top of page
Foto do escritorPaulo Ricardo Cabreira Sobrinho

CRÍTICA | O TURISTA

Atualizado: 4 de nov. de 2021



Quando um filme junta dois, ou mais, atores famosos e queridos pelo público, muita expectativa é gerada em torno da produção: Brad Pitt e Angelina Jolie; Cameron Diaz e Tom Cruise. Coloca eles em um filme de ação e comédia, e pronto, temos um sucesso nas mãos. Mas nem sempre a fórmula funciona, e acaba se transformando em uma grande “bomba”; esse é o caso de O Turista, estrelado por Angelina Jolie (olha ela de novo) e Johnny Depp, em uma parceria curiosa envolvendo ação, intrigas, romance e reviravoltas. Ainda estão no elenco, Paul Bettany, Rufus Sewell, Steven Berkoff, e uma participação especial de Timothy Dalton.


Frank (Johnny Depp) está viajando para Veneza, quando conhece Elise (Angelina Jolie), que o usa para despistar criminosos e até os agentes da CIA. Agora, confundido com um dos bandidos, Frank terá que se unir a Elise para conseguir resolver todos os problemas.


O Turista é um caso de amor e ódio: o roteiro é ruim porque as sequencias de ação são fracas, mas é interessante porque é cheio de reviravoltas. A produção ganha pontos por se passar na maravilhosa Veneza, misturando ação e romance em um jogo de gato e rato, com bastante humor e piadas engraçadas, mas perde porque prometia ser uma história com grande potencial, e acaba sendo básica demais e mal executada.



A expectativa em torno de Angelina Jolie e Johnny Depp era grande, e muitos estavam curiosos para vê-los juntos formando um “par romântico”. Mas "o tiro saiu pela culatra”, e os dois astros não tem nenhuma química juntos, no máximo é divertido ver eles juntos jogando indiretas um para o outro. Jolie está bem no seu papel, já que tem experiências em filmes de ação, como Salt e Sr. e Sra. Smith, e ela consegue fazer muita coisa mesmo com o limitado roteiro.


Já Depp está bem abaixo do esperado, parecendo que não estava a vontade de estar na produção. Ele faz um personagem mais simples, e quando poderia dar uma guinada, durante as perseguições, continua o mesmo bobão de sempre. Vale destacar uma participação bem divertida do ex-agente James Bond, Timothy Dalton, e de Ruffus Sewell.


A trama não envolve tanto o espectador, assim como o mistério que no máximo é divertido, contando com várias reviravoltas e intrigas interessantes, e as cenas de ação são fracas e sem muita emoção. Em geral, O Turista vale mais a pena assistir por causa de Johnny Depp e Angelina Jolie que, apesar de não terem muita química, ainda é divertido vê-los juntos no filme. E é difícil entender do porquê da indicação no Globo de Ouro de melhor filme de comédia, e atriz para Angelina Jolie que, curiosamente, ironizou ter sido indicada ao prêmio, e pior ainda, a indicação para o próprio Depp.


Originalmente publicado em 2011. Editado em 2020.





O TURISTA (THE TOURIST)


Ano: 2010

Direção: Florian Henckel von Donnersmarck

Elenco: Johnny Depp, Angelina Jolie, Paul Bettany, Rufus Sewell, Steven Berkoff, e Timothy Dalton.



NOTA: 5,0



Disponível na HBO MAX.










1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page