top of page
Foto do escritorPaulo Ricardo Cabreira Sobrinho

CRÍTICA | ILHA DO MEDO

Atualizado: 3 de nov. de 2021



Os personagens de Leonardo DiCaprio e Mark Ruffalo chegam de balsa em uma ilha, coberta por neblina e com tempo chuvoso, ao som de uma tensa e marcante trilha sonora. Envolto de um grande mistério, é assim que o novo filme de Martin Scorsese, Ilha do Medo, quarta parceria com DiCaprio, leva o espectador durante suas quase duas horas e meia de duração. Shutter Island, no original, é um intenso thriller psicológico com aqueles finais surpreendentes, e tem ainda no elenco Ben Kingsley, Emily Mortimer, Michelle Williams, Patricia Clarkson e Max Von Sydow.


Teddy (DiCaprio) e Chuck (Ruffalo) são dois agentes federais que vão até o Hospital Ashecliffe, para criminosos insanos, investigar o desaparecimento de uma paciente, Rachel Solando (Patricia Clarkson). Teddy acredita que há mais coisas envolvidas na investigação, e o trauma com a morte da sua esposa, Dolores (Michelle Williams), pode acabar atrapalhando o seu trabalho.


Ilha do Medo já prende a nossa atenção desde o início, e à medida que se desenvolve, o filme nos envolve com todo o mistério envolto da investigação, e do local. A tensão é contínua, com bastante suspense e cenas impactantes, tem uma trama um pouco complexa, repleta de segredos e enigmas para quem gosta filmes desse tipo. A fotografia é um show a parte, e é o principal elemento da produção, as instalações do hospital são sombrias e misteriosas, e o tempo chuvoso da um toque especial no cenário externo, na ilha, que a acaba tornando uma personagem importante para a história. Detalhes assim fazem toda a diferença no resultado final.



Leonardo DiCaprio interpreta um dos detetives, Teddy, que tem um passado trágico envolvendo sua esposa, e à medida que se envolve na investigação, acaba percebendo detalhes que nunca havia antes pensado, em uma montanha russa de emoções que somente DiCaprio consegue ter. Aqui, o ator faz mais uma parceria com Scorsese, provando que os dois realmente são uma ótima dupla. Mark Ruffalo fica do outro lado da gangorra, tentando ajudar Teddy para que ele não afunde mais nos seus sentimentos. Ben Kingsley e Max Von Sydow tem aparições rápidas, mas não menos importantes, com intensas e misteriosas atuações que só acrescentam mais detalhes na trama.


Além do suspense psicológico, Ilha do Medo tem um pé no sobrenatural, mesmo não sendo o principal elemento do filme, e Scorsese dirige a trama de uma forma espetacular, nos fazendo duvidar da sanidade dos personagens, e sobre o que realmente é o filme que estamos assistindo. Intrigante, o filme de Scorsese envolve o espectador com um enredo muito bem elaborada, talvez um pouco complexa, mas não é tão difícil de entender, e tudo será explicado em um final revelador surpreendente e impactante. Junta isso com o elenco estrelar imperdível, um renomado diretor, muito suspense e mistério, e temos Ilha do Medo.


Postado originalmente em 2010. Editado em 2021.





ILHA DO MEDO


Ano: 2010

Direção: Martin Scorsese

Elenco: Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo, Ben Kingsley, Emily Mortimer, Michelle Williams, Patricia Clarkson e Max Von Sydow.



NOTA: 9,0



Disponível na NETFLIX








128 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page