A comédia romântica é um subgênero que está em desgaste a um tempinho, com produções mais do mesmo, as mesmas pretensões, e finais parecidos. Não é um gênero limitado, podendo seguir por vários caminhos, e um deles, é a comédia romântica com ação, como Encontro Explosivo, Caçador de Recompensas, Sr. e Sra. Smith, e alguns mais antigos, como True Lies, com Arnold Schwarzenegger e Jamie Lee Curtis, e Tudo Por Uma Esmeralda, estrelado por Michael Douglas e Kathleen Turner, provavelmente a maior inspiração do filme em questão, Cidade Perdida. Dirigido pelos irmãos Aaron e Adam Nee, a produção é bem despretensiosa, com muito humor, ação, aventura e romance, no meio de uma floresta em uma ilha paradisíaca, e conta com um elenco estrelar: Sandra Bullock, Channing Tatum, Daniel Radcliffe, Brad Pitt, Oscar Nunez, e Da'vine Joy Randolph.
Na trama, a romancista Loretta Sage (Sandra Bullock) é uma escritora de livros de aventura e romance que acaba sendo sequestrada pelo bilionário Abigail Fairfox (Daniel Radicliffe). Para salva-la, o modelo das capas de seus livros, Dash McMahon (Channing Tatum) decide ir atrás dela, contando com a ajuda do aventureiro Jack Trainer (Brad Pitt).
Cidade Perdida é um filme leve e divertido, apostando no carisma dos personagens, e em um ritmo de aventura sobre caça ao tesouro, com muito humor e romance, praticamente um filme de “sessão da tarde”. Sem muitas surpresas, a trama é bastante previsível, seguindo a cartilha dos filmes do gênero, e os roteiristas nem se importaram com isso. É divertido assistir os personagens em situações absurdas e ridículas (no bom sentido) que eles passam no meio da floresta, com diálogos bobos e sem muito aprofundamento, mas não chega a ser uma comédia pastelão, apesar do humor e as piadas estarem presentes a todo instante, tirando risadas do espectador; porém, esse excesso de piadas ficou realmente demais. Há indícios de um romance entre os protagonistas, e não é nada forçado, com as típicas situações e conflitos que um casal passa, porém, é obvio que sabemos o que o final reserva para eles. A produção é claramente inspirada no filme Tudo Por Uma Esmeralda, que mostrava a romancista Joan Wilder (Kathleen Turner) resgatando sua irmã, que corria risco de vida por causa de um mapa que leva até uma esmeralda, na Colômbia, com a ajuda de Jack (Michael Douglas), onde eles acabam se apaixonando.
O ponto alto de Cidade Perdida é a dinâmica entre os personagens de Sandra Bullock e Channing Tatum, resultando em uma química bastante divertida, com piadas de duplo sentido, implicâncias, e as situações clichês típicas do gênero. Bullock interpreta a escritora Loretta, desanimada com os rumos de sua carreira, mas tudo muda quando ela começa a viver as aventuras que ela escreve. Com uma roupa rosa brilhante cheia de lantejoulas (look ideal para uma aventura na selva), e suas botas, a atriz traz bastante carisma para a sua Loretta, lembrando muito outras personagens dela, como Gracie Hart em Miss Simpatia, e Margaret, de A Proposta. Channing Tatum é o carismático Dash, que faz o tipo modelo, bonitão e alto, porém, o roteiro da uma sensibilidade apaixonante ao personagem, além de estar bastante divertido no papel.
Daniel Radicliffe é Abigail Fairfox, um bilionário excêntrico, caricato, fazendo um antagonista forte e marcante, obcecado pelos livros da personagem de Bullock, mas faltou um desenvolvimento melhor no seu personagem. Brad Pitt tem uma curta participação especial, divertidíssimo na pele do aventureiro Jack Trainer, metendo porrada em todo mundo, e salvando o dia. E fechando as participações especiais, tem Da'vine Joy Randolph, que interpreta Beth, amiga e editora de Loretta, que decide resgata-la também, em uma participação hilária e maravilhosa, outro grande acerto na escalação do elenco.
Cidade Perdida é uma comédia romântica sem nenhuma intenção, apenas entreter, é leve, boba, você dá risada quase que o tempo todo, e é impossível de se levar a sério - como fazer isso quando temos uma cena em que Sandra Bullock tira sanguessugas das costas, e da bunda, de Channing Tatum pelado? A produção tem personagens divertidos, carismáticos, e em ótima sintonia, muito humor, piadas, ação, e romance, naquele clima dos filmes de aventura dos anos 80 e 90, como Indiana Jones, Tudo Por Uma Esmeralda, A Joia do Nilo, A Múmia, entre outros. Cidade Perdida é o melhor exemplo de entretenimento bom e descompromissado, e sabe muito bem como divertir o seu público. Só não espere mais que isso.
CIDADE PERDIDA (THE LOST CITY)
Ano: 2022
Direção: Aaron Nee e Adam Nee
Elenco: Sandra Bullock, Channing Tatum, Daniel Radcliffe, Brad Pitt, Oscar Nunez, e Da'vine Joy Randolph.
NOTA: 8,0
Comments