Lançado há 30 anos atrás, a versão original de Convenção das Bruxas, com Angelica Houston, ficou marcado na memória das crianças dos anos 90 porque, apesar do tom infantil e fantasioso, assustou uma geração inteira, especialmente na famosa cena da reunião das bruxas. Baseado no conto de Roald Dahl, o filme tinha um tom mais assustador, sempre envolvendo crianças. No elenco, ainda estava a eterna Mai Zetterling, o garotinho Jasen Fisher, que nunca mais atuou em nenhum filme, e o grande Mr. Bean, Rowan Atkinson.
Agora, chegou a vez da nova geração de crianças conhecer essa fantástica história sobre bruxas que querem exterminar todas as crianças do mundo. Dirigido por Robert Zemeckis, ao invés de Angelica Houston como a bruxa principal, agora é a premiada Anne Hathaway que encarna o papel; e a também oscarizada Octavia Spencer, entra no lugar de Mai Zetterling como a avó que luta contra as bruxas, ao lado do seu neto, interpretado pelo jovem Jahzir Bruno.
A história é basicamente a mesma do original, onde um garotinho órfão, Jahzir Bruno, vai morar com sua avó, Octavia Spencer (assim como no livro, aqui, os dois personagens não tem seus nomes mencionados). Após descobrir que eles podem estar sendo ameaçados por uma Bruxa, eles decidem ir para um resort se esconder. Mas lá, está para acontecer uma grande reunião com as maiores bruxas do país, e agora, eles terão que impedir que elas acabem com todas as crianças.
A estrutura narrativa, e os acontecimentos desse novo Convenção das Bruxas, são os mesmos da versão original, porém, o tom aqui é bem o oposto, e isso poderá criar um estranhamento para quem já conhece a história. O grande mérito da produção de 1990, era o tom mais sombrio, mesmo em um filme infantil, que, junto com a concepção das bruxas, assustou muitas crianças na época. Agora, o tom muda, mais leve e engraçado, não assusta, e não tem o mesmo impacto que o primeiro teve.
É difícil não comparar as duas versões, ainda mais pelo fato de o remake ser bem inferior ao original. A forma das bruxas nessa nova versão é bizarra, fato que gerou muitas críticas quando o primeiro trailer foi lançado, e está longe de ter o estranhamento de como era a bruxa de Angelica Houston. Aqui, tudo é mais exagerado, mais teatral, e a transformação em um rato, por exemplo, chega a ser engraçado. Os eventos se desenrolam muito rápidos, não cria nenhum suspense, mas consegue desenvolver os personagens e suas histórias muito bem.
O sotaque de Anne Hathaway é estranho, além da personagem ser muito exagerada em todos os sentidos. Mesmo assim, a atriz tem uma excelente atuação, convencendo como a rainha das bruxas, debochada e amedrontadora na medida certa. Octavia Spencer também brilha como a avó do garotinho, entregando momentos inesquecíveis, e construindo uma personagem muito interessante. Jahzir Bruno também se destaca em alguns momentos, mas seu personagem se sai melhor quando ele é transformado em um rato fofinho, mas está longe de ter o carisma que Jasen Fisher teve. Zemeckis poderia ter abordado mais a questão racial, dando a entender que, alguns momentos, o garotinho e sua avó sofrem alguns questionamentos, mas não leva adiante o tema.
A excelente maquiagem do original é trocada por efeitos em CGI, tanto na concepção das bruxas, quanto nas sequencias de ação, que se assemelham muito com Rattatoule e Stuart Little, dando o tom mais infantil na produção. A grandiosa cena final, no salão de jantar do hotel, é simples e sem a emoção que o original teve, e termina de uma outra forma, bem interessante até. No fim, esse novo Convenção das Bruxas não irá agradar quem já conhece o primeiro filme, já que o toque mais sombrio não existe, e quem conhece a obra de Roald Dahl, ficará feliz em saber que o remake é mais fiel. É um filme mais caricato, colorido, beirando ao teatral, e não causa o mesmo impacto que Angelica Houston e seu filme de 1990 teve. Esperava mais de um filme dirigido por Robert Zemeckis, e que tem Guilhermo Del Toro na produção.
CONVENÇÃO DAS BRUXAS (THE WITCHES)
Ano: 2020
Direção: Robert Zemeckis
Elenco: Anne Hathaway, Octavia Spencer, Stanley Tucci e Jahzir Bruno
NOTA: 6,0
Disponível na HBO MAX.
Comments