top of page
Foto do escritorPaulo Ricardo Cabreira Sobrinho

CRÍTICA | KRAMPUS: O TERROR DO NATAL


Existe a lenda de uma criatura mitológica chamada Krampus, que acompanha o Santo Nicolau, chamado carinhosamente de Papai Noel, durante os dias do natal. Enquanto o Papai Noel visita as crianças, e suas famílias, que foram boas, Krampus visita as que foram más. Essa criatura é vista de várias formas por diferentes populações do mundo, mas em geral, é representada como um ser do mal, um demônio.


Sabendo disso, podemos falar sobre o novo filme do diretor Michael Dougherty, que trabalhou como roteirista em Superman - O Retorno, que mostra a lenda dessa criatura mitológica. Com bastante humor e uma lição de moral, Krampus - O Terror do Natal é um dos filmes mais surpreendentes e diferentes dos últimos anos, e estão no celenco estão Toni Colletti, Adam Scott, Emjhay Anthony, Stephanie LaVie Owen, Allison Tolman, David Koechner e Conchita Ferrel.


Sarah (Toni Collete) e Tom (Adam Scott) convidam os familiares para passarem o feriado de natal juntos, quando Max (Emjhay Anthony), o filho mais novo da família, desiste do Natal devido a briga de seus familiares. Tudo parecia normal, até que as luzes se apagam, e uma forte nevasca começa. Mas não era uma nevasca comum, já que todo o bairro está deserto, e sim a chegada de uma criatura com pés de bode que, junto com seus companheiros, ameaça a família.


Krampus - O Terror do Natal é muito diferente dos filmes de terror da atualidade, e provavelmente muitos vão achar meio "sem noção". Divertido, cheio de humor e assustador, o filme lembra os lançamentos dos anos 80, mas com efeitos especiais melhorados, e impressiona nas cenas em que aparecem os "ajudantes" de Krampus. São criaturas estranhas, bizarras, e uma delas bem fofinha até, mas são assustadoras e não estão para brincadeira. Não é um filme de muitos sustos, ou que dá tanto medo (depende da pessoa), mas tem muito suspense, tensão e mistério. Por isso, não espere cenas com sangue, violência, corpos partidos ao meio, ou qualquer exagero dos filmes de terror, porque não tem.



Krampus é um filme acessível para toda a família, e isso não quer dizer que o filme seja um "terror infantil", pelo contrário, está muito longe de ser um; as cenas com os monstros são a prova disso. Com tanta bizarrice e situações assustadoras acontecendo, o que o público quer ver é o tal ser mitológico Krampus. Sim, ele aparece, e muito bem aparecido, mas somente mais para o final, quando vemos a sua forma por completo. E falando nisso, o filme tem um dos finais mais interessantes e surpreendentes dos filmes de terror dos últimos anos, principalmente a última cena. É de ficar imaginando muitas coisas. Mas não é apenas um filme de terror sem sentido nenhum para tudo o que acontece, e tem uma mensagem para o público: o quanto a gente dá valor à nossa família, como agimos, respeitamos e a aceitamos do jeito que ela é. E só percebemos isso quando é tarde demais. E claro, obviamente, não perder o espírito natalino.


Krampus - O Terror do Natal é um dos mais originais e melhores filmes de terror lançado em 2015, junto com A Corrente do Mal, e nem foi preciso mostrar sangue e violência. Tem uma história que prende atenção, com toques mitológicos em ritmo de fábula, é tenso, cheio de suspense, divertido e assustador, onde você vai dar risadas com algumas cenas e ficar impressionado quando aparecem os ajudantes de Krampus, que são demais; e claro, o próprio Krampus. Não é um filme de terror comum como o público está acostumado, já que não tem violência, sangue, e sim muito humor, junto com cenas assustadoras que vão fazer você levantar do sofá, ou da cama, já que da poltrona do cinema não vai. Uma pena a Universal não ter lançado nos cinemas brasileiros, e a produtora ainda lançou trailers e cartazes nacionais.





KRAMPUS: O TERROR DO NATAL (KRAMPUS)


Ano: 2015

Direção: Michael Dougherty

Elenco: Toni Colletti, Adam Scott, Emjhay Anthony, Stephanie LaVie Owen, Allison Tolman, David Koechner e Conchita Ferrel



NOTA: 9,0














0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page