top of page
Foto do escritorPaulo Ricardo Cabreira Sobrinho

CRÍTICA | DESCONHECIDO

Atualizado: 4 de nov. de 2021



Identidade roubada, trocada, pessoas dizendo que você é outra pessoa e, de repente, você está sendo procurado pela polícia ou por bandidos. Em 1996, Sandra Bullock passou por esses sufocos no ótimo thriller A Rede; em 2002, foi a vez de Matt Damon provar quem realmente era, em A Identidade Bourne, que resultou em uma trilogia. Agora, é a vez de Liam Neeson provar sua verdadeira identidade no suspense Desconhecido, dirigido por Jaime Collet-Serra, e estrelado por Diane Kruger, January Jones, Bruno Ganz, Aidan Quinn e Frank Langella.


O dr. Martin Harris (Liam Neeson) chega em Berlim para um congresso, junto com sua esposa Elisabeth (January Jones), quando ele sofre um acidente de carro que o deixa em coma por quatro dias. Ao acordar, descobre que outra pessoa tomou o seu lugar, usando sua identidade e agora, com a ajuda da jovem Gina, Martin precisa provar quem realmente é.


Desconhecido não é diferente de muitas produções que já foram lançadas anteriormente, onde o diferencial maior é a presença de Liam Neeson. A trama é envolvente e cheia de mistérios sobre quem é o verdadeiro dr. Martin Harris, com bastante revelações. Seguindo um pouco a linha de Busca Implacável, também estrelado pelo ator, a produção de Jaime Collet-Serra tem intensas cenas de perseguição nas ruas, com carros, tiroteios, explosões e muita luta corporal. Provar a sua identidade é somente a ponta do iceberg, há muitos segredos e detalhes a serem descobertos à medida que o filme se desenrola.



Neeson realmente é o astro dos filmes de ação do momento, provando toda a sua capacidade em filmes do gênero no, já mencionado, Busca Implacável, onde uma continuação está prevista para ano que vem. O ator repete aquele jeito vingativo, sempre em boa forma e realizando praticamente todas as cenas de ação do seu personagem, no auge dos seus 58 anos. Chega a um ponto que o roteiro nos faz duvidar da verdadeira identidade do protagonista, e o ator consegue passar tranquilamente essa ambiguidade para o espectador.


Destaque para Diane Kruger, a taxista Gina, que ajuda o dr. Harris a provar a sua verdadeira identidade, sem nenhuma explicação do porquê estar o ajudando. January Jones interpreta a insonsa Elizabeth, esposa do protagonista, uma personagem incoerente e chata, que mal sabe fingir, ainda mais para Liam Neeson.


Desconhecido é um daqueles filmes empolgantes e cheio de ação que atrai bastante público para os cinemas, tendo todos os elementos para isso: história envolvente e misteriosa, segredos, revelações e um final surpresa que não chega a ser previsível, o que já é uma coisa boa. Liam Neeson está cada mais se firmando como um astro dos filmes de ação, e é sempre legal vê-lo enfrentando meio mundo para salvar alguém, ou provar sua identidade. Tomara que venham mais papéis do gênero para ele. Será que ele consegue provar a sua verdadeira identidade, e dar um jeito na sua vida? Quem realmente é o dr. Martin Harris?


Originalmente publicado em 2011. Editado em 2020.





DESCONHECIDO (UNKNOWN)


Ano: 2011

Direção: Jaime Collet-Serra

Elenco: Liam Neeson, Diane Kruger, January Jones, Bruno Ganz, Aidan Quinn e Frank Langella.



NOTA: 9,0



Disponível na HBO MAX.










2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page