top of page
Foto do escritorPaulo Ricardo Cabreira Sobrinho

CRÍTICA | LEGADO EXPLOSIVO



Dificilmente algum filme de ação com o astro Liam Neeson é ruim, no máximo é pouco inspirado e simples; e detalhe que a maioria dos posters promocionais de seus filmes do gênero, o ator está sempre segurando uma arma. Neeson já era um renomado ator lá nos anos 90, quando fez filmes como A Lista de Schindler, Os Miseráveis, A Casa Amaldiçoada, Simplesmente Amor, e já foi até um Jedi no episódio um de Star Wars.


Mas, o ator irlandês de 1m92 e de 68 anos, ficou ainda mais famoso em 2008, quando estrelou Busca Implacável, que resultou em duas continuações, e o status de astro de filmes de ação. Desde então, o ator, praticamente, não fez nenhum filme de outro gênero: Desconhecido, Sem Escalas, Os Passageiros, e agora esse Legado Explosivo, a mais nova empreitada do ator nos filmes de ação. Menos inspirado que a maioria de seus outros filmes, mas isso não quer dizer que seja ruim, o filme é dirigido por Mark Williams, e tem no elenco Kate Walsh, Jai Courteney, Jeffrey Donovan, Anthony Ramos e Robert Patrick.

Tom Carter (Liam Neeson) é o responsável por roubar U$9 milhões de alguns bancos dos EUA, e decide se entregar, e o dinheiro também, após anos se escondendo. O problema é que os dois policiais encarregados do caso de Tom, decidem pegar o dinheiro para eles, piorando a situação do protagonista. Mas é claro que Carter vai até as últimas consequências, ou quase, para provar a sua inocência.


De explosivo, o filme não tem nada, que é diferente da tradução original, ‘The Honest Thief”, o que faz mais sentido com a história do que a tradução brasileira. Legado Explosivo é bem inferior aos outros filmes de Liam Neeson, mas não é ruim. Tudo é mais simples, não tem grandes sequências de ação, perseguição ou muita luta corporal, como por exemplo, Busca Implacável, mas o roteiro prende a nossa atenção, tem uma certa tensão, e é empolgante acompanhar a jornada de Tom em busca de sua redenção. Há bastante diálogos que vão crescendo em nível de tensão, mas ação está presente.



Liam Neeson está firme e forte em mais um papel de herói, ou anti-herói, mesmo com a sua idade, o que talvez seja o motivo da ação ser mais contida, e vibramos na sua tentativa de se livrar das ameaças e provar sua inocência. O drama entre o personagem de Neeson com sua namorada, Annie (Kate Walsh) é o que segura a história. O problema aqui está nos vilões, que não são ameaçadores e nem convincentes, e acabam sendo marionetes do protagonista, o que não deixa de ser interessante. A história dos antagonistas não é desenvolvida, e o motivo que os fazem roubar o dinheiro de Tom, fica sem sentindo. A falta de uma ameaça significativa deixa o filme mais simples.


O roteiro acaba sendo um pouco previsível, sem nenhuma grande surpresa, reviravolta ou inspiração, com cenas de ação básicas e simples, mas, ainda empolga, traz um enredo interessante e se desenvolve bem. Porém, não passa muito do básico, e se você espera algo tipo Os Passageiros e Busca Implacável, irá se decepcionar. Independente disso tudo, Legado Explosivo é bom e empolga.





LEGADO EXPLOSIVO (THE HONEST THIEF)


Ano: 2020

Direção: Mark Williams

Elenco: Liam Neeson, Kate Walsh, Jai Courteney, Jeffrey Donovan, Anthony Ramos e Robert Patrick



NOTA: 8,0















1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page