top of page
Foto do escritorPaulo Ricardo Cabreira Sobrinho

CRÍTICA | SEM ESCALAS

Atualizado: 3 de nov. de 2021



Uma história intrigante, cheia de mistérios e surpresas, é um prato cheio para atrair um grande público ao cinema. Junte isso com a escalação de um ator considerado o "mestre da ação" do momento (Liam Neeson), e você terá um grande filme chamado Sem Escalas (Non-Stop, 2014). Filmes de mistérios são os meus favoritos, pois nos fazem pensar e tentar resolver junto com o protagonista, sendo a forma mais fácil de chamar o espectador para "participar" do filme. Dirigido por Jaume Collete-Serra (de A órfã e Desconhecido), Sem Escalas é um eletrizante suspense estrelado por Liam Neeson, Juliane Moore, Corey Sthol e Michelle Dockery.


Bill Marks (Neeson) é um agente Federal que está num voo sem escalas para Londres. Depois dos atentados de 2001, todos os voos dos EUA têm a bordo um agente para a segurança dos passageiros, e Bill é o escolhido da vez. Tudo parecia estar tranquilo até que ele recebe uma mensagem de alguém a bordo dizendo que irá matar um passageiro a cada 20 minutos, até os agentes depositarem uma quantia alta em dinheiro. Bill começa a investigar, com a ajuda de Jen (Julianne Moore), uma passageira do avião, e da aeromoça Nancy (Michelle Dockery), mas acaba descobrindo que ele é o principal suspeito de tudo o que está acontecendo, e agora, terá que provar para todos do avião, e para a polícia também, que ele não é um terrorista, além de descobrir quem é o verdadeiro sequestrador.


Liam Neeson é um dos maiores atores dos filmes de ação da atualidade: estrelou os filmes de ação Desconhecido, Busca Implacável 1 e 2, e A Perseguição. E qualquer filme de ação com ele, com certeza, vem coisa boa por aí. Sem Escalas é um daqueles filmes que com certeza irá chamar a sua atenção, e vai te prender na poltrona durante o filme inteiro. Não é um filme com muitas cenas de ação, como os da série Busca Implacável, já que Sem Escalas é mais um filme de suspense e mistério, mas a ação e pancadaria estão garantidas. Vale ressaltar aqui a boa utilização da tecnologia no filme: transmissão simultânea das filmagens de dentro do avião para fora, e a mídia usando esse meio para noticiar os acontecimentos. Além da imagem na tela das conversas no chat de Bill com o sequestrador, o que torna o filme mais interessante.



O roteiro é cheio de mistérios, suspense e revelações, onde aos poucos a história vai se construindo, e conhecemos os suspeitos e suas ações para então descobrir quem é o culpado. A lista de suspeitos é grande, e pode ser qualquer um. Tudo é muito bem planejado, e aos poucos a tensão e o mistério vão aumentando, nos levando a um excelente desfecho, com muita pancadaria, tiros e explosões. O final, assim como o filme todo, lembra Plano de Voo, de 2004, outro excelente filme que se passa em um avião, estrelado por Jodie Foster.


Os personagens são muito bem apresentados, e vamos descobrindo aos poucos sobre eles. Bill é um agente federal alcoólatra cuja filha morreu de câncer e passou por diversos problemas, e todos os traumas são usados para levantar mais suspeitas sobre ele. Uma ótima adição no elenco é a de Julianne Moore, que interpreta Jen, uma mulher que vive a vida intensamente e se recusa a sentar no corredor dos aviões. A então vencedora do Oscar mostra que pode fazer qualquer gênero de filme, e ainda se diverte. A lady Mary Crawley, da série Downton Abbey, é a aeromoça que ajuda Bill na investigação, que tem um papel muito importante e pode ser considerada a mocinha da história. Os outros personagens são totalmente clichês: o policial revoltado, o árabe que todos suspeitam ser o terrorista, a jovem loira gostosa e fogosa; mas nada que deixa o filme ruim. Ainda tem a indicada ao Oscar Lupyta Nyong, que tem um papel bem pequeno e limitado.


A paranoia e a desconfiança começam, e os suspeitos são apresentados; cabe agora ao público, e Liam Neeson, analisar os fatos e descobrir quem é o culpado, em um filme no melhor estilo do subgênero "Whodunit" (quem é o culpado). Com um ótimo suspense, Sem Escalas é um filme despretensioso e divertido, principalmente para o público, que pode interagir e desvendar os mistérios dessa viagem junto com o astro. Com uma trama envolvente, cheia de mistérios e revelações, é um filme que vai prender a sua atenção até o seu eletrizante final.





SEM ESCALAS (NON-STOP)


Ano: 2014

Direção: Jaume Collete-Serra

Elenco: Liam Neeson, Juliane Moore, Corey Sthol e Michelle Dockery.



NOTA: 9,5




Disponível na NETFLIX.









110 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page