top of page
Foto do escritorPaulo Ricardo Cabreira Sobrinho

CRÍTICA | INVERNO DA ALMA



04 INDICAÇÕES AO OSCAR:

Melhor Filme

Roteiro Adaptado, Atriz (Jennifer Lawrence) e Ator Coadjuvante (John Hawkes).



Inverno da Alma é um daqueles filmes que, provavelmente, o grande público não vai gostar, não por ser um filme ruim, mas sim pela sua narrativa mais cruel e fria, sem quasse nenhuma emoção. A produção, brilhantemente dirigida pela desconhecida Debra Granik, venceu vários prêmios mundo afora, e foi indicado a 4 Oscar, incluindo de melhor filme e atriz para Jennifer Lawrence. Ainda estão no elenco John Hawkes, Lauren Sweetser e Garret Dillahunt.


Ree (Jennifer Lawrence) é uma garota de 17 anos que cuida dos seus irmãos, e de sua mãe doente, cujo pai desapareceu sem dar vestígios. Ele não compareceu ao seu julgamento, elas podem perder a casa onde moram, e com isso, Ree parte em busca do seu pai e descobre um passado ruim de seu pai.


Inverno da Alma foca bastante nas interpretações dos personagens, e no roteiro pesado movido por desgraça e desilusão. Acompanhamos a jornada de Ree em busca do paradeiro de seu pai, o grande mistério da trama, envolto de muitos segredos para serem revelados, com vários personagens enigmáticos, e uma poderosa direção de arte. Os cenários sombrios, gelados e pobres onde eles vivem, são quase que personagens do filme, tão importante quanto qualquer outro elemento, e fundamental para dar o tom mais melancólico e sem esperanças necessários.



O filme de Debra Granik é, principalmente, de atuações, onde os personagens são violentos, ruins e que não sabem dialogar sem serem maldosos. E claro, o destaque maior é Jennifer Lawrence, indicada ao Oscar por sua atuação. Ela faz uma personagem fria, demonstrando segurança e atitude diante os acontecimentos, e tudo o que ela passa com sua família, fome, problemas com vizinhos, e aprender desde cedo a se cuidar sozinha e dos outros, cria um vinculo com o espectador, graças a forte atuação e o carisma da atriz. John Hawkes, também indicado ao Oscar, interpreta o tio violento de Ree, em um importante papel para a trama, mas nada que justifique a indicação, e acaba sendo ofuscado pela atriz.


Inverno da Alma é um ótimo “suspense dramático”, graças a junção do pacote Jennifer Lawrence, direção de arte e um enredo tenso e cruel, que pode mexer com os nervos do público. O desfecho pode frustrar algumas pessoas que esperavam algo extremamente chocante ou revoltante, o que não deixa de ser, já que a trama parecia que levaria a um final assim. A produção mostra um lado cruel das pessoas, sem esperanças ou alegrias, que moram em uma cidade cheia de pessoas violentas e frias, buscando soluções para os seus problemas.


Originalmente publicado em 2010. Editado em 2020.







INVERNO DA ALMA (WINTER'S BONE)


Ano: 2010

Direção: Debra Granik

Elenco: Jennifer Lawrence, John Hawkes, Lauren Sweetser e Garret Dillahunt.



NOTA: 8,0












2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page