top of page
Foto do escritorPaulo Ricardo Cabreira Sobrinho

CRÍTICA | UM SONHO POSSÍVEL



02 INDICAÇÕES AO OSCAR: Melhor FILME e ATRIZ (Sandra Bullock)

VENCEDOR DO OSCAR de Melhor ATRIZ (Sandra Bullock)




Um Sonho Possível, dirigido por John Lee Hancock, inspirado na biografia do jogador de futebol americano Michael Lewis, conquistou o público e crítica nos EUA, e a fórmula desse sucesso todo é bem simples: atriz famosa (Sandra Bullock), esporte popular no país, uma história de superação e por ser uma história real, e o resultado: U$ 250 milhões arrecadados somente no território norte americano e duas indicações ao Oscar, Melhor Filme e Melhor Atriz, onde esse último, rendeu a estatueta para Bullock. Ainda estão no elenco Quinton Aaron, Tim McGraw, Katy Bates, Lilly Collins e Jae Head.


Sandra Bullock é Leigh Anne, uma mulher de uma família cristã que decide adotar um rapaz negro, e grandalhão, Michael Oher (Quinton Aaron), com um passado traumático. O jovem acaba descobrindo ser apaixonado por futebol americano, ganhando destaque na sua escola, onde toda a sua nova família fará de tudo para realizar o sonho dele.


Um Sonho Possível é um amontoado de atrativos que fez o filme se tornar um dos mais queridos na época do lançamento. É divertido, emocionante, tem uma história de superação que mexe com o espectador, personagens carismáticos, e Sandra Bullock. O diretor Lee Hancoock, que também escreveu o roteiro, segue o caminho básico para uma produção do gênero, mas não usa clichês e não é nada dramático; na verdade, o drama está lá, mas o longa tem um grande alto astral, que emociona da mesma forma, e fisga o espectador com essa cativante história de superação.



O drama funciona graças ao seu grande elenco, onde todos se saem perfeitamente bem nos seus papéis. Não podia começar a falar de ninguém mais além de Sandra Bullock, que encabeça a produção, e faz uma Leigh Anne determinada, simpática e divertida, que está longe de ser perfeita, e vê sua mudar quando “adota” Michael. É aí que aquela vida perfeita que ela conhecia, se abre para novos horizontes, revendo até algumas amizades, e ainda protege o seu novo filho de todas as formas possíveis. Bullock está maravilhosa, e o seu Oscar de atriz foi bastante merecido.


Quinton Aaron é Michael, que tem um passado conturbado com sua família, e é muito bonito ver a forma como ele está sendo cuidado pela nova família. Michael sofre bastante preconceito, e está retraído na maioria das vezes, feliz quando ele começa a dar certo no futebol, entregando uma ótima atuação. Junto com Michael, está S.J., o filho mais novo de Anne, divertido e carismático, o garoto está sempre alegre, e ajuda seu novo irmão de todas as formas possíveis, principalmente quando está treinando-o, ou até sendo o assessor da carreira de Michael. Os dois juntos é a coisa mais engraçada da produção.


Vale destacar também a veterana Katy Bates, que interpreta a professora particular de Michael, Miss Sue, sempre de bem com a vida, que acaba se tornando papel fundamental na formação do garoto.


Diversão, momentos fofos, aprendizagem, lições sobre racismo, ótimas atuações e futebol americano. Um Sonho Possível é um filme muito agradável de se assistir, traz uma importante lição de vida, em um roteiro bem planejado com soluções um pouco fáceis de se resolver, não tem uma carga dramática pesada, o que é bom, mas emociona da mesma forma e nos faz chorar com essa linda história de um novo recomeço.


Originalmente postado em 2010. Editado em 2020.







UM SONHO POSSÍVEL (THE BLIND SIDE)


Ano: 2009

Direção: Lee Hancoock

Elenco: Sandra Bullock, Quinton Aaron, Tim McGraw, Katy Bates, Lilly Collins e Jae Head.



NOTA: 9,0












3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page