top of page
Foto do escritorPaulo Ricardo Cabreira Sobrinho

CRÍTICA | QUE HORAS EU TE PEGO?

Atualizado: 14 de nov.



Antes de tudo, precisamos contextualizar a comédia “Que Horas Eu Te Pego?”, estrelada por Jennifer Lawrence e Andrew Barth Feldman. Desde os anos 80, as comédias adolescentes com temáticas mais adultas – e sexuais - fazem muito sucesso e algumas são lembradas até hoje: Mulher Nota Mil, Pork’s, American Pie, “Quem Vai Ficar Com Mary?”, O Virgem de 40 anos, “Pagando Bem Que Mal Tem?”, Superbad – É Hoje, entre outros. De uns anos para cá poucos filmes desse gênero têm sido lançados nos cinemas, e quando isso acontece, são ofuscados pelos filmes de super-heróis e outros blockbusters mais famosos. Mas “Que Horas Eu Te Pego?” estreou para tentar mudar esse cenário – e provavelmente só foi lançado nos cinemas por causa de Jennifer Lawrence -. Dirigido por Gene Stupnitsky, de Os Bons Meninos, No Hard Feelings é uma divertida comédia com teor sexual, diálogos afiados e cheio de palavrões, situações absurdas, mas que tem boas intenções. Matthew Broderick, Laura Benanti, e Natalie Morales completam o elenco.


Na trama, Maddie (Lawrence) ganha seu dinheiro sendo motorista de Uber, mas o seu carro acaba sendo guinchado. A jovem tem várias dívidas financeiras com a casa de sua mãe, e corre o risco de ser despejada. Para tentar dar um jeito na sua vida, Maddie descobre que um casal rico está contratando uma garota para ser a “namorada” do filho deles, Percy (Andrew Barth Feldman), para que ele tenha uma vida social antes de ir para a faculdade em troca de ganhar um carro. Mas ao se conhecerem, acaba surgindo um sentimento entre os dois, deixando tudo mais complicado.


“Que Horas Eu Te Pego?” foi vendido como uma comédia escrachada e inapropriada, mas acaba sendo muito mais do que isso, se tornando uma inesperada surpresa. A produção tem todos os elementos típicos do gênero – insinuações sexuais, nudez, a busca pela perda da virgindade, diálogos ofensivos e com muitos palavrões -, mas o foco do roteiro não é esse. Existe o interesse amoroso entre Maddie e Percy, incluindo cenas fofas e românticas, mas No Hard Feelings foca muito no amadurecimento e superação dos protagonistas, já que ambos têm seus problemas pessoais e dificuldades de lidar com isso. Além disso, a trama ainda mostra questões sociais muito importantes, como o Bullying, o medo de compromisso, conflitos de geração, diferenças de classes, e o fato de os jovens estarem usando os celulares toda hora, e ainda tem os clichês típicos do gênero, mas que não atrapalham em nada.



Em “Que Horas Eu Te Pego?” os personagens são muito bem construídos, principalmente Maddie e Percy, e a química entre Jennifer Lawrence e Andrew Barth Feldman é tão incrível que faz o público torcer por eles. Os protagonistas são muito diferentes um do outro, não só pela idade, mas também por ele vir de uma família rica que sempre teve tudo, e ela por ter sido abandonada pelo pai, além da perda de sua mãe, e os seus problemas financeiros. Andrew Feldman é uma grata surpresa do filme, é o seu primeiro papel no cinema e o jovem ator de 21 anos se sai muito bem. O jeito de garoto tímido, bobo e sensível caiu como uma pluma para ele, conseguindo trazer um carisma tocante para o personagem que cativa o espectador na hora, por mais que Percy seja inocente demais. Mathew Broderick, quase que irreconhecível, e Laura Benanti, interpretam os pais chatos e superprotetores que “contratam” Maddie para dar um jeito no seu filho.


Mas é Jennifer Lawrence o maior destaque de “Que Horas Eu Te Pego?”, e isso não é nenhuma surpresa. Lawrence estrelou grandes filmes como a franquia Jogos Vorazes, já foi a Mistica dos X-Men, além de ter ganhado o Oscar pela sua atuação em O Lado Bom da Vida, e agora ela se aventura em um gênero que nunca havia explorado direito. Com um timing cômico perfeito, e um carisma incrível, Lawrence também consegue cativar o público mesmo com o caráter duvidoso de sua personagem. Maddie não consegue ter nada sério com ninguém, tem os seus traumas do passado, os problemas financeiros, e friamente aceita enganar Percy em troca de um carro. Mas à medida que vai conhecendo o garoto, ela começa a ter sentimentos por ele, apesar de serem muito diferentes: Maddie é desbocada, pervertida, e apronta muito, - mas no fundo tem um bom coração -, enquanto Percy é mais sensível e romântico, coisa que ela não consegue ser. O diretor Gene Stupnitsky deu total liberdade para a atriz improvisar nas cenas, e tudo soa tão natural que deixa o filme ainda mais prazeroso de se assistir.



Percy não se diverte, não tem amigos e nem vida social, e cabe a Jennifer Lawrence usar toda a sua sensualidade e conhecimento para “desabrochar” o garoto virgem e conseguir colocar suas dívidas em dia. “Que Horas Eu Te Pego?” é uma comédia bem diferente: consegue dosar humor escrachado regado a palavrões, sequências hilárias e situações absurdas, com momentos dramáticos, muito romance e cenas fofas, sustentado pelo carisma de Jennifer Lawrence e Andrew Barth Feldman, e a incrível sintonia entre eles. Maddie e Percy tem seus problemas pessoais, e é esse inusitado romance/amizade que mudará a vida deles. E de quebra, ainda tem uma emocionante história sobre amadurecimento, e críticas sociais que merecem bastante atenção. No Hard Feelings vai fazer você das boas risadas, se emocionar, torcer pelos protagonistas, e se divertir horrores.



QUE HORAS EU TE PEGO? (NO HARD FEELINGS)


Ano: 2023

Direção: Gene Stupnitsky

Distribuidora: Sony/ Columbia Pictures

Duração: 105 min

Elenco: Jennifer Lawrence, Andrew Barth Feldman, Mathew Broderick, Laura Benanti, e Natalie Morales


NOTA: 9,0


Disponível na

















19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page