top of page
Foto do escritorPaulo Ricardo Cabreira Sobrinho

CRÍTICA | ESQUADRÃO TROVÃO



A parceria entre Melissa McCarthy, e o diretor Ben Falcone, que são casados na vida real, já vem de anos, resultando filmes como Tammy (2014), e A Chefa (2016). Agora, junto com o serviço de streaming Netflix, a dupla retorna com Esquadrão Trovão, comédia de super heróis que funciona mais como uma paródia escrachada do gênero, exagerado, mas que diverte dentro da sua proposta. Além de McCarthy, estão no elenco Octavia Spencer, Jason Bateman, Bobby Canavalle, Pom Klementieff, Melissa Leo, Taylor Mosby e Kevin Dunn.


A história se passa em uma realidade onde meliantes, humanos com super poderes, são uma ameaça para a população. Lydia (McCarthy) e Emily (Spencer) que se tornaram melhores amigas no colégio, se reencontram já adultas. Emily se tornou uma grande cientista que desenvolveu uma forma de combater os meliantes, e Lydia, continua trabalhando na sua cidade natal em uma construtora. Após uma grande confusão, as duas amigas acabam ganhando super poderes, e agora, elas são a última esperança para deter os inimigos.


Muita expectativa girou em torno de Esquadrão Trovão, incluindo o retorno de Melissa McCarthy no gênero da comédia, tendo em vista que a atriz estrelou ótimas produções, como As Bem Armadas e A Espiã que Sabia de Menos, que mais se encaixam com o filme em questão. O resultado: um fracasso de crítica, mas que fez um enorme sucesso entre o público, se tornando um dos filmes mais assistidos na Netflix. Thunder Force, no original, é uma comédia pastelão com piadas que, muitas vezes, não são engraçadas, e chegam até ser vergonhosas, tem um humor exagerado e apelativo, o que pode deixar muita gente receosa, mas funciona porque não é para ser um filme sério.


A trama é interessante, aborda assuntos como amizade e formação dos filhos, além de trazer o mundo dos super-heróis de volta, subgênero que atrai muita gente. Mas o problema é que o diretor desenvolve sem nenhum aprofundamento, deixando furos no roteiro, não prendendo muito a atenção do público, e as cenas emotivas acabam não sendo eficientes. Ben Falcone se preocupa muito em deixar a produção engraçada, achando que isso é o suficiente. Até a reviravolta é insonsa de tão clichê que parece.



Melissa McCarthy e Octavia Spencer estrelam a produção, mostrando que as duas atrizes foram um dos certos de Esquadrão Trovão. A química entre elas é sensacional, se desenvolve naturalmente, e a história de amizade das personagens é fofa e diverte, criando um vínculo com o público. Mckarty já é experiente em comédias, exagerada e escandalosa, mas sempre engraçada, e aqui, ela repete a fórmula. Já sua colega de profissão, Spencer, raramente participa de um filme do gênero, se destacando mais em dramas, rendendo várias indicações, e levando até um Oscar para casa. A atriz não tem o timing cômico necessário para comédias, mas é isso que deixa a produção mais legal, e ela acaba se tornando engraçada, do jeito dela. E o mais interessante, é que elas não levam o menor jeito para serem super heroínas.


Já em relação aos vilões, a situação é bem diferente. Eles são caricatos, chatos, tentam ser engraçados, mas sem êxito, além de não serem nada ameaçadores, e suas motivações são superficiais. Tudo bem que a produção não é séria, mas assim já é demais. Jason Bateman é o que mais se destaca, interpretando Jerry, metade humano, metade caranguejo, que acaba tendo um envolvimento com Lydia.


No fim, Esquadrão Trovão é uma produção simples, bobinha, sem muitas pretensões de ser sério, se tornando praticamente uma paródia dos filmes de super heróis, mas que diverte com suas situações exageradas, piadas excessivas e o carisma das protagonistas, o que mais funciona. Falta conteúdo, um desenvolvimento melhor, e se parecesse menos exagerado, poderia ter se saído melhor, mas a proposta do filme é essa, então, tá ok. Provavelmente, ficará esquecido no catalogo da Netflix, mas é inegável o sucesso que fez.






ESQUADRÃO TROVÃO (THUNDER FORCE)


Ano: 2021

Direção: Ben Falcone

Elenco: Melissa McCarthy, Spencer, Jason Bateman, Bobby Canavalle, Pom Klementieff, Melissa Leo, Taylor Mosby e Kevin Dunn


NOTA: 7,0





Disponível na NETFLIX.









7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page