top of page
Foto do escritorPaulo Ricardo Cabreira Sobrinho

CRÍTICA | CAÇA FANTASMAS

Atualizado: 3 de nov. de 2021



Lançado em 1984, Os Caça Fantasmas foi um enorme sucesso, se tornou um clássico do gênero e ganhou fãs pelo mundo todo. O filme mostrava quatro homens, interpretados pelos atores Bill Murray, Dan Aykroyd, Ernie Hudson e o falecido Harold Ramis, que criaram uma empresa que caçava fantasmas na cidade de Nova York; no elenco ainda estavam Sigourney Weaver e Rick Moranis. Quando foi anunciado uma refilmagem do primeiro filme, os fãs já tinham ficado com um pé atrás, e a situação piorou quando foi revelado que os atores originais seriam substituídos por quatro mulheres: o primeiro trailer no youtube teve um índice de rejeição histórico, e o filme foi alvo de boicote porque não aceitaram os personagens principais serem substituídos por um elenco feminino. Com toda essa polêmica, o diretor Paul Feig lançou Caça-Fantasmas, que recebeu críticas positivas, com uma nova repaginada e uma pergunta: será que toda essa rejeição pelos fãs, foi necessária? Não, não foi. E no fim, ficou tão bom quanto o original. Melissa McKarty, Kristen Wigg, Leslie Jones e Katie McKinnon são as novas integrantes dos Caça-Fantasmas, e ainda completam o elenco Chris Hemsworth, Neil Calsey, Charles Dance, Andy Garcia, e Elizabeth Perkins. Ainda, tem os atores do filme original, Sigourney Weaver, Bill Murray, Dan Aykroyd, Ernie Hudson e Annie Potts em uma participação especial.


Erin Gilbert (Kristen Wigg) é uma professora de uma universidade em Nova York que foi demitida após descobrrirem que um livro antigo sobre assombrações escrito por ela e sua amiga de infância, Abby Yates (Melissa Mckarty) está à venda em um site. Mais tarde, ela se junta a Abby e sua amiga Holtzmann (Kate McKinnon), junto com a funcionária do metro, Patty Tollan (Leslie Jones), e formam uma empresa que caçam fantasmas, as Caça-Fantasmas. Elas descobrem que alguém está colocando dispositivos na cidade de Nova York para abrir um portal que trará todos os espíritos ao nosso mundo.


Como alguém pode dizer que um filme vai ser ruim se você ainda nem assistiu? Caça Fantasmas foi bastante injustiçado, e as críticas positivas provam isso. O enredo segue a mesma linha dos eventos do primeiro filme, com a formação das caça fantasmas e a relação entre os personagens, mas a história é diferente, mais interessante e com muito humor. Não tem nenhuma ligação com o original, mas traz momentos nostálgicos e ótimas referências aos dois filmes anteriores, além de algumas homenagens e surpresas. Existem muitos termos físicos, difíceis de entender, como a função das armas e os lasers, e talvez isso atrapalhe um pouco. A temática de Caça Fantasmas é parecida aos filmes anteriores do diretor Paul Feig (A Espiã Que Sabia de Menos, Missão Madrinha de Casamento), com humor ácido, cenas histéricas e alguns palavrões, e é isso que deixa o diferente e melhor do que o original. Mas são filmes bem diferentes, já que Caça-Fantasmas não é uma comédia boba. O feminismo é totalmente abordado, mostrando mulheres fortes que não dependem de homens para ter sucesso, e que conseguem enfrentar os perigos, e as duras críticas sobre a mudança do elenco não valeram nada.



A maior confusão que o filme causou foi porque colocaram protagonistas femininas ao invés de homens. Melissa McKarty, Kristen Wigg, Leslie Jones e Katie McKinnon são os maiores acertos do filme, e provaram que podem ser até melhores que o elenco original (sem desmerecer os protagonistas do filme de 1984, que são maravilhosos e se saíram muito bem). A sintonia entre as atrizes é ótima, e isso reflete na tela de uma forma agradável, divertindo e cativando o espectador com suas loucuras, a forte amizade, e as piadas engraçadas. As grandes surpresas são Leslie e Katie, mais conhecidas no elenco da série americana Saturday Night Live. Ambas se destacam entre McKarty e Wigg, mais conhecidas pelo público, esbanjando carisma. Não dá para dizer quais se saíram melhores, somente que juntas mostraram um excelente entrosamento, simpatia ao extremo, e todo o poder feminino. Outra grande surpresa é o desastrado Kevin, interpretado pelo Chris Hemwsorth "Thor". O secretário das Caça Fantasmas é o "loiro burro", mas tem um grande carisma, e um papel muito mais importante do que parece. Ainda, o elenco principal de Os Caça Fantasmas original faz uma participação especial: Bill Murray, Dan Aykroyd e Ernie Hudson, que compõem o grupo original, a mocinha Sigourney Weaver e Annie Potts, a secretária dos caça fantasmas. São participações pequenas, mas o suficiente para deixar os fãs ainda mais nostálgicos. Infelizmente, Harold Ramis, outro integrante do grupo faleceu em 2014, mas é mencionado nos créditos em uma homenagem.


Na parte técnica, os efeitos especiais são ótimos, e o 3D melhor ainda, ganhando um visual mais colorido, e os fantasmas chamam mais atenção. O excesso maior de efeitos está na sequência final, mas nada exagerado e apelativo, pelo contrário, se mostra mais interessante, empolgante e divertido. Veja o filme em 3D, que vale a pena. O resultado final de Caça-Fantasmas é ótimo e honra muito bem o filme original. A nova versão de Caça Fantasmas é divertida, engraçada, não ofende o filme original e tem um elenco sensacional que esbanja carisma e com um entrosamento perfeito. Caça-Fantasmas acerta em inovar com seu elenco e ao contar uma história original sem ligação com os filmes dos anos 80. E de quebra, temos ótimas referências e surpresas nostálgicas. E espera até o final porque tem uma cena pós-créditos ligada ao primeiro filme.






CAÇA-FANTASMAS (GHOSTBUSTERS)


Ano: 2016

Direção: Paul Feig

Elenco: Melissa McKarty, Kristen Wigg, Leslie Jones, Katie McKinnon, Chris Hemsworth, Neil Calsey, Charles Dance, Andy Garcia, e Elizabeth Perkins



NOTA: 9,0



Disponível na NETFLIX.








3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page