Nos últimos anos, as comédias românticas foram perdendo espaço nos cinemas – dando preferência para lançamentos mais comerciais -, e muitos filmes do gênero acabaram sendo lançados diretamente nos streamings. E indo na contramão, temos a produção da Columbia Pictures/ Sony “Todos Menos Você”. O filme de Will Gluck (de Amizade Colorida) teve uma excelente campanha de marketing nas redes sociais – principalmente no Tik Tok -, arrecadando mais de U$150 milhões nas bilheterias pelo mundo, feito que há anos não víamos de uma comédia romântica. Mas será que vale a pena esse hype todo em torno do filme?
Trazendo como protagonistas os dois astros em ascensão do momento, Glen Powell (Top Gun: Maverick) e Sydney Sweeney (da série Euphoria), a trama de Todos Menos Você começa com Bea (Sydney) e Ben (Glen) se conhecendo em uma cafeteria, onde acabam passando a noite juntos. Tudo parecia perfeito até que eles acabam brigando e cada um segue com a sua vida. Tempos depois, os dois acabam sendo convidados para o mesmo casamento na Austrália, e precisam lidar com a situação entre eles para não atrapalhar o casamento.
Todos Menos Você é inspirado na obra de William Shakespeare, Muito Barulho por Nada (Much Ado About Nothing), e tem todos os clichês possíveis de um filme do gênero: o casal protagonista que se odeia, mas vão conhecendo seus medos, a história de vida, e acabam descobrindo que são perfeitos um para o outro, entre vários outros. A diferença é que o filme puxa mais para o lado cômico do que o romance em si, criando situações hilárias, absurdas, e algumas até mais sensuais, com direito a nudez e cenas bizarras. Além disso, ainda tem referências à cultura pop, como o filme Titanic, e a clássica música “Unwritten”, da Natasha Bedingfield, usadas de maneira brilhante. Mas a trama não é só comédia e romance, tem umas pitadas de drama, principalmente nos conflitos pessoais de cada um dos personagens. Aqui talvez seja um dos únicos problemas da produção: algumas vezes, o drama parece não se encaixar com o teor cômico da trama, além de o roteiro não aprofundar nos conflitos pessoais, mas nada que estrague o charme do filme e as situações.
O maior acerto de Todos Menos Você é o casal protagonista, Glen Powell e Sydney Sweeney, que esbanjam carisma e muita química. É divertido ver a implicância entre os dois, a forma como eles se amam e se odeiam, gerando muita confusão, momentos divertidos, e situações extremamente infantis; mas é essa a proposta do filme, e está tudo bem. De destaque no elenco ainda Dermot Mulroney, que interpreta o pai de Bea, Darren Barnet e Charlee Fraser, os ex-namorados de Bea e Ben, respectivamente – personagens que estão na trama apenas para criar um conflito nada de relevante -, e Alexandra Sheep (de Pânico 5 e 6), a futura esposa da irmã de Bea, Halle (Hadley Robinson).
Todos Menos Você não é só uma comédia romântica com um casal lindo e padrão, a produção consegue se destacar no gênero, e não tem a pretensão de revolucionar as comédias românticas, apenas nos apresentar uma história boba e divertida sobre duas pessoas que se odeiam, mas sabem que são feitos um para o outro. É uma produção bem alto astral, com piadas de humor ácido, momentos fofos, muita confusão, e um timing cômico incrível, e tudo isso com as belas paisagens da Austrália – principalmente a mansão onde a trama acontece, em uma praia paradisíaca de dar inveja -. Talvez seja exagero, mas o filme de Will Gluck possa trazer de volta os lançamentos das comédias românticas para os cinemas, uma boa surpresa para os amantes do gênero.
TODOS MENOS VOCÊ (ANYONE BUT YOU)
Ano: 2024
Direção: Will Gluck
Distribuidora: Columbia Pictures/Sony
Duração: 103 min
Elenco: Sydney Sweeney, Glen Powell, Dermot Mulroney, Darren Barnet e Alexandra Sheep
NOTA: 8,5
Yorumlar