O cinema sempre mostrou que umas simples férias para relaxar e se divertir pode se transformar nos piores momentos de nossas vidas. Mar Aberto mostrou isso, lá em 2002, quando colocou um casal esquecido em alto mar no meio de tubarões. Agora, é a vez de um grupo de amigos passarem por situações complicadas, no suspense Pânico na Neve, que causou polêmica em sua exibição no Festival Sundance de Cinema, onde teve gente que não aguentou assistir até o final, não por ser ruim, mas sim por se angustiante. Estão no elenco Kevin Zegers, Emma Bell e Shawn Ashmore.
Três amigos estão esquiando em uma montanha na Inglaterra, e decidem subir até o alto da montanha uma ultima vez antes do local fechar. Acontece que a equipe do lugar esquece que os amigos estão lá em cima, e eles acabam ficando presos no teleférico, pendurados. Sozinhos e sem como descer, eles têm que lidar com o frio intenso, uma forte tempestade de neve, e até lobos famintos.
Os minutos iniciais da produção servem para introduzir os personagens, e fazer com que o espectador crie alguma empatia com eles, para depois, coloca-los em situações desesperadoras durante seus pouco mais de 90 minutos de duração. O roteiro de Adam Green, que também dirigiu a produção, consegue manter o suspense, e a atenção do espectador, durante toda a projeção, com as angustiantes situações que os personagens passam, onde a tensão vai cada vez mais aumentando com o desenrolar da história. E uma curiosidade: o filme foi rodado em um teleférico de verdade.
O drama dos personagens é bem explorado, e durante a permanência deles no teleférico, mais problemas do passado aparecem. Com isso, as típicas discussões e as escolhas erradas, impulsionadas pelo desespero de estar preso a 20 metros de altura, tomam grande parte do longa, e praticamente o filme inteiro se passa somente com os três protagonistas, que convencem em algumas poucas situações, mas irritam bastante com as suas decisões. Nenhum dos atores é bastante conhecido, com exceção de Shawn Ashmore, que já foi o Homem de Gelo na trilogia dos X-Men e Kevin Zegers, que estrelou ao lado de Felicity Huffman em Transamérica.
Talvez, o roteiro poderia ter explorado mais situações e a própria ambientação onde a história se passa, mas o que é nos apresentado já é o suficiente. Pânico na Neve é um filme simples e básico, mas que rende momentos intensos e angustiantes, com todos os perigos que os personagens enfrentam, que podem deixar os mais sensíveis incomodados e nervosos. Nada de inovador, mas é eficiente na sua proposta. Curioso para assistir?
Publicado originalmente em 2010. Editado em 2020.
PÂNICO NA NEVE (FROZEN)
Ano: 2010
Direção: Adam Green
Elenco: Kevin Zegers, Emma Bell e Shawn Ashmore
NOTA: 8,0
Comments