontos fortes do filme, recriando muito bem a década de 50, principalmente por recriar toda a estética do cinema e teatro dessa década.



Os personagens são outros acertos de Veja Como Eles Correm, mas falta um aprofundamento maior na história de vida deles; tudo é muito raso. Sam Rockwell é o inspetor Stoppard, referência a Hercule Poitroit, um personagem indiferente e desinteressante que está sempre de cara fechada. Saoirse Ronan é o oposto de Rockwell, interpretando a policial carismática Stalker, sempre entusiasmada em resolver o mistério com o seu bloquinho de anotações, e que adora conversar. O sempre ótimo Adam Brody também se destaca como o diretor Leo Kopernic, além de ser o narrador da história, e Shirley Henderson tem uma participação bem interessante, interpretando Agatha Christie. E uma curiosidade: Veja Como Eles Correm é inspirado na peça A Ratoeira, que ficou 58 anos direto em cartaz em um teatro de Londres com renomados artistas no elenco, como Richard Attenborough (o John Hammond de Jurassic Park) e Sheila Shyn, que aparecem no filme, interpretados por Harris Dickinson e Pearl Chanda, respectivamente.


Um crime, uma vítima, um detetive, e vários suspeitos. Veja Como Eles Correm parece ser uma das clássicas obras de Agatha Christie, mas se diferencia por ser uma paródia dos filmes de mistérios, e dos livros da própria autora, entediante em vários momentos, mas tem seus momentos de destaque, principalmente no ato final, que vale pelo filme todo. É um filme que brinca consigo mesmo, leve e mediano, com várias referências ao universo da autora. E aqui vão duas dicas: Não tire conclusões precipitadas, e o mais importante - não revele quem matou.




VEJA COMO ELES CORREM (SEE HOW THEY RUN)


Ano: 2022

Direção: Tom George

Elenco: Sam Rockwell, Saoirse Ronan, Adam Brody, Harris Dickinson, Shirley Henderson e David Oyelowo



NOTA: 7,0



Disponível no STAR +.













2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page