top of page
Foto do escritorPaulo Ricardo Cabreira Sobrinho

CRÍTICA | UM LUGAR SILENCIOSO



O gênero terror já está tão batido e repetitivo, que quando surge um filme interessante, se torna um fenômeno de público e crítica; ou na maioria das vezes, só da crítica. Acontece que o grande público está acostumado com filmes de terror fáceis, sem muita complexidade, e sustos fáceis, que são repletos de clichês, mal desenvolvidos e tudo muito óbvio. Agora, quando surge um filme ótimo, elogiado pela crítica, e com tons de blockbusters, merece muita atenção. E esse é o caso de Um Lugar Silencioso, terror dirigido e estrelado por John Krasinski, uma tensa história que mostra uma família tentando sobreviver a uma ameaça alienígena. Estão no elenco Emily Blunt, Millicent Simmonds e Noah Jupe.


O mundo foi invadido por seres alienígenas monstruosos que não enxergam, mas são atraídos por barulhos. Lee (John Krasinski), e sua família, tentam sobreviver a esse apocalipse, onde não podem fazer nenhum barulho, ou conversar, por que se não, atrai a atenção das criaturas.


Um Lugar Silencioso é direto e enxuto, com apenas 90 minutos de duração, e logo na primeira cena, o filme já mostra momentos chocantes, um exemplo do que está por vir. A família, os únicos personagens que aparecem em praticamente toda a trama, não podem fazer nenhum barulho, ou ruído, muito menos conversar. Com isso, eles usam a linguagem dos sinais. Quase o filme todo é assim, sem conversas e sem muito barulho, se limitando a sons do ambiente, ou em cenas de ação. É um longa que deixa o espectador tenso, angustiado e aflito com tantas situações que os personagens passam. A solidão e as ameaças são constantes, e sentimento de proteção também, com isso, há momentos emotivos com uma pesada carga dramática, aliado a uma trilha sonora envolvente para cada momento.



O elenco do filme é um fato curioso. John Krasinski é o diretor do filme, mas também é um dos protagonistas, Lee, o pai da família. Emily Blunt interpreta Evelyn, a esposa de Lee, que é também na vida real: Krasinski e Blunt são casados de verdade. A atriz só aceitou participar do filme, se o seu marido também aceitasse atuar. A pequena Millicent Simmonds, que é surda de verdade, e Noah Jupe, de Extraordinário, também estão na produção. Um Lugar Silencioso é um filme onde os personagens não podem fazer barulho, como consequência, não há muitos diálogos entre eles, e o que resta são as expressões faciais para demonstrar alguma emoção. E isso, todos estão excelentes, conseguindo transmitir a sensação do momento: medo, angustia, tristeza; destaque para Blunt, que em cada olhar seu, passa exatamente o que a cena exige.


Um Lugar Silencioso é um baita de um filme, uma pérola do terror entre várias produções repetitivas. Krasinski consegue envolver o espectador na história, deixando angustiado e nervoso com as tensas situações. O diretor acerta também em não explicar a origem das criaturas, e o pouco que sabemos a respeito deles, é mostrado através de jornais e revistas espalhados pelos lugares. O filme tem clichês, mas o diretor soube usar a favor do filme, e tem um desfecho intenso e plausível, sem exageros ou erros. Um Lugar Silencioso é um dos melhores filmes de terror dos últimos anos, um mix de sentimentos que há tempos não se via. Único problema é que termina do nada. E sim, haverá uma continuação sem data prevista.






UM LUGAR SILENCIOSO (A QUIET PALCE)


Ano: 2018

Direção: John Krasinski

Elenco: Emily Blunt, John Krasinski, Simmonds e Noah Jupe.



NOTA: 10


















2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page