top of page
Foto do escritorPaulo Ricardo Cabreira Sobrinho

CRÍTICA | KING RICHARD: CRIANDO CAMPEÃS

Atualizado: 1 de abr. de 2022




05 Indicações ao Oscar 2022

Vencedor do Oscar MELHOR ATOR (Will Smith)



Em Um Sonho Possível, Sandra Bullock foi mentora de Michael Oher, um jovem negro que se tornou um dos maiores astros do futebol americano, produção que se tornou um enorme sucesso comercial, e papel que rendeu a Bullock o seu primeiro Oscar. Em King Richard: Criando Campeãs, Will Smith é pai de seis filhas, onde duas delas são Serena Williams e Venus Williams, consideradas duas das melhores tenistas do mundo. Ambos têm a temática esportiva como plano de fundo, ambos contam histórias reais sobre futuros astros dos esportes, sendo que o filme de Sandra Bullock, é mais comercial, e o de Smith, um pouco mais dramático, e sério. Bullock ganhou o Oscar, e será que Smith também consegue? Com uma história emocionante, e uma majestosa interpretação do ator, King Richard é dirigido por Reinaldo Marcus Green, e tem no elenco Will Smith, Aunjanue Ellis, Demi Singleton, Saniyya Sidney, e John Berntal.


Criando Campeãs é a história real sobre Serena e Venus Williams, que superaram uma vida difícil (pobreza, racismo, violência), mas que foram muito bem orientadas pelo seu pai, Richard (Will Smith), e hoje, são as melhores tenistas de todos os tempos. O diretor Marcus Green, junto com o roteirista, Zach Baylin, focaram mais no drama familiar, criando uma trama intensa, e envolvente, do que no elemento esportivo, contrário de como foi no filme de Sandra Bullock. Há torneios de tênis, conhecemos mais sobre a rotina do esporte, e é eficiente em criar momentos de tensão na hora dos jogos, mas é como se fossem um complemento para a produção, dando ênfase em como Richard criou suas filhas. Há muitas questões raciais, como o fato de uma família negra se dedicar a um esporte que predominam pessoas brancas, e a violência, por viverem em um bairro pobre e violento, comandado por gangues, onde o roteiro cria momentos divertidos, mas também pesados, em cada uma dessas situações.



Will Smith é o grande destaque de Criando Campeãs, e está em uma das melhores atuações de sua carreira; venceu o Globo de Ouro na categoria melhor Ator em filme Drama, e também está indicado ao Oscar. Smith convence o público com seus dramas, e os trejeitos de Richard, criando um personagem complexo, e orgulhoso demais, mas sempre de bom coração e que faz de tudo para que suas filhas não entrem para o mundo das drogas. O ator convence quando está treinando suas filhas, e irrita não só o espectador (no bom sentido), mas também os treinadores delas, por causa da sua teimosia em querer estar sempre presente, e opinar, no treinamento; mas ele tem um motivo para isso. Demi Singleton e Saniyya Sidney são as tenistas Serena e Venus, respectivamente, que se destacam nos treinos de tênis, com muita determinação e confiança, além de passarem uma grande simpatia para o público, evidenciando a excelente criação que tiveram por causa de seu pai, Richard, e o controverso treinamento delas.


Aunjanue Ellis é Oracene, esposa de Richard, tem um destaque menor, já que o foco são Venus, Serena, e Richard, mas se sobressai em todos os momentos que aparece, na maioria das vezes ao lado de Smith, mas nunca dependendo do ator, brilhando sozinha nos momentos dramáticos e entregando uma incrível atuação, que resultou em uma indicação ao Oscar de atriz Coadjuvante esse ano. Vale destacar também, John Berntal, o Shane de The Walking Dead, que interpreta o treinador escolhido por Richard, bastante caricato, emocionado demais, e com um bigode charmoso, sempre entrando em conflito com o pai das meninas.



Focando no dia-a-dia da família Williams, nos seus dramas pessoais, e no controverso treinamento de suas filhas, King Richard: Treinando Campeãs é um filme envolvente e emocionante, ainda que suas duas horas e meia de duração poderiam ser reduzidas, e que se destaca pelas ótimas atuações do elenco, principalmente de Smith, além da dinâmica familiar dos Williams, que cativa o público. Entre momentos divertidos, grandes tiradas, e um intenso drama, o roteiro mostra as dificuldades que Richard teve em criar suas filhas para se tornarem grandes tenistas, em uma realidade onde elas teriam todos os motivos para seguir o caminho das drogas, mas que foram bem orientadas pelo pai, provando que a produção é de Will Smith, e do grandioso Richard. Será que o ator ganha o seu primeiro Oscar?



KING RICHARD: CRIANDO CAMPEÃS (KING RICHARD)


Ano: 2021

Direção: Reinaldo Marcus Green

Elenco: Will Smith, Aunjanue Ellis, Demi Singleton, Saniyya Sidney, e John Berntal



NOTA: 8,5



Disponível na HBO MAX.














23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Bình luận

Đã xếp hạng 0/5 sao.
Chưa có xếp hạng

Thêm điểm xếp hạng
bottom of page