Em 2016, um filme coreano fazia sucesso no mundo todo, contando uma história sobre invasão zumbi na Coreia do Sul, misturando drama, e tocando em assuntos como família, relações pessoais, individualismo e egoísmo, tudo recheado com cenas de ação ágeis, tensas e muita violência. Invasão Zumbi (Train To Busan, ou Busanhaeng) fez tanto sucesso que uma versão americana estava nos planos de Hollywood, mas que acabou não saindo do papel, mas eis que temos aqui uma continuação, Invasão Zumbi 2: Península. Bem inferior ao primeiro, e com uma temática totalmente diferente, o filme de Yeon Sang-ho (que também dirigiu o de 2016) é tão ruim, mas diverte.
O enredo se passa cerca de quatro anos depois do primeiro, e acompanha um ex-soldado do exército coreano que é enviado a uma península cheia de zumbis para recuperar um caminhão cheio de dinheiro. Ele acaba contando com a ajuda de uma família que estava presa na cidade desde o inicio dos ataques dos zumbis.
O início de Invasão Zumbi 2 é promissor e interessante, se aproximando muito do original, mas que se perde logo depois, e se torna um filme de ação com uma pegada bem trash. Toda a tensão de estar preso em um trem repleto de zumbis, é trocada pelas ruas de uma cidade abandonada, ainda que tenha uma boa fotografia, e possibilitando ótimas cenas de perseguição com carros, mas absurdamente loucas. É visível a semelhança, em um determinado trecho do filme, com Mad Max, quando os personagens encontram um grupo de sobreviventes bem doidos, e as situações são bem tensas, principalmente mais para o ato final, em uma longa e alucinante sequência de perseguição.
Há momentos com bastante emoção e muito drama, exatamente como foi com o original, mas a ideia aqui é bem outra, e apesar de não focar muito nas relações entre as pessoas, sentimos raiva de algumas, e desejamos que elas sejam mordidas pelos zumbis. Os personagens são bem caricatos, e alguns são carismáticos e divertidos, como por exemplo, a duas irmãs, Yu-Jin e Dong, onde a mais velha deixa no chinelo qualquer motorista com habilitação. Tem ainda um drama familiar e uma clássica ironia do destino
Invasão Zumbi 2 tem um enredo estranho e diferente do primeiro, e é isso que torna o filme ruim, já que a expectativa da continuação era uma produção no mesmo nível. Claramente um terror com uma pegada mais trash, e acredito que poderia ter abraçado mais ainda essa temática, o filme tem situações absurdas e ridículas, efeitos em CGI bem ruins, muitas vezes parecendo um videogame, bastante ação, perseguição, muitos zumbis, e claro, um desfecho dramático típico de filmes orientais. Invasão Zumbi 2: Península é tão ruim, mas é isso que deixa o filme bom; é assistível, mas esquecível, e bem inferior do primeiro.
INVASÃO ZUMBI 2: PENÍNSULA (TRAIN TO BUSAN: PENINSULA
Ano: 2020
Direção: Yeon Sang-ho
Elenco: GangDong-Won, Lee Re, Lee Jung-Hyum, Koo Kyo-Hwan
NOTA: 5,0
Kommentare