A libélula é um inseto que tem um significado em cada cultura, onde para nós, representa transformação e liberdade, muitas vezes, utilizada dentro da espiritualidade. E é basicamente nisso que a trama de O Mistério da Libélula, se desenvolve. Misturando suspense com drama, o filme, dirigido por Tom Shadyac, nos apresenta uma tocante história sobre os mistérios da vida, da morte, e planos espirituais, tudo dentro de uma abordagem sobrenatural. No elenco estão Kevin Costner, Kathy Bates, Susanna Thompson, Joe Morton, Linda Hunt e Jacob Vargas.
Joe Darrow (Kevin Costner) é um médico de Chicago que perdeu sua esposa, Emily (Susanna Thompson), em um acidente na América do Sul. Com o passar do tempo, Joe começa a acreditar que sua esposa está tentando se comunicar com ele, achando que Emily queira contar alguma coisa.
O Mistério da Libélula é um daqueles filmes que prendem a nossa atenção, tem mistérios, e precisamos desvenda-los, além de contar com um final inesperado. Apesar de seguir a linha de filmes sobrenaturais, a produção está longe de ser um suspense ou terror, e sim, mais um drama, ainda que tenha momentos do gênero. A trama é envolvente, vai crescendo a medida que o mistério se desenvolve, e criamos várias teorias sobre o porquê de Emily estar tentando se comunicar com Joe. O filme de Tom Shadyac aborda muitos elementos do espiritismo, e as experiências comuns da doutrina, mas também, usa o ceticismo para explicar esses mistérios de outra forma. Tem alguns clichês clássicos de filmes de suspense, mas nada de exagerado, e muitas vezes, nem se importamos, e há várias pistas sobre parte do mistério durante a produção.
Não é somente pelo roteiro que O Mistério da Libélula surpreende, mas também, pelos personagens, que convencem com os seus dramas, graças ao excelente desempenho de todo o elenco, criando personagens densos e muito bem desenvolvidos. Kevin Costner consegue conduzir bem o seu personagem, que vai mudando de personalidade ao decorrer da trama, contribuindo bastante para o desfecho, e as crianças do hospital, que também comovem o espectador, com destaque para o divertido Jeffrey (Robert Bailey Jr.). Katy Bates também marca presença, ainda que em um papel menor, interpretando a vizinha, e amiga ,de Joe.
O Mistério da Libélula é um daqueles filmes que envolvem o espectador até o final, misturando drama e suspense sobrenatural em uma trama muito bem desenvolvida, tocante e cheia de mistérios para o espectador desvendar. Abordando temas do espiritismo, plano espiritual e plano terrestre, e suas inexplicáveis conexões, a produção nos leva a um final surpreendente e emocionante, impossível de, pelo menos, não ficar comovido com a surpresa; se você é mais sensível, com certeza vai acabar chorando. O Mistério da Libélula é um filmasso que você deve assistir, independente da sua crença; a emoção é garantida.
O MISTÉRIO DA LIBÉLULA (DRAGONFLY)
Ano: 2002
Direção: Tom Shadyac
Elenco: Kevin Costner, Kathy Bates, Susanna Thompson, Joe Morton, Linda Hunt e Jacob Vargas
NOTA: 10
Está disponível online no YOUTUBE.