05 INDICAÇÕES AO OSCAR: Melhor FILME, Diretor, ATRIZ (Natalie Portman), Fotografia e Edição
VENCEDOR DO OSCAR: Melhor ATRIZ - Natalie Portman.
Dirigido por Darren Aronofsky, do ótimo Réquiem Para Um Sonho (estrelado por Jennifer Connely e Jared Leto), Cisne Negro vem acumulando vários prêmios em festivais e ganhando cada vez mais destaque mundo afora. Além da conquista do Globo de Ouro para Natalie Portman, que estrela o longa, a produção foi indicada a cinco Oscar, incluindo melhor filme. Aronofsky cria um intrigante suspense psicológico, baseado na obra O Lago dos Cisnes, dos escritores Piotr Ilitch Tchaikovski, Carolina Duran, Alejandra Schmidt, que vem causando um pouco de polêmica por onde passa. Além de Natalie Portman, estão no elenco Mila Kunis, Vincent Cassel, Winona Ryder, Barbara Hershey e Sebastian Stan.
Nina (Natalie Portman) é uma bailarina que com vários problemas pessoais, e acaba entrando para o elenco da peça O Lago dos Cisnes, dirigido por Leroy (Vincent Cassel). Com a chegada de uma nova bailarina, Lily (Mila Kunis), Nina se sente ameaçada, ela acaba entrando em um jogo psicológico que pode ter resultados ruins para ela.
Cisne Negro é um intenso e perturbador filme sobre sonhos, ambição, obsessão e inveja, que se passa no mundo do balé. Aronofsky dirige seu longa brilhantemente, captando todos os medos e anseios dos personagens nas competentes atuações do seu elenco, o que da mais veracidade ao mostrar a bela e difícil profissão. As sequências das apresentações de balé são incríveis, que, ajudado pela bela fotografia, parecendo um filme de terror, e pela intrigante trilha sonora, colabora para passar um clima de tensão constante.
Não tem como falar da produção sem ser sobre a espetacular performance de Natalie Portman e sua Nina. Além da atriz ter emagrecido 10 kg para o papel, ela se entrega de uma forma arrebatadora, visto, principalmente, quando Nina está no auge da loucura. A personagem não tem muita sensualidade, e o papel para o Cisne Negro exige exatamente isso, e com a chegada de Lily (Mila Kunis), seu psicológico piora ainda mais, e isso causará muitos problemas para ela própria.
Mila Kunis também está ótima interpretando a misteriosa Lily, que tem um papel fundamental na personalidade de Nina, e Vincent Cassel faz o intenso diretor Leroy, que tem intenções pouco duvidosas. E é importante destacar a competente atuação Barbara Hershey como a mãe de Nina, fazendo uma personagem complexa e controladora que tem um ressentimento no seu passado.
O roteiro explora o inconsciente de Nina, os seus medos e a sua busca pela perfeição, na tentativa de conseguir o papel de sua vida, e Aronofsky nos leva para uma assustadora jornada autodestrutiva onde para conseguir realizar seus sonhos, vale qualquer coisa, chegando no seu intenso clímax, que definitivamente está entre os melhores finais do cinema. Cisne Negro é um poderoso suspense que não faz você desgrudar os olhos da tela, onde o diretor consegue extrair dos atores as melhores interpretações possíveis, em uma história repleta de metáforas e ótimas discussões para se debater. É um dos filmes mais marcantes dessa época de premiações.
Originalmente publicado em 2011. Editado em 2020.
CISNE NEGRO (BLACK SWAN)
Ano: 2011
Direção: Darren Aronofsky
Elenco: Natalie Portman, Mila Kunis, Vincent Cassel, Winona Ryder, Barbara Hershey e Sebastian Stan.
NOTA: 9,0
Comments