top of page

CRÍTICA | SONIC 3 - O FILME

  • Foto do escritor: Paulo Ricardo Cabreira Sobrinho
    Paulo Ricardo Cabreira Sobrinho
  • 26 de dez. de 2024
  • 4 min de leitura


Para “duelar” com o videogame Super Mario, da Nintendo, a produtora de games Sega criou o ouriço azul Sonic, que trazia uma jogabilidade mais rápida e dinâmica. Entre HQ’s e séries animadas, além de inúmeros outros jogos, Sonic nunca teve uma adaptação para os cinemas, até a Paramount decidir adaptar os jogos em um live-action, que teve um início um pouco conturbado: quando o primeiro trailer foi lançado, ninguém gostou da aparência de Sonic, que rapidamente acabou sofrendo alterações. Mas apesar de tudo isso, e para surpresa de todos, Sonic – O Filme foi lançado em 2020 e fez um grande sucesso, fato que nem os produtores e nem a própria Paramount imaginavam. O primeiro filme introduziu o ouriço azul com uma trama mais simples sobre amizade e família, trazendo o vilão dos games Dr. Robotinick (Jim Carrey). Sonic 2 levou as aventuras para um outro nível, mais elaborado e dinâmico, introduzindo outros personagens na trama, como Tails (Collen O’Shaughnessey) e Knuckes (Idris Elba), que acabaram ficando com Sonic e seus humanos, Tom (James Marsden) e Maddie (Tika Sumpter).


Na maioria das vezes, as continuações acabam ficando bem inferiores ao original, e franquias que chegam no terceiro filme, por exemplo, já apresentam sinais de cansaço. Felizmente, isso não acontece com a terceira aventura do ouriço azul: os filmes acabam ficando cada vez melhor, e Sonic 3 – O Filme só não é o melhor da franquia, como também é uma das melhores adaptações de jogos de videogame já lançadas. Na trama, Sonic está com sua família quando ele, Tails, e Knuckles, são chamados para resolver um problema: o surgimento de um outro ouriço parecido com Sonic, mas do mal, o Shadow (Keanu Reeves). Ao mesmo tempo, surge Gerald Robotnick (Jim Carrey), o avô do Dr. Robotnick (Jim Carrey também), que tem planos mais ambiciosos do que dominar a Terra.



Sonic 3 - O Filme superou as expectativas e acabou se tornando uma inesperada surpresa de final de ano, misturando comédia, aventura e um pouco de emoção na medida certa. Com referências aos games e vários outros easter-eggs do universo, a trama segue a mesma estrutura dos filmes anteriores – Sonic (Ben Schwart) e o seu time são chamados para resolver um problema – mas aqui, a trama é mais desenvolvida, profunda, muito mais dinâmica e ainda melhor, onde você vai rir, se emocionar e se divertir bastante; e as quase 2h de duração nem vão ser sentidas. O foco maior é na história de vida de Shadow, dando mais sensibilidade ao roteiro e tornando-o um anti-herói que todos vão amar e torcer para a sua redenção. O humor e as piadas típicas da franquia são frequentes, vindas principalmente do Dr. Robotnik e do seu avô, o que as vezes podem cansar um pouco, e tem também várias referências a cultura pop (filmes, músicas, personagens, Pokémon), e até o tema clássico do videogame aparece na trilha sonora. Outro destaque são os efeitos especiais e as grandiosas sequências de ação, um espetáculo visual cheio de luzes e cor que chegam no mesmo patamar das produções da Marvel.


Em relação aos personagens, Sonic 3 - O Filme teve algumas alterações muito bem-vindas. O núcleo humano tem menos tempo em tela – ainda bem, porque o que queremos ver mais são os personagens dos videogames -; Tom (James Marsden) e Maddie (Tika Sumpter) aparecem menos, mas são muito importantes para o desenvolvimento e os acontecimentos da história, e ainda tem o plus de estarem divertidíssimos. Jim Carrey retorna para o papel do dr. Robotnick, ainda mais engraçado e estereotipado do que antes, mas agora vem em dose dupla: ele também interpreta o avô do seu personagem, o dr. Gerald Robotnick, trazendo uma ótima interação e um aprofundamento mais dramático para o núcleo deles. E a melhor adição da franquia do ouriço azul, com certeza, foi a de Shadow (na voz incrivelmente interpretada por Keanu Reeves): ele não é necessariamente um vilão, tem apenas sentimentos de raiva e frustação porque a única pessoa que se importava com ele não está mais presente na sua vida, e acabou se deixando levar pela vingança. É um personagem fácil de se criar empatia. Além disso, o quarteto Sonic, Tails, Knuckles, e agora Shadow, tem uma dinâmica formidável e se conectam perfeitamente com os seus problemas pessoais (todos tem algum), deixando a produção ainda mais emocionante e bacana para assistir.



Sonic 3O Filme é o melhor filme da franquia do ouriço azul, trazendo uma trama mais complexa, dinâmica, ainda melhor do que as anteriores, cheio de referências e easter-eggs que vão fazer os fãs vibrarem. O maior acerto é Shadow e a sua trama sobre vingança e redenção, fato que dá mais emoção e sensibilidade para o filme, e por ser um personagem extremamente carismático no qual todos vão amar – a história do vilão que se torna o anti-herói -. Vai ser impossível, pelo menos, não se emocionar ou até chorar, ainda mais na interação com o nosso amado ouriço azul. Sonic 3O Filme gabarita todos os requisitos para se tornar um dos melhores filmes do ano, e provavelmente a melhor adaptação de videogames que Hollywood já produziu. E fique até o final da sessão, já que tem duas cenas pós-créditos, indicando que teremos aí um quarto filme. A primeira então, nossa! Prepare o seu coração de fã.




SONIC 3 - O FILME


Ano: 2024

Direção: Jeff Fowler

Distribuidora: Paramount

Duração: 110 min

Elenco: Ben Schwartz, Jim Carrey, Keanu Reeves, Idris Elba, James Marsden, Maddie Sumpter.



NOTA: 10
























Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note

 

Contate-nos

Obrigado!

© 2025 O Maravilhoso Mundo da Sétima Arte. Design criado em Wix.com

bottom of page