Quando se está apaixonado, você faz de tudo para conquistar seu pretendente, e quando consegue, dizem que o amor machuca. De fato, machuca sim, e no filme Scott Pilgrim Contra o Mundo, isso acontece de todas as maneiras possíveis. Dirigido por Edgar Wright, o longa é baseado em uma HQ, que por sua vez, é inspirada em mangás e jogos de videogame, criada por Brian Lee O’Mailey, entre 2004 e 2010, e tem no elenco Michael Cera, Mary Elisabeth Winstead, Mark Webber, Johnny Simmons, Kieran Culkin, Alison Pill, Ellen Wong, Anna Kendrick, Chris Evans e Brie Larson.
Scott Pilgrim (Michael Cera), tem uma banda de rock chamada “Sex Bob-Omb”, e os integrantes são seus melhores amigos: Stephen Stills (Mark Webber) e a baterista Kim Pine (Alison Pill). Ele mora com seu amigo gay, Wallace (Kieran Culkin), e seu outro amigo, Neil (Johnny Simmons) está sempre junto apoiando a banda. Ele acaba conhecendo Ramona (Mary Elisabeth Winstead), por quem se apaixona perdidamente. Mas para ele ficar com sua nova paixão, Pilgrim precisa enfrentar a liga dos sete ex-namorados de Ramona.
Original e divertido Scott Pilgrim Contra o Mundo mistura jogos de videogames e HQ’s com toques de comédia romântica. O roteiro é dinâmico e bem executado, com uma história simples e bem-humorada sobre relacionamentos, mas que demora um pouco para a liga dos sete ex-namorados aparecerem e começar as batalhas. Edgar Wright simplesmente traz elementos da cultura pop/nerd para o cinema de uma forma inovadora: onomatopeias e símbolos usados nas histórias em quadrinhos aparecem na tela, assim como elementos de jogos de videogames, principalmente os de luta, como Street Fighter, a vida do Super Mario Bros, e uma trilha sonora alternativa que fará a alegria dos fãs do gênero.
Michael Cera é o nerd perfeito para o papel de Scott, e é um jovem como qualquer outro, cometendo erros e tentando conquistar o seu amor platônico, de uma forma bem surreal, claro, nos fazendo torcer por ele. Mary Winstead é a personificação perfeita de Ramona das HQ’s, resistente no início, mas cedendo aos charmes do nosso herói. Os amigos de Scott, apesar de alguns serem um pouco irritantes, são extremamente engraçados, e fazem toda a diferença na trama, destaque para a baterista Kim (Allison Pill), com um humor bastante irônico, a ex-namorada “stalker” de Scott, Knives (Ellen Wong), e o amigo gay e fofoqueiro Wallace (Kieran Culkin, irmão de Macaulay Culkin).
A liga dos sete ex-namorados do mal é totalmente caricata e divertida, e são bem variados, indo de emos a caras fortões, irmãos gêmeos e garotas. Destaco Chris Evans, antes de ser o Capitão América e entrar para o time dos Vingadores. Ainda tem Brie Larson, no início de carreira, onde quase dez anos depois, se tornaria a Capitã Marvel, que na verdade, é uma ex-namorada de Scott, a vilã Envy.
A direção de arte é impecável, usando vários elementos de HQ’s e games, citados anteriormente, e os efeitos especiais são incríveis, cheio de luzes e com lutas bem coreografadas, fazendo de Scott Pilgrim Contra O Mundo, um filme totalmente diferente do que estamos acostumados a assistir. Dinâmico e original, o filme de Edgar Wright acerta em mostrar os dilemas dos jovens, um amor complicado, com um roteiro repleto de humor ácido, muitos “easter-eggs” e referências a cultura pop. Uma produção épica feita especialmente para os nerds.
Originalmente postado em 2010. Editado em 2020.
SCOTT PILGRIM CONTRA O MUNDO
Ano: 2010
Direção: Edgar Wright
Elenco: Michael Cera, Mary Elisabeth Winstead, Mark Webber, Johnny Simmons, Kieran Culkin, Alison Pill, Ellen Wong, Anna Kendrick, Chris Evans e Brie Larson
NOTA: 9,5
Comments