top of page

CRÍTICA | PIXELS

  • Foto do escritor: Paulo Ricardo Cabreira Sobrinho
    Paulo Ricardo Cabreira Sobrinho
  • 24 de jul. de 2015
  • 3 min de leitura

Atualizado: 23 de mar. de 2022



Em uma época onde existem super modernos jogos de videogames, e as adaptações cinematográficas, o diretor de Esqueceram de Mim (Home Alone) nos traz um filme sobre os mais famosos jogos de fliperamas que surgiram. Quando anunciaram a produção de um filme sobre esses jogos, muitos pensaram "como vão fazer um filme sobre isso?" E será que vai ficar bom? A ideia de Pixels surgiu a partir de um curta metragem francês de mesmo nome, onde os personagens desses jogos “oitentistas” saem da TV e invadem o mundo. O filme ficou bom? Isso depende de qual a sua intenção ao assisti-lo. Pixels foi massacrado pela crítica, refletindo na bilheteria, mas não é um filme ruim se você assistir sem nenhum compromisso, para apenas se divertir. E com certeza você vai se divertir. No elenco dessa comédia de ação estão Adam Sandler, Kevin James, Michelle Monaghan, Josh Gad, Peter Dinklage, Brian Cox e Sean Bean.


A Terra é invadida por seres alienígenas em formato de pixels dos jogos de fliperama. Com essa ameaça, o presidente dos EUA, William (Kevin James), chama os seus dois amigos de infância, Sam (Adam Sandler) e Ludlow (Josh Gad), junto com o seu antigo rival de fliperama, Eddie (Peter Dinklaid), para salvar o planeta da destruição, já que eles são os únicos que sabem todos os truques desses jogos.

Ao contrário do que a crítica diz, Pixels não é um filme ruim, é um dos mais legais que você vai assistir esse ano, tendo apenas alguns exageros. Mesmo sendo baseado em um curta, a ideia é muito boa, e a forma como foi produzida é sensacional; os fãs dos jogos de fliperamas com certeza vão adorar. Todos os jogos foram muito bem representados, Pac-Man, Donkey Kong, Tetris, Galaga, Centipede, Sapce Invaders, entre outros, e vários detalhes sobre "manhas" de como vencer aparecem. Os efeitos especiais ajudam muito na concepção desses jogos (não vi em 3D, mas li que ficou muito bom), que foram fielmente mostrados: os personagens em formato de pixels, os sons e as músicas dos jogos, as pontuações, é como se você e os personagens estivessem realmente dentro dos jogos. A cena do Pac-Man nas ruas de Nova York é simplesmente demais, resultado de um bom efeito da parte técnica.



O que pode deixar os cinéfilos mais exigentes decepcionados, assim como aconteceu com os críticos, são os exageros das piadas e algumas situações desnecessárias que servem só para tornar o filme mais engraçado. Realmente, tem vários exageros, mas era de se esperar de um filme com Adam Sandler, que só faz filmes pastelões. E sim, o filme é bem nesse estilo, por isso que você tem que assistir sem nenhum compromisso. Mas o carisma dos personagens, principalmente os de Adam e Kevin, ajudam bastante a conquistar o público, o suficiente para a gente deixar passar alguns exageros. Há desperdícios de atores, como Brian Cox e Sean Bean, que são meros coadjuvantes, com destaque para o forçado sotaque britânico de Sean. E Michelle Monaghan, que faz um par romântico com Sandler, e que apesar de ser "fofo" o romance, não existe nenhuma química entre eles. Mas é divertido vê-la em ação ajudando os heróis nerds.


Com um roteiro repleto de clichês, e mesmo com seus exageros, o resultado final de Pixels é positivo, garantindo uma sessão muito divertida e cheia de referências que deixarão os fãs dos jogos com os olhos brilhando. É interessante também uma comparação que o roteiro faz desses clássicos jogos “pixelados” com os atuais, além de aparições de artistas famosos em gravações feitas nos anos 80, e uma outra muito especial, que faz referência à um dos famosos jogos. Não vá esperando um filme sério, por que não é, ainda mais por ser protagonizado por Adam Sandler. Pixels é um filme sem nenhum compromisso com o certo e o errado, servindo apenas para nos divertir e passar uma grande nostalgia aos que um dia jogaram esses clássicos jogos dos anos 80 em um fliperama.





PIXELS: O FILME (PIXELS)


Ano: 2015

Direção: Chris Columbus

Elenco: Adam Sandler, Kevin James, Michelle Monaghan, Josh Gad, Peter Dinklage, Brian Cox e Sean Bean



NOTA: 8,0













Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 

Contate-nos

Obrigado!

© 2025 O Maravilhoso Mundo da Sétima Arte. Design criado em Wix.com

bottom of page