Vencedor do Oscar de MELHOR ATRIZ COADJUVANTE (Patricia Arquette)
06 INDICAÇÕES AO OSCAR: Melhor FILME, DIRETOR (Richard Linklater), Melhor ATRIZ COADJUVANTE (Patricia Arquette), Melhor ATOR (Ethan Hawke), Roteiro Original e Edição.
A história de Boyhood - Da Infância à Juventude, começou em 2002 quando o diretor Richard Linklater escalou Patricia Arquette, Ethan Hawke, Ellar Coltrane e a sua própria filha, Lorerei Linklater, para fazer um filme que levaria doze anos para ficar pronto. Toda a equipe se reunia de quatro a cinco vezes por ano para filmar, resultando num longa de 164 minutos sobre a vida do menino Mason (Ellar Coltrane), e sua família. O filme fala sobre a vida em geral, sobre mudanças, crescer, separações, escolhas da vida, a infância e a adolescência, tudo da forma mais natural possível.
Boyhood acompanha a vida de Mason, desde seus seis anos de idade até completar dezoito, quando vai para a faculdade, mostrando todas as mudanças em sua vida e a relação com sua família. E o que era para ser algo chato, devido a sua duração, se torna uma experiência incrível: a história prende a sua atenção com os inúmeros detalhes, personagens cativantes e um roteiro simples, mas brilhante. As situações são comuns, nada de dramas de Hollywood exagerados, tornando o filme ainda mais realista. E com isso, o espectador sente que são personagens como nós, uma família como a nossa, fazendo a gente se identificar com eles. Isso acontece também porque o diretor usou os mesmos atores durante anos, tornando tudo mais real, além de abordar os temas mais simples: o crescimento, separações, a sexualidade, escolhas, amizades, relacionamentos, uniões e decepções; tudo de uma forma natural e convincente. O filme está longe de cansativo e tedioso, e aposto você vai se encantar com essa trajetória.
A história se passa durante doze anos, e muitas coisas aconteceram com o mundo nesse tempo. O diretor soube muito bem utilizar esses acontecimentos na trama. Para dar uma referência de tempo ao espectador e saber em que ano ou época a história se passa, Linklater pegou elementos da cultura pop e os encaixou perfeitamente: o filme começa com a música Yellow, do Coldplay, passando pelo início da guerra no Iraque, lançamentos de videogames (XBox, Gameboy, Wii), mostrando a pré-estreia de Harry Potter e o Enigma do Principe, O Cavaleiro das Trevas, a eleição de Barack Obama, um clipe da Lady Gaga, músicas do Daft Punk, Britney Spears, entre vários outros artistas e acontecimentos.
Olivia (Patricia Arquette) é uma mãe que cria sozinho seus dois filhos e que passa por vários problemas nos seus relacionamentos; Ethan Hawke, o pai de Mason, aparece de vez em quando e acaba se tornando o pai divertido, um refúgio para os irmãos; e Samantha (Lorelei Linklater) é a irmã mais velha mandona. Todos estão excelentes em suas atuações e ver o crescimento deles na história é muito bacana, mas Ellar Coltrane, que interpreta Mason, é o que mais se destaca. Ele é a simplicidade e o carisma em pessoa, e passa isso para o personagem com uma naturalidade impressionante, como se não fosse o ator interpretando o personagem, e sim ele mesmo. Acompanhar o seu crescimento é uma experiência única, como se Mason fosse nosso amigo, ou irmão, envolvendo o espectador brilhantemente. Todos eles conseguem ter um entrosamento incrível em cena, e realmente parecem ser uma família comum, e isso deixa o filme mais próximo da nossa realidade.
Boyhood - Da Infância à Juventude é um dos melhores filmes dos últimos anos: cativante, tocante, brilhante, sensível, que deve ser visto por todos. Com um roteiro simples e super natural, onde tudo se encaixa perfeitamente, e com um elenco talentoso que foi muito bem instruído e desenvolvido, o filme é uma experiência única e prazerosa no cinema, que mesmo tendo quase três horas de duração, não é cansativo, pois a gente viaja nessa grande história sobre a vida. A identificação do espectador com a história e os personagens é imediata, nos passando uma nostalgia boa de momentos inesquecíveis. O diretor se arriscou em fazer uma história que levasse doze anos, mas conseguiu um feito único, e você sairá da sessão feliz e com vontade acompanhar mais doze anos da história desse garoto e a sua família.
VEJA OS ATORES AO LONGO DOS DOZE ANOS DE FILMAGENS DA PRODUÇÃO:
BOYHOOD: DA INFÂNCIA À JUVENTUDE (BOYHOOD)
Ano: 2014
Direção: Richard Linklater
Elenco: Patricia Arquette, Ethan Hawke, Ellar Coltrane e Lorelei Linklater
NOTA: 10
Comments