top of page
Foto do escritorPaulo Ricardo Cabreira Sobrinho

CRÍTICA | KINGSMAN: SERVIÇO SECRETO

Atualizado: 7 de out. de 2021


Kingsman - Serviço Secreto é um daqueles filmes bem diferentes, com situações absurdas e loucas, que diverte o público. Dirigido pelo inglês Matthew Vaughn, de X-Men Primeira Classe, Kingsman é uma estilosa homenagem aos filmes de espionagem, em especial James Bond, claro, já que o filme é todo britânico. Assim como o filme, o elenco também é estiloso: Colin Firth, Taron Egerton, Michael Cane, Samuel L. Jackson, Mark Strong, Sophie Coockson, Sofia Boutella e com a participação especial de Mark Hamill, o Luke de Star Wars.


Gahalad (Colin Firth) é um agente secreto que faz parte da agência Kignsman. Seu colega morre em uma missão, e anos depois, ele recruta o filho dele, Eggsy (Taron Egerton), para participar da seleção de um novo agente. Durante o treinamento, os agentes da Kingsman investigam Valentine (Samuel L. Jackson), um nerd milionário com estomago fraco para sangue e violência que está planejando algo extremamente absurdo para dominar o mundo.


Kingsman provavelmente será o filme mais sem noção que você verá esse ano, mas isso não quer dizer que o filme é ruim, pelo contrário. Cabeças explodindo como fogos de artifícios, homens sendo cortados ao meio e lutas bem coreografadas, o filme vai prender a sua atenção desde a abertura, quando toca Dire Straits, até o seu louco final. A história é repleta de clichês e o filme nem se preocupa com isso, e mesmo assim, tem várias surpresas. Com referências a Kill Bill, Matrix e MIB, Kingsman acerta em não se prender a um gênero: o longa tem comédia, ação, aventura, com toques de sarcasmo, humor e piadas inteligentes, muita violência e cenas chocantes, tirando sorrisos e emoção do espectador. O roteiro ainda mostra duas histórias paralelas, a investigação e o treinamento de Eggsy, sendo essa segunda a mais divertida. E tinha tudo para dar errado, mas isso não acontece, graças ao seu estilo inovador.



Os personagens são um destaque à parte no filme, bem estereotipados (isso não é um problema aqui), divertidos, malucos e carismáticos, contagiando o espectador. Eggsy (Taron) está em uma fase de tomar decisões na vida, quando é chamado para se tornar uma gente secreto. No seu treinamento, ele é o garoto "menos favorecido" entre os ricos da Inglaterra, e que tem tudo para ser o escolhido. Galahad (Colin) é o agente secreto da Kingsman que vê no garoto todo o potencial de um agente, e ao mesmo tempo, está ajudando na investigação. Colin Firth faz um personagem bem diferente do que está acostumado a fazer, e se sai bem. A mocinha Roxy (Sophie) também está no treinamento para ser agente, e faz uma amizade com Eggsy, mas será que vai rolar algo a mais entre eles? Tem ainda o vilão Valentine (Samuel L Jackson), e Gazzelle (Sofia), sua ajudante que tem pernas de metal que também servem como uma poderosa arma contra seus inimigos. Valentine é um vilão totalmente diferente de todos os outros: tem medo de sangue, violência, além de ser extremamente louco, mas muito engraçado. Seu plano para dominar o mundo é o mais absurdo que existe, e o final, é uma das melhores cenas do cinema, ultimamente.


Kingsman - Serviço Secreto está longe de ser um filme sério, e acaba se tornando uma paródia dos filmes de espionagem, mas é muito mais do que isso, e melhor também. Tem uma história que prende a atenção do espectador, cheia de clichês, mas que guarda grandes surpresas. A última coisa que você vai sentir ao assistir é tédio, e ainda vai dar muitas risadas com cenas que passam dos limites da loucura e uma história completamente bizarra, e ainda, pega todos os elementos e toda a elegância dos filmes do James Bond. Kingsman é o filme mais louco e despretensioso do ano que todos deveriam assistir, e no final, cumpre a sua única função: apenas entreter o público.






KINGSMAN: SERVIÇO SECRETO (KINGSMAN: SECRET SERVICE)


Ano: 2015

Direção: Matthew Vaughn

Elenco: Colin Firth, Taron Egerton, Michael Cane, Samuel L. Jackson, Mark Strong, Sophie Coockson, Sofia Boutella e Mark Hamill



NOTA: 9,0













0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page