top of page
Foto do escritorPaulo Ricardo Cabreira Sobrinho

CRÍTICA | JOGOS VORAZES: EM CHAMAS

Atualizado: 24 de nov. de 2023



Lançado em 2013, Jogos Vorazes se tornou um fenômeno mundial e um enorme sucesso de bilheteria, apresentando um mundo distópico onde adolescentes devem batalhar até a morte para sobreviver em um torneio visto pelo país todo. Dirigido por Gary Ross, The Hunger Games terminou com Katniss Everdeen e Peeta Melark vitoriosos dos jogos, fato que não agradou o presidente Snow. Agora temos Jogos Vorazes: Em Chamas, baseado na segunda obra da escritora, que mostra as consequências dos atos de Katniss contra o governo. Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Lenny Kravitz, Elizabeth Banks, Stanley Tucci e Donald Sutherland retornam para os seus papeis, e as novas adições são Philip Seymour Hoffman, Jena Malone, Sam Claflin e Jeffrey Wright.


Os vencedores da 74ª edição dos Jogos Vorazes, Katniss (Lawrence) e Peeta (Hutcherson), saem na chamada “turnê dos vitoriosos”, que passa pelos doze distritos de Panem. A rebeldia de Katniss durante os jogos provocou uma rebelião entre os distritos, causando a fúria do presidente Snow (Sutherland). Para conter as rebeliões, é criado uma nova edição dos jogos, agora, com todos os vencedores das outras edições, e somente um sairá vivo.


À primeira vista, o segundo filme da saga de Katniss Everdeen parece uma cópia do anterior, mas é muito mais do que isso. Tem a arena e os desafios, as lutas para sobreviver, os desfiles dos tributos, entrevistas, treinamento, mas tudo é em uma escala muito maior, mais empolgante, e com várias conspirações e intrigas surgindo. A trama é mais interessante, a crítica social é mais ampla, estamos no meio do caminho de uma inevitável rebelião contra a capital e o governo corrupto do presidente Snow. As lutas na arena se repetem, mas são mais elaboradas e desafiadoras, e sabemos que algo a mais está acontecendo, mas não entendemos o que é, nem mesmo Katniss. Aqui, o triangulo amoroso entre Katniss, Peeta e Gale ganha mais ênfase, já que o casal de afortunados precisa convencer a todos, e principalmente o presidente Snow, que o amor deles é real.



Sai Gary Ross da direção, e entra Francis Lawrence, de Constantine, e Eu Sou A Lenda, além de ter dirigido inúmeros videoclipes, o que foi uma boa mudança, já que ele consegue trazer mais suspense e mistério na história. Com um orçamento maior, de $140 milhões, mais do que o dobro do anterior, a produção de Jogos Vorazes: Em Chamas conseguiram fazer um trabalho melhor: os efeitos especiais e os detalhes dos cenários são melhores, principalmente na arena de batalha, o que deixa tudo ainda maior.


Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Lenny Kravitz, Elizabeth Banks, Stanley Tucci e Donald Sutherland repetem seus papéis; destaque para Lawrence, e sua Katniss, mais uma vez. Ela ganhou experiência nos jogos do ano passado, e agora, se mostra mais forte e determinada, ainda com sua extrema sensibilidade, o que a torna uma das personagens femininas mais poderosas da atualidade. Novos personagens são introduzidos: Philip Seymour Hoffman, Jena Malone, Sam Claflin, Jeffrey Wright e Amanda Plummer. O britânico Sam dá vida ao enigmático Finnick, personagem muito importante na trama; Hoffmann fica no lugar de Wes Bentley como o novo realizador dos jogos, que brilha em cena com seu Plutarch, um personagem todo misterioso e com outras intenções. Jena Malone (Johanna) e Jefrrey Wright (Beetee) são os novos personagens que merecem destaque, onde a primeira faz uma divertida e irritada concorrente, e enquanto Beetee faz um inteligente construtor, personagens muito interessantes. Outro destaque fica para Lynn Cohen e sua personagem Mags, uma simpática e muito querida tributa do mesmo distrito de Finnick.



Depois de uma interessante, e nada tão surpreendente, reviravolta, Jogos Vorazes: Em Chamas termina deixando uma importante conclusão para os últimos dois capítulos da franquia de Suzanne Collins; o último livro é A Esperança, será dividido em dois filmes, o que parece ser uma regra em Hollywood. Com uma história mais elaborada, mais interessante, reviravoltas e muitas surpresas, Jogos Vorazes – Em Chamas, é maior e mais empolgante, com um enredo mais desenvolvido, e prova que não é apenas um filme para entreter o público, e sim, uma forte critica social que será ainda mais visível nas continuações.




JOGOS VORAZES: EM CHAMAS (HUNGER GAMES: CATCHING FIRE)


Ano: 2013

Direção: Francis Lawrence

Elenco: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Lenny Kravitz, Elizabeth Banks, Stanley Tucci, Donald Sutherland, Philip Seymour Hoffman, Jena Malone, Sam Claflin e Jeffrey Wright.



NOTA: 10


Disponível na NETFLIX.

















5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page