top of page
Foto do escritorPaulo Ricardo Cabreira Sobrinho

CRÍTICA | GAROTA EXEMPLAR

Atualizado: 3 de nov. de 2021


O diretor David Fincher, de Clube da Luta e da refilmagem O Homem que Não Amava as Mulheres, faz o filme mais desafiador e interessante de sua longa carreira, com Garota Exemplar, adaptação de um livro homônimo da escritora Gilliam Fllyn. O filme faz uma bela critica a vida adulta, casamentos e fidelidade, em uma trama repleta de cinismo. Ben Affleck, Rosamund Pike, Neil Patrick Harris, Tyler Perry, Kim Dickens e Carrie Coon estão no elenco.


No dia de seu aniversário de casamento, Amy Dune (Rosamund Pike) desaparece, deixando indícios de sequestro. Ao decorrer das investigações, liderada pela detetive Rhonda (Kim Dickens), e com a repercussão da mídia, o principal suspeito acaba sendo o marido de Amy, Nick Dunne (Bem Affleck), que agora, tem que provar se é culpado ou inocente.


O trabalho de direção de David Fincher é espetacular, ajudado pelo intrigante roteiro, que foi também escrito pela autora do livro que o filme se baseou. A história é muito bem desenvolvida, com um ótimo ritmo de suspense e mistério, onde todos os detalhes que aparecem servem para alguma coisa. O roteiro mistura os atuais fatos do crime, com os flashbacks de como o casal se conheceu, e os motivos que levaram para esse acontecimento, se baseando no diário que Amy escreve. É a partir daí que acontecem a maioria das reviravoltas na trama, onde Fincher faz o espectador ficar em dúvida se Nick é culpado pelo desaparecimento de sua esposa. Ainda, é interessante ver como a mídia gosta de estar presente em um caso como esse, difamando e criando histórias, principalmente a apresentadora de um programa de fofoca, Ellen Abbott, além da enorme repercussão entre a população, e o fanatismo de todos. Um grande, e escandaloso, circo midiático.



A forma como o roteiro constrói a personalidade de Amy é excepcional, e a escolha de Rosamund Pike para viver a personagem é o maior acerto do filme. A londrina dá um ar misterioso e psicótico incrível para a personagem, protagonizando cenas ameaçadoras e bem sensuais. Bem Affleck também dá um show com seu personagem Nick, se colocando em vários problemas e passando uma personalidade duvidosa para o público; ele se sai muito bem em momentos de suspense e romance também. Destaque ainda para a irmã de Nick, Margot (Carrie Coon), que sempre está do lado dele, e o ex-namorado, colocado como psicótico, Desi, interpretado pelo ótimo Neil Patrick Harris, que realmente consegue se passar por um.


Com personagens racionais e bem desenvolvidos, uma história bem envolvente, cheia de mistérios, suspense e reviravoltas, Garota Exemplar nos leva para um final duvidoso, em aberto, mesmo que a história termine ali. Talvez muitos não irão concordar da forma como termina, mas tudo faz sentido, mostrando várias críticas e metáforas sobre casamento, nos levando pensar em até que ponto um casal levaria seu relacionamento para manter as aparências. A grande questão do filme de David Fincher é: onde está a nossa querida Amy Exemplar?






GAROTA EXEMPLAR (GONE GIRL)


Ano: 2014

Direção: David Fincher

Elenco: Ben Affleck, Rosamund Pike, Neil Patrick Harris, Tyler Perry, Kim Dickens e Carrie Coon.



NOTA: 9,0




Disponível na NETFLIX







2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page