01 Indicação ao Oscar: Melhor ATRIZ (Kristen Stewart)
Kristen Stewart carregou durante anos uma “sina” pela sua atuação na franquia Crepúsculo, e sempre quando fazia outras produções, ela era lembrada pelos filmes. A mesma coisa aconteceu com seu par romântico, Robert Pattinson, mas agora, com o lançamento do novo filme do Batman, o ator conseguiu o reconhecimento por completo. Stewart também fez vários filmes, mas foi com Spencer, onde ela interpreta a princesa Diana, que chegou ao seu auge, atraindo a atenção dos críticos pela sua atuação, que lhe rendeu uma indicação ao Oscar. Dirigido por Pablo Larrain, o drama, que não chega a ser uma autobiografia da princesa de Gales, é uma obra mais intimista sobre toda a pressão que Diana estava sentindo em fazer parte da família real, com uma deslumbrante atuação de Kristen Stewart. No elenco ainda tem Sally Hawkins, Jack Farthing, Timothy Spall e Sean Harris.
Todo mundo sabe dos problemas que a princesa Diana estava passando, conflitos no casamento, a sua relação com a família do seu marido, a pressão de pertencer a realeza, e o filme de Pablo Larrain mostra exatamente isso, com a trama se passando durante o feriado de Natal, na fazenda da família real, em Sandringham, Norfolk. Spencer é focado somente em Diana, na maioria das vezes com a câmera sempre acompanhando ela, tanto é que poucas vezes o príncipe Charles, e a rainha Elisabeth, aparecem em cena. E por se tratar de um drama autobiográfico, ou quase um, o ritmo é bem lento, e pode incomodar aqueles que preferem algo mais agitado, ainda mais que o longa tem quase duas horas de duração. A produção mostra também a relação com seus filhos, praticamente os únicos momentos que Diana se sentia feliz, os momentos mais delicados e sentimentais. Larrain também aproveita para fazer uma critica sobre a forma como a família britânica age em relação a mídia, uma vida de aparências diferente do que é vendida, uma vida controlada e cheia de regras.
Spencer é o filme de Kristen Stewart, e da princesa Diana, onde a atriz vem se destacando em festivais ao redor do mundo pela sua majestosa intepretação. Kristen cativa o espectador apenas pelo seu olhar, gestos, e trejeitos, uma intepretação incrível e diferente, fazendo bom uso do sotaque britânico. Conseguimos sentir o desespero de Diana, que se sente isolada, vigiada e sufocada, tentando a todo custo fugir dos problemas, principalmente quando ela decide reviver o seu passado. Sally Hawkins também se destaca, e tem papel importante para Diana, interpretando a Maggie, responsável por organizar as suas roupas para os eventos, mas acaba se tornando uma confidente da princesa, uma válvula de escape para toda a pressão que passa; assim como seus filhos, William (Jack Nielen) e Harry (Freddie Spry).
Já tivemos várias adaptações, seja para a TV, documentários, ou cinema, sobre a princesa Diana, mas não de uma forma tocante e simplista como Spencer. Kristen Stewart se entrega total no papel de Lady Di, transmitindo toda a dor e sofrimento da pressão em fazer parte da família real britânica, se mostrando uma mulher forte, mas desesperada por dentro, implorando por ajuda, mas ninguém enxergava isso. Spencer é um forte drama, tocante e quase que poético, ainda que tenha um ritmo lento, sobre uma das mulheres mais importantes da história recente, mostrando que sua vida era uma prisão.
SPENCER
Ano: 2021
Direção: Pablo Larrain
Elenco: Kristen Stewart, Sally Hawkins, Jack Farthing, Timothy Spall e Sean Harris
NOTA: 8,0
Comentários