Se algum filme faz sucesso, não necessariamente de bilheteria, mas sim quando se torna mais popular entre o público, os produtores sempre buscam outras alternativas para criar algo na mesma linha. Em 2005, tivemos Sr. e Sra. Smith, estrelado por Brad Pitt e Angelina Jolie, e agora temos esse Encontro Explosivo entre Tom Cruise e Cameron Diaz que, por coincidência, faz uma “dose tripla” esse ano com Caçador de Recompensas, estrelado por Jennifer Aniston e Gerard Buttler, e Par Perfeito, com Ashton Kutcher e Katherine Heigl.
Dirigido por James Mangold, Encontro Explosivo mistura espionagem e comédia, repleto de absurdas sequências de ação, clichês, humor e atuações divertidas. Também estão no elenco Peter Sarsgaard, Viola Davis, Marc Blucas, Paul Dano e Maggie Grace.
June Havens (Cameron Diaz) está indo para Boston no casamento de sua irmã, quando se esbarra com Roy Miller (Tom Cruise). Ele é um agente secreto que estava em uma missão, mas, misteriosamente, acaba sendo investigado, e, consequentemente, June também. Agora, os dois em que ficar juntos até que tudo seja resolvido, e claro, serão perseguidos por bandidos e até policiais.
Encontro Explosivo tem todos os elementos para entreter o espectador em uma louca aventura: ação, piadas e humor, um pouco de romance e situações que só se vê em um filme do gênero. É inegável que você não se lembre nem um pouco dos filmes do agente James Bond, e até os do próprio Tom Cruise, Missão Impossível. De início, a produção joga muita informação para o espectador, e já começa com uma grande sequência com lutas e um avião desgovernado, mas aos poucos, o roteiro vai explicando e tudo se encaixa.
Para quem gosta de adrenalina, o filme tem de sobra, e o Mangold não poupa nas perseguições e sequências de ação, uma mais absurda do que a outra, e no meio de tudo isso, há tempo para muitas piadas, humor, implicância e até um romance, tudo na medida e no tempo certo. O visual também é um ponto forte, mostrando cenários lindos na Áustria, Espanha e até em uma praia particular “escondida” na Jamaica, clara referência a 007 Contra o Satânico Dr. No.
Tom Cruise e Cameron Diaz estão super bem a vontade em Encontro Explosivo, tendo em vista que eles já estrelaram filmes do gênero, Cruise em Missão Impossível, claro, e Diaz em As Panteras. O astro segue a linha do seu personagem Ethan, misterioso, só que mais divertido e sarcástico, e a atriz faz uma personagem espontânea e desastrada, que fica perdida em grande parte das sequências de ação. A química entre eles é muito boa, mais na missão do que no provável romance entre eles, e os diálogos afiados e cheios de humor são um destaque a parte. De coadjuvantes, vale destacar Rodney (Marc Blucas), apaixonado por June, Peter Sarsgaard, um dos agentes que está investigando o caso de Roy, e Paul Dano, que quase não fala nada nas poucas cenas em que aparece.
Claramente um filme bem comercial, Encontro Explosivo é uma produção que diverte bastante com as absurdas sequências de ação que só acontecem em filmes, muita perseguição, explosão, humor e piadas, e claro, a presença da dupla Tom Cruise e Cameron Diaz. É para se divertir, e nada mais, sem qualquer compromisso com a noção e a realidade.
Postado originalmente em 2010. Editado em 2020.
ENCONTRO EXPLOSIVO (KNIGHT & DAY)
Ano: 2010
Direção: James Mangold
Elenco: Tom Cruise, Cameron Diaz, Peter Sarsgaard, Viola Davis, Marc Blucas, Paul Dano e Maggie Grace.
NOTA: 9,0
Disponível na NETFLIX.
Comments