Junto com Aquaman e Mulher Maravilha, "Shazan!" ajudou a deixar de lado aquela atmosfera mais sombria das produções do universo da DC, criada por Zack Snyder. O primeiro “Shazan!” cativou o público que não conhecia as HQ’s sobre órfãos adolescentes que adquiriram superpoderes, que cresciam e se tornaram super-heróis, com uma trama leve e divertida. Quatro anos depois, Shazan! 2 – Fúria dos Deuses, chega aos cinemas com a mesma dinâmica, honesto e divertido, mas com uma trama mais confusa e um mal desenvolvimento das vilãs, que acabou rendendo uma péssima avaliação da crítica e do público, e um prejuízo para a Warner. Mas a produção é tão ruim assim, e acabou sendo injustiçada. Na trama, duas Deusas, Hespera (Helen Mirren) e Calipso (Lucy Liu), surgem na Terra (sem explicar como e de onde vieram) para recuperar um cajado poderoso e iniciar uma vingança na Terra. Com essa ameaça, os super-heróis precisam entrar em ação e impedir que o pior aconteça. Zachary Levy, Adam brody, Jack Dylan Grazer, Helen Mirren, Lucy Liu e Dijimon Hounsou.
Shazan! 2 – Fúria dos Deuses entrega tudo o que promete: uma aventura dinâmica, divertida, cheia de humor e personagens carismáticos, mas com uma trama que confunde o espectador até um certo momento – a própria Helen Mirren disse isso em uma entrevista (com tom de humor) -, mas que funciona dentro do que propõe. O roteiro de Henry Gayden e Chris Morgan, também do primeiro filme, é envolvente e tem muito sarcasmo e humor, mas muitas vezes parece uma bagunça, com núcleos e personagens mal desenvolvidos, deixa muita coisa sem explicação, e tem uma revelação antes da metade da fita. “Shazan! 2” mistura drama adolescente sobre amadurecimento com uma história de vingança – bem clichê por sinal -, que se apoia nos ótimos efeitos especiais e nas épicas sequências de ação, muito mais elaboradas do que o primeiro filme, mesmo que sejam um pouco repetitivas, com unicórnios, dragões, criaturas mitológicas, Deuses e demônios espalhando o caos na cidade, nada de novo. Ainda assim, essa dinâmica toda é divertida e tira a trama do marasmo, ainda que poderiam ter uns quinze minutos a menos das suas 2h10 minutos de duração.
Um dos acertos de “Shazan! 2” é o elenco carismático e bem-humorado que consegue cativar o público com as divertidas interações entre eles. O núcleo infantil é o que mais se destaca, e todos tem uma importância no seu desenvolvimento na trama, mas é o carismático Freddy (Jack Dylan Grazer) que recebe os holofotes. O jovem lida com suas inseguranças, sua nova paixão, e surge um conflito entre ser um herói ou um adolescente, criando uma empatia com o público que o abraça. Billy (Asher Angel) também tem seu destaque, e que também está passando por problemas pessoais – traumas do passado, e lidar com o fato de ser um herói -.
Já o núcleo adulto é mais complicado: Zachary Levi parece forçar muito o humor do herói Shazam, se tornando um personagem bobo e cansativo em determinados pontos do filme, diferente do primeiro. O vilão da vez, as vilãs na verdade, são as Deusas Hespera (Helen Mirren), Calipso (Lucy Liu), e uma outra que é a revelação da trama. O roteiro pouco mostra sobre a origem delas e as motivações para a sua vingança, são mal desenvolvidas, e uma delas acaba se tornando a real vilã. E se prepare para uma inusitada participação especial no desfecho.
Shazan! 2 – Fúria dos Deuses é bobo, divertido e simpático, não tem a pretensão de inovar o universo dos super-heróis, e provavelmente você verá muitas semelhanças com outras produções do gênero. Mesmo com os clichês básicos, o mal desenvolvimento, e a enorme quantidade de núcleos que deixam a trama bastante confusa, o diretor David F. Sandberg faz um filme de super-herói honesto, simples, e de coração enorme, tanto para crianças quanto adultos, cheio de referências a cultura pop, e muita ação e diversão para todos. Uma pena que o futuro da franquia esteja terminando, porque “Shazam!” é um dos produtos mais interessantes da DC, mas falta mais empenho ao criar um enredo que se sustente. Shazan! 2 – Fúria dos Deuses cumpre o que promete: ser uma aventura descompromissada e divertida. Fique atento para duas cenas pós-créditos.
SHAZAM! - FÚRIA DOS DEUSES (SHAZAM! FURY OF THE GODS)
Ano: 2023
Direção: David F. Sandberg
Duração: 2h10min
Elenco: Zachary Levy, Adam brody, Jack Dylan Grazer, Helen Mirren, Lucy Liu e Dijimon Hounsou
NOTA: 8,0
Kommentare