top of page
Foto do escritorPaulo Ricardo Cabreira Sobrinho

CRÍTICA | NERVE: UM JOGO SEM REGRAS

Atualizado: 23 de mar. de 2022



O mundo virtual está cada dia mais presente em nossas vidas, e dependemos basicamente de tudo, desde pagamentos, jogos, contas em perfis de sociais, redes de streams, entre outros. Eis que surge o filme Nerve – Jogo Sem Regras, de Henry Joost e Ariel Schulman, baseado na obra de Jeanne Ryan, que mostra basicamente isso, com uma premissa interessante e inovadora: um jogo onde você escolhe ser “Jogador” ou “Observador”. O jogador tem que fazer desafios escolhidos pelo observador, e como recompensa, ele ganhará dinheiro e muitos fãs. O filme, que serve como uma reflexão de até onde você chegaria por fama e dinheiro, é estrelado por Emma Roberts, Dave Franco, Emily Meade, Miles Heizer e Juliette Lewis.


Vee (Emma Roberts) é uma tranquila e jovem garota que tem que decidir qual rumo tomar na vida, até que descobre um jogo de desafios chamado Nerve, no qual sua melhor amiga, Sidney (Emily Meade) também participa. Decidida a participar do jogo para deixar de ser medrosa, ela acaba conhecendo outro jogador, Ian (Dave Franco), e à medida que vão fazendo os desafios, eles descobrem que existe muita coisa por trás desses perigosos jogos.


Nerve já ganha pontos pela sua originalidade ao mostrar um jogo sem limites e regras, que com certeza seria um sucesso entre os jovens, se existisse. Carregado de tensão e momentos empolgantes, o filme vai direto ao ponto, e se desenvolve muito bem, em um ritmo frenético que entretêm e diverte o público, que fica curioso sobre quais os próximos desafios dos personagens. Nerve traz semelhanças a Jogos Vorazes, caso dos jogadores, e reality shows, como Big Brother, os observadores. Nova York é a cidade que se passa a história, e aqui, vale destacar o visual marcante que os diretores usaram: as luzes de neon da cidade, dando um tom mais estiloso e atraente, bem no estilo NY. Além disso, a utilização de cenas de computadores e celulares na tela, com a ajuda de uma edição ágil, deixa um ar mais contemporâneo, exatamente como é a proposta do filme. Ainda, há uma reflexão nisso tudo: a obsessão pela fama, por ter seguidores, ou visualizadores no caso, a competitividade, nossas escolhas e o resultado delas, que nem sempre são positivos. O filme demonstra muito bem isso, apesar de não se aprofundar no tema, já que a intenção do filme não é exatamente essa.



Emma Roberts, que despontou em Pânico 4, interpreta Vee, a mocinha que sempre foi mais calma e nunca encarou desafios, e agora, vê a oportunidade de mudar. Dave Franco é Ian, o caso amoroso da personagem, um jogador experiente que a ajuda nos desafios em certos momentos. A química entre os dois é excelente, e se saem muito bem, ajudado pelo fato da bela amizade que os dois atores têm na vida real. A melhor amiga de Vee é Sidney (Emily Meade), que também já é uma experiente jogadora, que se deixa levar demais nos desafios. Completam o elenco, o nerd Tommy (Miles Heizer), e Juliette Lewis, que interpreta Nancy, a mãe de Vee, que ganha pouco destaque na trama.


Nerve – Jogo Sem Regras é um ótimo thriller virtual adolescente, que traz uma ótima premissa, repleta de originalidade, que prendem a atenção do público e diverte, levando para um final interessante, mas previsível, e reflexivo também, rendendo ótimos momentos de muita tensão. Vale a reflexão, e pensar se você faria os desafios propostos. Se o jogo existisse, você seria o jogador ou o observador?






NERVE: UM JOGO SEM REGRAS (NERVE)


Ano: 2016

Direção: Henry Joost e Ariel Schulman

Elenco: Emma Roberts, Dave Franco, Emily Meade, Miles Heizer e Juliette Lewis



NOTA: 9,0




Disponível na AMAZON PRIME VIDEO.









2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page