Em 2022, a franquia do Ghostface voltou com tudo no ótimo Pânico 5. A trama era situada novamente em Woodsbooro, introduzindo novos personagens, além do aguardado retorno de Sidney (Neve Campbell), Gale (Courtney Cox) e Dewey (David Aquette), presentes desde o primeiro filme de 1996. Dirigido pela dupla Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett, o novo filme da franquia foi produzido para ter uma sequência, e graças a boa bilheteria e as ótimas críticas, Pânico 6 estreou nos cinemas um ano depois. Com um lançamento em 3D e considerado o mais violento de toda a franquia, a produção sai da pacata cidade de Woodsbooro e leva seus personagens para a cidade que nunca dorme, Nova York; da mesma forma que aconteceu com Jason em Sexta Feira 13 – Parte 8. Pânico 6 expande a franquia para novos rumos, relembrando todos os filmes anteriores e trazendo os sobreviventes do ghostface do quinto filme: as irmãs Tara e Sam Carpenter (Jenna Ortega e Melissa Barrera), Mindy (Jasmin Savoy Brown) e Chad (Mason Gooding), além de Gale Weathers (Courteney Cox). Neve Campbell não quis retornar para o novo filme, o policial Dewy (David Arquette) já sabemos o que aconteceu com ele, e as novas adições no elenco são Dermot Mulroney, Jack Champion, Liana Liberato e Hayden Panettiere.
O novo filme começa com uma reviravolta inédita em toda a franquia, indicando que será o mais diferente de toda a franquia. Mas Pânico 6 não pretende revolucionar a franquia, mesmo com a trama se passando em uma cidade grande, Nova York – Pânico 3 (2000) se passava em Los Angeles -, mas sim em levar a franquia para novos rumos. Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett fazem o filme mais violento de toda a franquia, justificando a classificação etária de 18 anos no Brasil, criando perseguições intensas nas ruas da cidade, e a dupla soube muito bem aproveitar os cenários de NY: sequências em becos, nas ruas, no metrô, e nos típicos apartamentos nova-iorquinos, deixando o terror ainda mais divertido. Pânico 6 tem um roteiro bem simples, é uma sequência direta do anterior, mas a motivação dos assassinos não é tão interessante assim. O legal é que o roteiro relembra todos os outros filmes da franquia, mais precisamente os assassinos, onde tudo está conectado de alguma forma. Há piadas sobre outros filmes do gênero, humor e terror na medida certa, além da clássica aula sobre slashers - respeitar o legado de uma franquia, apontar os suspeitos e ensinar como sobreviver a um filme de terror -.
Quando foi anunciado que Neve Campbell não retornaria para o novo filme, os fãs ficaram receosos: imagina a principal personagem da franquia não estar presente. Sentimos muito a falta da personagem, mas os diretores conseguiram suprir essa falta. Pânico 6 foca muito nos quatro amigos sobreviventes do filme anterior, além dos novos personagens, sobrando para Courtney Cox e sua destemida Gale Weathers uma participação especial. Mas não é uma participação qualquer: em Pânico 2 (1997) Gale teve uma intensa cena de perseguição nos corredores da faculdade, e nesse novo filme, a personagem tem uma outra tão boa quanto, agora em seu apartamento na “Big Apple”. ´Há também o retorno de uma personagem de Pânico 4 (2011), muito queridinha pelos fãs, e uma das melhores desse filme, que agora é uma agente do FBI que ajuda o agente Wayne (Dermot Mulroney) na investigação. Jenna Ortega e Melissa Barrera retornam aos seus papeis das irmãs Carpenter, e estão mais fortes e determinadas do que antes, se tornando duas ótimas “final girls”.
De uma forma geral, Pânico 6 se sai muito melhor que o filme de 2022, é mais dinâmico, e mantém toda a essência da franquia, além de a trama se passar em um lugar totalmente novo, a cidade de Nova York, possibilitando um novo rumo para a franquia do ghostface. O problema maior é o roteiro simples e a motivação fraca dos assassinos, além de que poderiam ter explorado mais os cenários da cidade: a esperada sequência no metro é ótima, mas imagina uma perseguição nos corredores do metro, todo vazio e com algumas luzes piscando? No mais, Pânico 6 entrega tudo o que esperamos que um filme da franquia: é brutal, violento, tem sátiras dos filmes de terror, critica as produções atuais (os “true crimes”), é repleto de suspense e tem intensas sequências de perseguição. E sim, Pânico 7 é mais do que certo para acontecer, só falta a confirmação do estúdio. Será que vem aí?
PÂNICO 6 (SCREAM 6)
Ano: 2023
Direção: Matt Bettinelli-Olpin, Tyler Gillett
Duração: 2h02min
Elenco: Jenna Ortega, Melissa Barrera, Courtney Cox, Jasmin Savoy Brown, Mason Gooding, Dermot Mulroney, Jack Champion, Liana Liberato e Hayden Panettiere
NOTA: 9,0
Comentarios