O Universo Cinematográfico da Marvel teve início lá em 2008, introduzindo os seus heróis nos cinemas, e os preparando para os eventos de Os Vingadores, em 2012. Homem de Ferro, Thor, Capitão América, Hulk, todos tiveram seus filmes solos apresentados antes do tão esperado encontro para salvar o mundo. Ainda que faltasse muitos heróis, um muito querido pelos fãs ainda não tinha sido introduzido no universo da Marvel, apesar de ter cinco filmes: o Homem-Aranha. Voltando para 2002, Sam Raimi dirigiu Homem Aranha com Tobey Maguire, firmando o ator como o melhor aracnídeo. Depois de dois filmes do diretor com Tobey, foi a vez de Andrew Garfield viver o herói em mais outros dois filmes, muito criticado pelos fãs por causa.
Mesmo que esses filmes tenham sido lançados durante o UCM, os direitos ainda estavam com a Sony, impedindo que o herói entrasse no grupo dos Vingadores. Mas tudo se resolveu, e os direitos do homem aranha voltaram para a Marvel, podendo assim, colocá-lo no seu universo. Com essas mudanças, agora é a vez de Tom Holland ficar responsável por viver o cabeça de teia, no seu primeiro filme no UCM, Homem-Aranha: De Volta ao Lar. Dirigido por Jon Watts, no elenco estão Michael Keaton, Robert Downey Jr., Marisa Tomei, Zendaya, John Favreau e Jacob Batalon.
Após os eventos de Guerra Civil, onde Peter Parker/ Homem-Aranha (Tom Holland) lutou ao lado dos vingadores, o herói aracnídeo retorna para sua vida normal, escola e amigos, esperando o chamado de Tony Stark/ Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) para alguma outra missão. Parker acaba descobrindo os planos de um homem chamado Adrian Toomes/ (Michael Keaton), conhecido como o Abutre, e tenta impedi-lo, contrariando as recomendações de Stark.
Sem a introdução de como Peter Parker virou o herói (aranha geneticamente modificada, picada), De Volta ao Lar começa logo após a batalha de Os Vingadores, apresentando o futuro vilão, o Abutre, para depois, ir para os eventos de Guerra Civil, mostrando Peter Parker como youtuber, filmando sua participação na batalha contra o Capitão América. O filme de Jon Watts mostra o Homem-Aranha tentando se equilibrar entre ser o herói da vizinhança ou ser um integrante dos Vingadores, com sua vida na escola, paixões e amizades. O diretor acerta no tom mais leve, cômico, e repleto de piadas, além de mostrar um Parker adolescente, no colégio, e as referências à grandes clássicos do cinema, como Curtindo a Vida Adoidado e Clube dos Cinco, fugindo também do clichê de mostrar dramas habituais dos adolescentes.
Os personagens, e os atores, são os outros grandes acertos da produção, que divertem o público, criando uma empatia com eles. A começar pela escolha de Tom Holland como o novo Homem Aranha, onde o ator está bem à vontade no personagem, esbanjando carisma e simpatia, sempre com piadinhas e tiradas sensacionais. O garoto fica deslumbrado por ser o novo herói, mas ele tem outras responsabilidades na escola, e suas escolhas podem afetar o seu futuro. Seu melhor amigo, Ned, interpretado por Jacob Batalon, é o retrato do jovem que fica fascinado quando algo extraordinário acontece, e juntos, rendem ótimas piadas e muito humor. Fiéis amigos e parceiros no crime, a sintonia dos dois é ótima, divertindo o público. Ainda no núcleo escolar, tem a sarcástica Michele Jones, interpretada por Zendaya, Lizz (Laura Harrier), a paixão de Peter, e o professor histérico e traumatizado Mr. Harrigton (Martin Starr).
De Volta ao lar tem um dos melhores vilões da franquia do aracnídeo, o Abutre, interpretado por Michael Keaton, que faz um antagonista sem parecer tão malvado, o que não tira nada o seu tom ameaçador. O vilão é um cidadão comum, com motivos simples, onde sua forte personalidade é muito bem construída. E ainda, tem uma cena que, com certeza, estará entre as mais memoráveis do MCU, dele com Peter Parker. John Favreau está hilário como Happy, o elo do herói com os vingadores, e temos aqui uma tia May mais nova, fato que deixou muita gente com o pé atrás, interpretada pela ótima Marisa Tomei. E por fim, as participações de Tony Stark/ Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), sempre com seu humor sarcástico. Os fãs ficaram receosos do aracnídeo ficar dependendo de Stark, mas ele aparece poucas vezes, e nunca tira o brilho do herói aracnídeo.
Comum em vários filmes solos da Marvel, De Volta Ao Lar não tem muitas cenas de ação, as vezes corridas demais, e junto com os efeitos em CGI, deixam um pouco confusas, mais especificamente na batalha final. Mas nada que possa estragar a diversão. Sem a famosa picada da aranha modificada, e sem a trágica morte do tio Ben, John Watts nos traz o melhor Homem-Aranha até agora, bem à vontade no papel, um divertido e carismático adolescente com um grande dilema, bastante vulnerável as situações. Com muito bom humor, uma história simples, mas bem construída, e uma surpreendente e icônica revelação, o novo filme do Homem-Aranha tem tudo para dar certo, trazendo um filme sincero e carismático. E que tenha mais Tom Holland como o herói.
HOMEM-ARANHA: DE VOLTA AO LAR (SPIDER-MAN: HOMECOMING)
Ano: 2017
Direção: Jon Watts
Elenco: Tom Holland, Michael Keaton, Robert Downey Jr., Marisa Tomei, Zendaya, John Favreau e Jacob Batalon
NOTA: 9,0
Comentários