Comédia romântica é um gênero muito apreciado pelo público, rendendo grandes sucessos e filmes que ficam até hoje na memória, como O Casamento do Meu Melhor Amigo e Casamento Grego, longas premiados e aclamados por todos. Assim como a maioria das produções do gênero, esses são filmes repletos de clichês, mas bons clichês, que fazem a história ser interessante e divertida. Poderia citar também Entrando Numa Fria e Missão Madrinha de Casamento, que, apesar de irem mais para o lado da comédia, tem haver como filme em questão. Esse filme é Podres de Ricos, longa dirigido por John M. Chu e estrelado por um elenco completamente asiático, produção que está fazendo o maior sucesso nos EUA, e em vários países. Estão no elenco Constance Wu, Henry Golding, Michelle Yeoh, Awkwafina e Gemma Chan.
Rachel Chu (Constance Wu) está namorando disputado Nick Young (Henry Golding), e ele decide ir para Singapura no casamento do seu amigo de infância, e para aproveitar, apresenta-la para a sua família. O problema é que a família de Nick é a mais rica e tradicional do país, e Rachel é uma professora de faculdade, mestiça, criada somente pela mãe.
Conflitos familiares, diferenças de classes e etnias, festas longas e exageradas, intrigas, revelações, redenção; soa familiar? Esses são alguns dos principais elementos de comedias românticas, batido e clichê, mas em Podres de Ricos, o diretor John Chu conseguiu deixar seu filme com um enorme charme e simpatia, garças a sua ótima direção. Intercalando humor, romance e drama, a produção é uma deliciosa e comovente comedia romântica, com seus exageros envolvendo resorts exclusivos, festas em um navio de carga no meio do oceano, e em um dos mais chiques e finos hotéis da cidade, no terraço; não era por menos, o nome original é “Crazy Rich Asians”, algo como asiáticos ricos e doidos. Há também muito humor, romance melosos, momentos tristes e felizes, tudo na dose certa, garantindo a diversão.
O elenco asiático é um dos mais carismáticos do ano, conseguindo uma incrível representatividade, ainda mais por se tratar de um filme Hollywoodiano em tempos de Donald Trump. A protagonista Constance Wu está ótima, e na defensiva, em sua personagem que terá que enfrentar a família rica e tradicional de seu marido. Sua sintonia com Henry Golding, seu par romântico na produção, é incrível, criando momentos melosos e românticos de dar inveja. O lado do humor fica por conta da atriz Awkwafina, e sua divertida família, que ficam deslumbrados com tanta riqueza que presenciam, gerando momentos hilários. A veterana Michele Yeoh interpreta a mãe de Nick, uma mulher complexa, intrigante e extremamente controladora, que fará de tudo para proteger seu filho das “garras dessa mestiça”. A atriz está excelente no seu papel, e mesmo sendo a vilã da história, conseguimos sentir alguma empatia pelos seus valores familiares. Na parte mais dramática está Gemma Chan, irmã de Nick, uma personagem sensível e humana, diferente do resto de sua família, que tem uma relação conturbada com seu marido, em uma inversão de valores atípica para a tradição asiática.
Com direito a um lindo e exótico casamento, cena quase que impossível de não se emocionar, e músicas como Material Girl da Madonna, e Yellow do Coldplay, cantadas em Mandarim, Podres de Ricos é a maior surpresa desse ano, uma comedia romântica leve, simpática, divertida, com uma crítica social sobre tradições, novas gerações e comparações com os ideais americanos. É um filme “podre de rico” em seu conteúdo, com ótimo alto astral que cativará todos os amantes do gênero. Não inova no gênero, mas figura entre as melhores produções.
PODRES DE RICOS (CRAZY RICH ASIANS)
Ano: 2018
Direção: John M. Chu
Elenco: Constance Wu, Henry Golding, Michelle Yeoh, Awkwafina e Gemma Chan
NOTA: 10
Comments