Lá em 2012, a Universal e o diretor Rupert Sanders levaram para o cinema uma versão diferente do conto da Branca de Neve e os Sete Anões, chamado de Branca de Neve e o Caçador. O filme foi um sucesso de bilheteria, com mais de U$ 400 milhões arrecadados, e ainda, foi palco de uma traição, que deu o que falar, cometida pelo diretor e a atriz Kristen Stewart. Na produção, quem roubou a cena foi Charlize Theron, que interpretava a rainha má e brilhava em todas as cenas que aparecia, ofuscando a atuação mediana de Kristen. Com o sucesso do longa, o estúdio decidiu fazer uma continuação sem Rupert Sanders e Kristen Stewart (a Branca de Neve), por causa dotal escândalo, e lançaram O Caçador e a Rainha do Gelo. O filme, que agora é dirigido por Cedric Nicholas-Troyan, tem uma linha de tempo que envolve o primeiro filme: a história começa antes de Branca de Neve e o Caçador, e continua anos depois desse. Charlize Theron (a rainha má Ravenna) e Chris Hemsworth (Eric, o caçador) retornam aos seus papéis, e as novas adições no elenco são Jessica Chanstain (Sarah, o par romântico do Caçador), Emily Blunt (Freya, a Rainha do Gelo) e Nick Frost.
A rainha Ravenna comandava o seu reino até que sua irmã, Freya, ficou grávida, e deu à luz a um bebê que poderia retirar a rainha má do seu trono. Mas a menina foi morta, Freya fugiu do reino de sua irmã e construiu o seu próprio, com um exército de caçadores e guerreiras. Anos depois, ao descobrir o poder do espelho mágico de Ravenna, ela decide ir em busca desse espelho para poder comandar o mundo todo, com a ajuda do caçador Eric.
O Caçador e a Rainha do Gelo não agradou a crítica e nem fez bonito nas bilheterias americanas, mas o filme é bem melhor do que dizem. A história e o enredo são simples, mas eficientes, com reviravoltas e revelações, além de ser bem interessante, e mostra como o amor pode vencer todos os obstáculos e inimigos. Essa história de amor e todo o ódio da rainha de gelo são bem marcantes, tem até um toque de Romeu e Julieta. Porém, o filme peca em alguns diálogos fracos, e nos vários clichês, como casais previsíveis, repulsa ao amor, "briguinhas" de casais, amores proibidos, e por aí vai. Mesmo com esses poucos defeitos, a produção tem um visual impecável e belo, com ótimos efeitos especiais e incríveis lutas coreografadas. Faltou lugares bonitos e animais belos, como aparecem na cena do bosque em Branca de Neve e o Caçador, que davam charme e beleza.
O filme pode fraco e sua história clichê, mas uma coisa é indiscutível: Charlize Theron arrasa em cena com sua rainha má Ravenna, ofuscando, novamente, a presença dos outros personagens. Uma pena que ela aparece muito pouco. Ela consegue fazer uma vila ser adorada e odiada ao mesmo tempo, com suas risadas maléficas, planos malvados e poses de diva suprema. Hemsworth retorna para o papel do caçador, que continua sem muita expressão, mas mostra para o que veio com as cenas de luta. A melhor adição nova no elenco é Emily Blunt, que interpreta a rainha de Gelo, irmã de Ravenna, que consegue fazer uma vila tão boa quanto a de Theron, com todo o seu ódio ao amor e suas dores do passado, se tornando uma mulher fria e amarga (por isso que ela se tornou a rainha do Gelo). A outra adição é a ótima Jéssica Chanstain, que interpreta a guerreira, e par romântico com o caçador. Mesmo não sendo tão boa quanto as duas irmãs malvadas, ela consegue destaque com toda a sua habilidade e firmeza, mostrando que, junto com Emily e Theron, O Caçador e a Rainha do Gelo é um filme dominado por protagonistas femininas fortes.
O resultado final é positivo, mesmo com algumas falhas, e o filme é puro entretenimento e diversão, com um visual impecável, vilãs marcantes, Charlize Theron, claro, história interessante e convincente, com lutas bem feitas, e o tema mais clichê que existe em filmes: o amor impossível. O Caçador e a Rainha do Gelo é um filme bom, mas é bem visível a sua intenção: apenas arrecadar mais dinheiro. Mesmo com muitas críticas negativas, não tenha medo de assistir ao filme que você vai gostar, e só pelo elenco principal, e Charlize Theron, já é um grande chamativo. Será que teremos mais uma continuação da história do caçador, da rainha má e da Branca de Neve? Se for pela bilheteria, provavelmente não.
O CAÇADOR E A RAINHA DO GELO (THE HUNTSMAN: WINTER'S WAR)
Ano: 2016
Direção: Cedric Nicholas-Troyan
Elenco: Charlize Theron, Chris Hemsworth, Jessica Chanstain, Emily Blunt e Nick Frost
NOTA: 7,5
Disponível na NETFLIX.
Comments