Produzido em 2014, mas lançado no Brasil apenas esse ano, Boa Noite Mamãe (Ich Seh Ich Seh) é um suspense psicológico que representou a Áustria no Oscar 2016, porém não recebeu a indicação. O filme de Veronika Franz e Severin Fiala foge dos elementos de filmes de terror da atualidade e investe em uma trama cheia de mistérios que consegue perturbar e entreter o espectador de uma forma minimalista, sem gritos, sangue, demônios, crianças possuídas e exageros do gênero, usando somente um jogo psicológico de "quem está falando a verdade". No elenco estão Susanne Wuest, Elias Schwarz e Lukas Schwarz.
Uma mãe (Susanne Wuest) retorna para casa após uma cirurgia plástica com seu rosto todo enfaixado. Seus filhos, os gêmeos Lukas (Lukas Schwarz) e Elias (Elias Schwarz) começam a duvidar que a mulher é a mãe deles por causa de suas atitudes, e eles farão de tudo para descobrir se a mulher, que afirma ser a mãe deles, está falando a verdade.
Com um roteiro muito bem produzido e uma história instigante, Boa Noite Mamãe foge dos filmes com sustos fáceis e sangue, nos entregando um excelente suspense psicológico cheio de mistérios. A grande dúvida do filme é se a mãe dos irmãos gêmeos é, de fato, a mãe verdadeira deles, já que ambos acham que não é devido as suas atitudes e temperamentos que mudaram depois de sua cirurgia. Quem está falando a verdade: os irmãos ou a mãe? O início pode parecer um pouco confuso e estranho, já que se trata de um filme não americano dos quais estamos acostumados, mas à medida que a história se desenrola, fica mais interessante e a trama nos envolve, intercalando suspense e mistério com cenas angustiantes de tortura e violência, moderada.
A transformação dos irmãos é surpreendente, que começam com medo e passíveis às maldades da suposta mãe e depois, eles que comandam toda a situação, demonstrando ares de psicopatas. A atuação dos irmãos gêmeos é arrebatadora e impressionante, e a ligação entre eles é maravilhosa, sustentando toda a trama. Uma curiosidade: os nomes dos personagens deles são os mesmos na vida real. Vale destacar a fotografia do filme onde a história se passa, em uma casa no campo cercada por morros com um lago e um milharal, dando o clima sombrio e isolado adequado a proposta do longa.
O grande mistério é se a mulher é realmente a mãe dos irmãos gêmeos, porém, não é a única questão que o roteiro propõe para o público, fazendo a gente entrar ainda mais na história e desvendar esse mistério, com várias dicas ao longo do filme, nos levando a um final revelador no qual o espectador mais atento poderá descobrir já no início do filme. Particularmente, não percebi nada, apesar de algumas cenas fazem mais sentido após essa revelação, e muitos descobriram o segredo rapidamente. Boa Noite Mamãe é diferente dos filmes de terror e suspense que estão sendo lançados no cinema, fugindo do básico e nos entregando uma história intrigante, repleta de suspense e mistério, com cenas tensas e angustiantes que irão mexer com os nervos e o psicológico do espectador. Talvez a revelação final não agrade tanto, tendo em vista que é parecido com a de outros filmes, porém, não é nada que estrague a história, além de ser chocante e bem planejado. Assim como aconteceu com A Bruxa, não espere um filme de terror e suspense tipicamente americanos, pois você vai se decepcionar, já que se trata de um suspense psicológico de alto nível.
BOA NOITE MAMÃE (ICH BE ICH BE)
Ano: 2014
Direção: Veronika Franz e Severin Fiala
Elenco: Susanne Wuest, Elias Schwarz e Lukas Schwarz
NOTA: 9,0
Comments