09 Indicações ao Oscar: Melhor Filme, Diretor, Ator (Colin Farrell), Ator Coadjuvante (Brendan Gleeson e Barry Keoghan), Atriz Coadjuvante (Kerry Condon), Roteiro Original, Trilha Sonora, Edição.
“Não quero mais falar com você, não gosto mais de você.” Essa é a desculpa que Colm (Brendan Gleeson) dá para o seu melhor amigo, Pádraic (Colin Farrell), encerrando assim uma amizade de longos anos na comédia dramática Os Banshees de Inisherin. Em 2018, o diretor Martin McDonagh trouxe Três Anúncios Para Um Crime, com Francis MacDormand, que acompanhava a história de uma mulher que alugou três outdoors com a intenção de chamar a atenção da polícia local para reabrir o caso do assassinato de sua filha. Agora, saindo do interior de Missouri, McDonagh nos leva para uma isolada ilha no norte da Irlanda durante a Guerra Civil no país, em seu mais novo filme sobre o fim de uma amizade, e os conflitos inesperados que isso pode trazer. Os Banshees de Inisherin está indicado a 09 Oscar, incluindo melhor filme, e além de Brendan Gleeson e Colin Farrell (indicados ao Oscar), tem no elenco Kerry Condon e Barry Keoghan (também indicados). Na trama, Colm decide terminar sua amizade com Pádriac, sem nenhum motivo aparente. Apesar das tentativas de Pádriac em retomar a sua amizade, Colm se mostra irredutível de sua decisão, e esse impasse entre eles pode gerar grandes conflitos.
Os Banshees de Inisherin é um filme que provavelmente não agradará o grande público, e apesar de ser vendido como uma comédia, não se trata de uma comédia qualquer: a graça está nos diálogos, nos trejeitos dos personagens, suas ações, as pessoas do vilarejo e a forma como eles vivem, já que eles estão isolados em uma ilha no norte da Irlanda. A trama já começa com Colm e Pádriac brigados, e logo nos minutos iniciais fica implícito que o roteiro não precisa mostrar como era a amizade deles antes, já que tudo é perfeitamente construído. Os primeiros trinta minutos são um pouco entediantes – de uma forma geral, o filme todo é -, mas quando a trama começa a engrenar, e os conflitos começam a surgir, fica tudo mais interessante, desde as conversas mais bobas até os acontecimentos. O humor também está sempre presente nos diálogos irônicos e engraçados, e até os momentos mais dramáticos acabam ficando engraçados. A fotografia é outro elemento que ajuda a transportar o espectador para dentro do filme, as paisagens belíssimas, as estradas, praias, lagos, e toda a região nos fazem se sentir em casa, como se a gente estivesse vivendo nessa isolada ilha.
Assim como a maioria dos filmes indicados ao Oscar, Os Banshees de Inisherin é um filme sobre atuações. E não estou falando de atuações dramáticas que nos fazem chorar de emoção, e sim atuações simples, quase que teatrais, até porque, os motivos dessa treta toda são básicos: amizade e as relações interpessoais. Colin Farrell e Brendan Gleeson brilham em tela, tanto juntos quanto separados, e ambos têm personalidades diferentes: Pádriac (Farrell) é mais sensível, dá importância para a amizade e os sentimentos, evidenciado pelas suas expressões faciais, é mais humano de uma forma geral, e o sentimento que ele tem pela sua jumenta Jenny é muito fofo. Ele passa o filme todo fazendo de tudo para reatar a sua longa amizade com Colm (Gleeson). Já Colm é mais rabugento, maduro, não liga muito para os sentimentos, pelo menos não aparentemente, e os motivos que o faz querer terminar a sua amizade de anos com Pádriac até que são compreensíveis. Os melhores momentos são quando atuam juntos. Os coadjuvantes também se destacam, e todos tem um conflito: Kerry Condon é a irmã de Pádriac, que tenta fazê-lo cair na real sobre as várias tentativas de reatar a sua amizade, e a grande surpresa é Barry Keoghan, que interpreta o adolescente Dominic, um jovem que fala tudo o que pensa, sem filtro e pudor, e que passa problemas com o seu pai.
Poderia soar ridículo um filme indicado a 09 Oscar ter uma trama onde o principal conflito é o inesperado fim de uma amizade, sem nenhum grande motivo, mas Martin McDonagh consegue pegar esse conflito simples e transformar em uma confusão generalizada que mexerá com todos os moradores dessa pacata ilha no norte da Irlanda. Tendo como plano de fundo a guerra civil no país, Os Banshees de Inisherin é uma comédia dramática bem diferente onde acompanhamos a trágica história do fim de uma amizade, e as consequências inimagináveis, com ótimas atuações de todo o elenco e os caminhos para um iminente final trágico. Acompanhar o dia a dia dos moradores da ilha, e o jeito que eles agem e vivem, é divertido, enquanto nos deslumbramos com os belos cenários do local que nos fazem imergir totalmente na história. É chato e entediante em muitos momentos, mas quando o filme pega o jeito, é cruel e sem filtros, sustentados pelas estonteantes atuações de Brendan Gleeson e Colin Farrell. Os Banshees de Inisherin é um dos principais favoritos para ganhar o maior prêmio do cinema.
OS BANSHEES DE INISHERIN (THE BANSHEES OF INISHERIN)
Ano: 2023
Direção: Martin McDonagh
Duração: 1h54min
Elenco: Brendan Gleeson, Colin Farrell, Kerry Condon e Barry Keoghan
NOTA: 8,0
Comments