Susie Salmon, como o peixe, tem 14 anos de idade, e no dia 6 de dezembro de 1973, ela foi assassinada. A garotinha fica em um lugar entre o céu e a terra, no plano espiritual, esperando sua alma ir para o "céu", observando tudo o que aconteceu após a sua partida. Essa é a história de Um Olhar do Paraíso, drama espírita dirigido por Peter Jackson, que é baseado no romance de Alice Sebold, Uma Vida Interrompida. Estão no elenco Mark Whalberg, Saoirse Ronan, Rachel Weiz, Susan Sarandon e Stanley Tucci.
Um Olhar do Paraíso é uma produção de altos e baixos, duramente criticada pela maioria dos jornalistas, injustamente, mas é um lindo filme sobre perdão e sentimentos, como o ódio, um grande empecilho para evoluirmos espiritualmente. Sem ir muito para o lado “religioso”, e analisando o filme em si, o roteiro da produção tem como base o drama, misturando com um suspense investigativo, soando incoerente algumas vezes, mas rende momentos tensos.
Há dois planos bem distintos: o de Susie, depois que ela descobre que morreu e que está em uma espécie de Limbo, e o de sua família, na Terra, mostrando as reações deles, e as consequências da sua morte. O lugar onde Susie está, entre os mundos, tem cenários lindos e imaginativos, com bons efeitos especiais, ficado pouco estranhos as vezes, mas dá uma certa leveza para a trama, que fica mais pesada quando volta para a Terra.
As atuações são outros pontos fortes também, sustentando toda trama em um misto das mais diversas reações. Saoirse Ronan, com sua Susie Salmon, é a melhor em cena, que demonstra toda a força de viver, a timidez e a simpatia de sua personagem, muitas vezes, apenas com um simples olhar, que nos fazem ficar tristes com o destino da sua vida. Do outro lado, temos o seu perverso assassino, George, interpretado pelo maravilhoso Stanley Tucci, que faz um personagem frio e perfeccionista, em uma simples, mas assustadora atuação, motivo que lhe rendeu uma indicação ao Oscar em 2010. Susie ainda está muito ligada com o plano terrestre, principalmente em relação ao seu assassino, e isso pode atrapalhar sua passagem nesse limbo.
Mark Whalberg é o pai se Susie, Jack, que inicia uma investigação para descobrir o assassino de sua filha, tomando decisões duvidosas e incoerentes. Rachel Weiz é Abgail, mãe da garota, que faz bem a parte dramática de sua personagem, mas que some grande parte da trama, e ainda tem a participação divertida da veterana Susan Sarandon, mãe de Abgail, uma espécie de alívio cômico para a trama, descolada e sempre fumando.
Um Olhar do Paraíso é um filme pesado, triste, que aborda um tema revoltante, inconstante em vários momentos, por ficar variando entre drama e suspense investigativo, mas que ainda se torna uma produção linda e emocionante. Saoirse Ronan brilha com a sua personagem, e ver os vários momentos de alegria dela é reconfortante, ainda mais nos incríveis cenários criados pela equipe de computação gráfica. A trilha sonora também da um charme no filme de Peter Jackson, principalmente no seu bonito e dramático desfecho, impossível de não se emocionar e cair algumas lágrimas. Apesar das inúmeras falhas no roteiro e em algumas atuações, vale a pena assistir a jornada de Susie Salmon, como o peixe, em sua libertação dos sentimentos ruins para seguir adiante, e evoluir.
Originalmente postado em 2010. Editado em 2020.
UM OLHAR DO PARAÍSO (THE LOVELY BONES)
Ano: 2009 (2010 no Brasil)
Direção: Peter Jackson
Elenco: Mark Whalberg, Saoirse Ronan, Rachel Weiz, Susan Sarandon e Stanley Tucci.
NOTA: 9,0
Disponível na NETFLIX.
Comments