CRÍTICA | SLEEPERS - A VINGANÇA ADORMECIDA
- Paulo Ricardo Cabreira Sobrinho
- 8 de mai. de 2023
- 4 min de leitura

Sleepers – A Vingança Adormecida causou uma grande polêmica quando foi lançado, em 1997: baseado no romance de Lorenzo Carcaterra, a produção tem como base as torturas e os abusos sexuais que quatro adolescentes sofreram em um centro de detenção juvenil de alguns guardas. A questão é que esses relatos são do próprio autor do livro, que sofreu esses abusos. No ano seguinte, o diretor Barry Levinson adaptou a obra para o cinema, e não demorou muito para questionarem a veracidade dos fatos. No final de tudo, não foi comprovado que essa história realmente aconteceu, mas o autor também não negou. Verdade, ou não, o fato é que Sleepers – A Vingança Adormecida causou alvoroço na época, foi um grande sucesso de público e crítica, e é um ótimo drama criminal muito bem construído sobre as escolhas que fazemos e as consequências que podem definir uma vida toda.
Na trama, quatro jovens amigos, Lorenzo Carcaterra (Joseph Perrino), Michael Sullivan (Brad Renfro), Tommy Marcano (Jonathan Tucker) e John Reilly (Geoffrey Wigdor), acabam passando um trote em um vendedor e o pior acontece. Eles são condenados a passar um ano em um reformatório, onde são torturados e abusados sexualmente pelos guardas. Anos depois, já adultos, os quatro amigos acabam se reencontrando e decidem se vingar dos seus abusadores. Jason Patric, Brad Pitt, Kevin Bacon, Ron Eldar, Billy Crudup, Robert DeNiro, Dustin Hoffmann e Minnie Driver estão no elenco.
Sleepers pode ser dividido em três momentos distintos, que são narrados por Lorenzo Carcaterra, personagem de Jason Patric. O primeiro é a infância dos quatro amigos, que moram em um bairro pobre de Manhattan chamado de "Hell’s Kitchen”, nos anos 60. O diretor Barry Levinson consegue retratar perfeitamente à época, os momentos de descontração dos quatro amigos, mostrando os desafios de se viver em um bairro pobre, violento, e tomado pela corrupção, tudo com um ótimo dinamismo que acaba criando um vínculo do público com essas crianças inocentes, e prende a nossa atenção em saber o que vai acontecer, além de nos levar à uma nostálgica viagem no tempo.

Depois, quando o pior acontece, vem a parte mais pesada e tensa, quando os jovens vão para o reformatório e são torturados e abusados sexualmente pelos guardas, interpretados por Kevin Bacon, Terry Kinney e Jeffrey Donovan. Nada é mostrado explicitamente, mas dá para entender tudo o que está acontecendo, e Levinson consegue deixar tudo muito assustador e revoltante. E por fim, o terceiro momento é quando a vingança, de fato, acontece, já com os quatro amigos adultos, interpretados por Jason Patric, Brad Pitt, Billy Crudup e Ron Eldard. Nessa parte, a trama fica mais arrastada, perde um pouco o dinamismo e a tensão, mas ainda é interessante assistir o desenrolar do julgamento e a forma como eles planejam a tal vingança.
Sleepers é um filme sobre traumas, escolhas do passado, e como elas podem definir a personalidade de cada um dos envolvidos. Dos quatro amigos, só Lorenzo (Patric) e Michael Sullivan (Pitt) seguiram com uma vida mais tranquila, fora do mundo do crime, diferente de Tommy Marcano (Crudup) e John Reilly (Eldard), que cresceram revoltados com tudo o que aconteceu. Todos os personagens são cuidadosamente construídos, desde a infância até a fase adulta, o que dá mais veracidade para a trama e cada um dos amigos tem uma personalidade diferente, mas o vínculo de amizade entre eles é forte, ainda mais na fase adulta quando eles planejam a vingança. Brad Pitt e Jason Patric são os que mais se destacam, mas todos tem seus momentos de brilho. E isso vale também para os atores mirins que interpretam os personagens na infância, Joseph Perrino, Jonathan Tucker, Geoffrey Wigdor, e Brad Renfro, que protagonizam a melhor parte do filme, e é emocionante assistir suas aventuras.

Robert DeNiro também se destaca como o padre Bobby, que sempre esteve ao lado dos quatro amigos e precisa tomar uma difícil decisão que vai contra os seus princípios. Mas confesso que esperava mais do ator. A mesma situação acontece com Dustin Hoffmann, que interpreta o advogado alcoólatra Danny Snyder. Kevin Bacon está ótimo interpretando o sádico Sean Nokes, um dos guardas que comete os abusos nos adolescentes, e por fim, Minie Driver encanta como Carol Martinez, amiga de infância dos protagonistas, criando um forte laço de esperança e calmaria entre os momentos terríveis que eles passaram.
Inspirado em O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas, Sleepers – A Vingança Adormecida é um forte e envolvente drama criminal sobre escolhas na infância que podem definir a vida de uma criança, contando com um roteiro e personagens bem desenvolvidos. A cena final é comovente, assim como vários trechos da produção, carregados de fortes emoções, e com certeza é um filme que deixará marcas em quem assistir. O espectador precisar ficar mais atento em relação aos personagens para saber quem é quem na trama, mas nada de tão complicado. Barry Levinson entrega o seu mais importante e polêmico filme de sua carreira.

SLEEPERS - A VINGANÇA ADORMECIDA
Ano: 1996
Direção: Barry Levinson
Duração: 147 min
Elenco: Jason Patric, Brad Pitt, Kevin Bacon, Ron Eldar, Billy Crudup, Robert DeNiro, Dustin Hoffmann, Minnie Driver, Joseph Perrino, Jonathan Tucker, Geoffrey Wigdor, e Brad Renfro
NOTA: 9,0
Disponível na AMAZON PRIME VIDEO







